O que é a nota fiscal para afiliado e como emitir

Atualizado há mais de 1 semana

O programa de afiliados é uma das formas mais eficientes de se ganhar dinheiro na internet. Por isso mesmo, esse tipo de renda é procurado por muita gente e gera muitas dúvidas, como, por exemplo, gerar nota fiscal para afiliado.

Não é por acaso, afinal, esse mercado é bem nichado, ainda que possa abranger os mais variados conteúdos.

Também não é para menos que as dúvidas surjam exatamente sobre a nota fiscal para afiliado. Afinal, esse tipo de empreendedor deve emitir qual NFe? Aliás, ele precisa mesmo emitir nota?

Essas e outras perguntas você terá agora, confira!

O que é um afiliado?

O afiliado é um produtor de conteúdo que consegue realizar parcerias e divulgar produtos e serviços do parceiro. Como renda, ele tem parte das vendas que consegue realizar em suas plataformas.

E quando você lê sobre “plataformas” entenda as digitais, como rede social, blog e até mesmo email.

Então, o afiliado é um profissional que atua na internet e precisa entender de marketing digital.

Portanto, já dá para perceber que a dinâmica do empreendedor carece de rotinas, como a emissão de nota fiscal para afiliado.

Mas, precisa mesmo?

Afiliado precisa emitir nota fiscal?

Sim!

A resposta direta é necessária e é bem simples de se entender: os produtores encaram o trabalho de um afiliado como uma contratação. E ela precisa ser comprovada, o que faz ser fundamental a emissão de nota fiscal para afiliado.

É bom dizer que a nota fiscal para afiliado é emitida apenas para o produtor. A NFe para o cliente final é emitida pelo produtor.

O afiliado, portanto, deve emitir apenas para o produtor, que pagará a comissão pelas vendas realizadas nas plataformas dele.

Como funciona e como emitir nota fiscal para afiliado

Aqui, sim, mora uma dúvida na cabeça de muita gente. A emissão da nota fiscal para afiliado pode ser feita de forma direta ou por meio de plataformas, como a Hotmart.

A forma direta é bem simples: o afiliado tem a sua própria empresa e faz com o seu CNPJ a emissão da nota fiscal. Como todo negócio.

O afiliado pode se enquadrar em diversos regimes tributários para isso, sendo o mais comum o Simples Nacional, em que estão abarcados o MEI e as Pequenas e Médias Empresas.

Mas, emitir nota fiscal para afiliado pode acontecer pelas plataformas de programas para esses profissionais, como a já citada Hotmart.

Nessas plataformas, o afiliado não precisa ter um CNPJ e a emissão é feita por ela. Como assim?

Bom, para entender isso, é necessário saber como funcionam as plataformas de programa para afiliados.

A plataforma disponibiliza um espaço para que os produtores possam disponibilizar seus produtos. Nesse ambiente, os afiliados poderão procurar pelo produto que mais se encaixa com suas redes e seu trabalho.

O afiliado, então, solicita a parceria e, assim que firmada, ele divulga em suas redes. Quando usadas essas plataformas, elas são as responsáveis por emitir a nota do afiliado para o produtor.

E do produtor para o cliente final — sim, nesse processo todo, são emitidas duas notas: para o cliente normal pela sua compra e para o produtor final, pelo pagamento da comissão para o afiliado.

Como automatizar suas emissões de nota fiscal com a eNotas?

Você pôde perceber que esse processo de emissão de nota fiscal para afiliado pode ser simples, mas que a demanda alta pode ser um desafio para uma pessoa que faz tudo praticamente sozinha.

Nessas horas, vale a pena contar com a ajuda de sistemas de automação de notas, como a eNotas.

A emissão automática de nota facilita muito a vida de todo tipo de empreendedor, como o afiliado.

Com esse processo cuidado todo por um sistema automágico, o afiliado pode se preocupar somente em produzir conteúdos de alta qualidade, o que pode fazer com que suas vendas aumentem, e com isso a necessidade de emitir nota.

Sem falar que o tempo gasto na gestão de notas, sem um sistema como a eNotas, pode ser usado em estratégias e na melhoria de atendimento do público.

Tudo isso de maneira muito simples e prática, como deve ser tudo na internet, não é?

Com a eNotas, você pode escolher quando emitir notas. Afinal, essa negociação pode acontecer entre o afiliado e o produtor. Por exemplo, você pode gerar a nota fiscal para afiliado por venda ou por mês.

Mandar a nota para o produtor? Com a eNotas até esse processo é automático.

Sem dizer que a eNotas é o sistema parceiro oficial da Hotmart, a principal plataforma de programas de afiliados.

Por isso, aproveite que está por aqui e tenha agora mesmo a melhor solução de emissão de notas para afiliados da galáxia.

Tenha o emissor da eNotas.

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.