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Métricas de afiliados: como melhorar suas vendas analisando seus resultados

Atualizado há mais de 1 semana

Métricas de afiliados: como melhorar suas vendas analisando seus resultados

Números contam histórias, bem como as palavras. Dados que, quando bem analisados, podem dizer tudo sobre uma campanha de marketing digital

Essa narrativa numérica pode ser acompanhada ao vivo. E fazer você prever o futuro de sua estratégia. 

Antes de ter essa história contada, é preciso estabelecer quais informações acompanhar. E dependendo do tipo de campanha que você queira adotar, esses índices podem variar. 

As métricas de afiliados, por exemplo, são os dados necessários para acompanhar durante uma parceria desse tipo. 

Não é tão simples mapear essas informações. Saber quais são as métricas ideias para analisar durante uma campanha. 

Por isso, uma ajuda é sempre bem-vinda. E você a encontrará nesse texto. 

Por que é importante analisar métricas de vendas?

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Uma campanha é feita por diversas etapas. Ter boas vendas é bom, mas saber como chegar nesse índice é também importante. 

Lançamento, divulgação e fidelização são outras etapas que são imprescindíveis para um negócio. Ignorá-las e focar apenas nas vendas pode ser um péssimo negócio

As métricas ajudarão tanto os afiliados, quanto vendedores e gestores a acompanhar a performance da campanha como um todo. 

Elas sempre variarão conforme a meta de cada negócio e existem várias possibilidades nesse processo. 

Por isso, escolher quais são as métricas necessárias para serem analisadas é um ganho de tempo estratégico, focando apenas naquilo que é preciso.

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Quais são as 5 principais métricas?

Para acompanhar a campanha, como você viu, é preciso sempre se ter em mente as principais metas do negócio. 

E as métricas de afiliado serão definidas sempre com essa visão, mas é possível indicar 5 como as principais. 

Roi

Essa é a métrica que analisa o retorno sobre investimento. Em poucas palavras, ela aponta se o dinheiro empregado em uma campanha está valendo a pena. 

O Roi é encontrado com uma fórmula simples: 

ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO.

Depois, multiplique o resultado por 100. 

Digamos que você teve um custo de R$ 1500 em uma campanha. A receita que ela gerou foi de R$ 10.000

O cálculo será: (10.000 – 1.500) /1.500 = 5,6 x 100 = 566,66%

Ou seja, seu retorno foi mais de 5 vezes maior do que o investimento. 

Taxa de conversão 

Essa métrica pode ser usada por afiliados porque ela mede o número de visitantes em seu site que compra com o seu negócio. 

Por isso mesmo, quanto maior for, melhor. 

Ela indica também uma série de problemas que sua campanha pode ter, como por exemplo, a falta de responsividade em seu site, um longo caminho para efetuar uma compra, etc. 

Achar essa taxa, é simples:

(Número de conversões/Número de visitantes) x100

Leve em consideração que o site tenha recebido 1400 visitas e, desses, 550 compraram. 

A taxa será:

(550/1400) x 100 = 35,71%

Dados de afiliações

Como você viu, as métricas de afiliados estarão sempre de acordo com a campanha proposta pelo marketing. 

De toda forma, alguns dados podem dar uma boa direção da campanha se pensados estrategicamente, como: 

  • Leads gerados;

  • Usuários Únicos;

  • Vendas;

  • Conversão de cliques.

É bom sempre lembrar que esses são só alguns. A estratégia adotada pode pedir outros dados. 

Tempo médio de conversão

Essa métrica mede o tempo, de fato, que um consumidor demora para comprar. 

O tempo médio de conversão também ajuda a entender como é a jornada do seu cliente em seu site ou o quanto ele demora até decidir pela compra. 

Isso faz com que se pense a respeito se a comunicação está realmente efetiva com o público e se é preciso melhorias com a comunicação.

Segmentação

Em muitas estratégias é importante descobrir de onde vem o seu cliente. Um dado que poderá te fazer conhecer ainda mais seu público. 

Não apenas saber de onde ele vem geograficamente: mas de onde ele acessou seu conteúdo. Esses dados podem ser alcançados com uma boa ferramenta, mas alguns deles são:

  • Cliques;

  • Reembolsos;

  • Chargeback;

  • Boletos pagos e gerados;

  • Dispositivo acessado;

  • Origem do tráfego.

Perceba que essas informações poderão te dizer, ainda, algumas características do público, como preferências de acesso, dores e necessidades. 

O que é preciso fazer para ser um afiliado?

Como você viu, as métricas de afiliados ajudam a entender como uma campanha está e a tomar decisões estratégicas a tempo. 

Ser afiliado, hoje, é uma ótima forma de ganhar dinheiro e as parcerias com esses profissionais trazem bons resultados para as empresas. 

É possível encontrar plataformas que ajudam a estabelecer essa parceria e uma delas é a Hotmart. 

A Hotmart é não só uma das mais populares como uma das melhores plataformas e entre as tantas dúvidas que você pode ter a respeito é sobre a emissão de notas.

Por isso, fique com esse texto e saiba tudo sobre como gerar notas na Hotmart!

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O que mais você entregaria aos seus clientes se não tivesse de gastar tanto tempo se preocupando com esse processo burocrático de emissão de notas fiscais?

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
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