O que fazer para que a sua marca seja vista quando um usuário pesquisa na internet sobre certo tipo de produto que você vende? Basta aplicar algumas técnicas de SEO, certo?
Mas, hoje, já é frequente que pessoas procurem por empresas que possam atendê-las rapidamente, que estejam perto delas. Para isso, muitas marcas já usam o SEO local, uma solução para atrair clientes próximos geograficamente.
A técnica é eficiente e atende uma demanda grande. Segundo a GoGuf, 46% de todas as pesquisas feitas no Google são para procurar informações locais.
E tem mais: 72% dessas pessoas visitam uma loja em um raio de 8 km, segundo as Estatísticas de Marketing da HubSpot.
Os números mostram que os usuários de internet procuram e frequentam mais lugares que estejam próximos. Essa tendência aumentou 900% nos últimos dois anos, segundo a Chet Meter.
Por isso, o SEO local é uma opção válida para você e sua empresa. Mas, o que isso significa exatamente e como aplicar em sua marca e para conquistar mais clientes?
Descubra agora!
O que é SEO local?
No mundo do marketing digital, SEO já é uma sigla amplamente conhecida e usada há anos que, resumidamente, ajuda a alcançar os melhores posicionamentos orgânicos em sites de busca, sobretudo no Google.
Já o SEO local é a uma estratégia semelhante, com o acréscimo da localização como um influenciador nessa pesquisa.
Por exemplo: você lê este texto e de repente bate aquela fome. Existem opções de app para pedir comida, mas também basta jogar no Google “restaurante perto de mim” e vem opções próximas para caso seja sua intenção ir até lá.
O SEO local é essa atribuição que permite que empresas tenham um melhor resultado graças à sua localização e a da pessoa na qual faz a pesquisa.
Quais as vantagens do SEO local?
Se há um benefício muito óbvio nessa estratégia, ele se chama praticidade.
“Mas esse benefício é para quem realiza a busca, não? E minha empresa?
Sim, a praticidade pode ser mais para quem pesquisa, o que não quer dizer que seu empreendimento não se beneficia disso também. Quer ver?
Mais facilidade de ser encontrado
Se é mais prático para a pessoa que pesquisa, é mais fácil para a empresa ser encontrada. Isso porque a sua presença na internet é baseada nos critérios de ranqueamento dos mecanismos de buscas.
Aumento de vendas
O SEO local te torna ainda mais presente em seu bairro ou em sua cidade, graças à facilidade ao encontrar o seu negócio. Pesquisas por região são feitas por pessoas que têm o interesse de consumo imediato. Lembre-se do exemplo do restaurante. Se você pesquisa por um perto de você, é porque quer comer logo ou nas próximas horas.
Então, há sim um “mercado” nessa procura a ser explorado graças a sua localização e presença orgânica nas buscas.
Como consequência disso, as vendas tendem a aumentar.
Fidelização de clientes
Com a sua presença na internet, você será mais e melhor visto por pessoas que estão próximas. E é por sua empresa que elas recorrem quando precisar. E será você que elas recomendarão quando alguém perguntar, resumindo um benefício de outra estratégia: o marketing boca a boca.
Atração de públicos sazonais
É ótimo conquistar e sentir presente o público perto de você, certo? E aquelas pessoas de passagem?
Turistas usam MUITO as pesquisas por região, por simplesmente não conhecerem o local.
Além deles, ainda têm aqueles que não conhecem bem a região onde moram ou... que jamais viram sua loja no meio da rua, bem ali no mesmo quarteirão. Acontece.
Como ter uma boa estratégia de SEO local?
Agora, chegou o momento de você saber como aplicar e ganhar posições no Google graças a sua localização.
Crie o Google Meu Negócio
Não é preciso dizer mais sobre a importância do gigante da internet. Ele tem recurso paras quase tudo, e não é diferente para sua empresa.
O Google Meu Negócio é ideal para quem quer crescer, não apenas para você poder se destacar nas pesquisas, mas também para poder gerenciar melhor o seu empreendimento. Nele, você pode administrar informações que geralmente são as mais buscadas pelo usuário e essenciais para sua empresa, como:
- nome;
- endereço;
- horário de funcionamento
- preços;
- telefone;
- e muito mais!
A ferramenta é uma aliada, também, da comunicação com seu público, o que permite estreitar laços e manter um relacionamento para além da venda. Se você possui uma empresa e ainda não fez a conta, não perca tempo.
Ah, é e tudo gratuito!
Dica!
Quem tem um pequeno negócio e trabalha com o varejo precisa entender como funciona a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). O documento está substituindo o cupom fiscal em todo Brasil, permitindo que as empresas fiquem legalizadas com facilidade.
Tenha um site responsivo
Isso aqui nem dica é! É regra!
Não ter um site que possa se adaptar para qualquer tipo de dispositivo de acesso à internet é um dos erros de SEO mais crassos que existem.
Se você ainda não sabe o que é responsividade, saiba que a capacidade de um site se adaptar em diversas telas, tanto no mobile quanto no desktop. Isso é fundamental para que o usuário tenha sempre uma boa experiência ao navegar por ele.
E quando se fala em um site responsivo especificamente para atender ao SEO local, há números que comprovam a importância desse quesito básico. 61% dos usuários de dispositivos móveis têm uma maior probabilidade de entrar em contato com a empresa que possui um site, segundo a HubSpot.
A responsividade passa não apenas pela alteração do formato de seu site. É importante ter um design atraente, limpo e simples. Por isso, pense fora da caixinha de seu desktop! Lembre-se também dos smartphones!
Esteja em todas as redes! Mesmo!
Mais uma dica que é quase que uma regra. Você não pode ignorar as redes sociais. Nenhuma delas. Quase todas comunidades virtuais têm os check-ins que são ótimas formas de divulgar sua marca (e, muitas vezes, espontaneamente).
Se você está pensando em apenas Facebook e Instagram, não se esqueça do TripAdvisor, muito usado por pessoas de fora da cidade (lembra que já se falou delas por aqui?).
Permita avaliações
Retornando rapidamente ao Google Meu Negócio, é importante que você permita que as pessoas façam avaliações sobre a sua empresa.
“Ah, mas as pessoas podem falar mal...”.
A primeira coisa para se evitar isso é oferecendo serviços de qualidade, certo?
Mas, tudo bem, realmente não é possível agradar todo mundo. Mesmo assim, é importante que você tenha ativado essa opção para que as pessoas possam falar para outras pessoas de como é sua empresa, seus produtos, seus serviços.
É bem ruim para a imagem de seu negócio não dar voz aos frequentadores. Essa atitude pode indicar que o medo dessas avaliações negativas é maior que a expectativa para os comentários positivos, e isso não é bem-visto pelo público.
Esse recurso também é possível nas redes sociais, também.
Liste palavras-chaves
As keywords são também essenciais para qualquer tipo de empreendimento que tente sobreviver na internet. E claro que você e seu negócio precisam das suas para serem bem posicionados nos buscadores
Tenha em mente, na hora da escolha, como você quer ser lembrado na pesquisa. Por exemplo: você é daqueles que apostam em locação de filmes.
Bom, a primeira coisa a se pensar é na palavra-chave “locadora”, certo? Certo.
Mas a pessoa que busca um local como o seu pode pesquisar assim:
Então é preciso que você pense nas variantes, como “Alugar filmes” e “filmes para locar”.
Otimize seus dados
Escolheu as palavras-chaves, está presente em todas as redes sociais, fez o cadastro do Google Meu Negócio e tem site responsivo? É hora de otimizar todos!
Mas o que significa isso?
Facilitar a vida do algoritmo do Google para ele te ache melhor, oras. Para isso, use as palavras-chaves em títulos de postagens e nas alt tags de imagens de seu site, por exemplo.
Adivinha: quem é o seu melhor aliado na internet?
Sim, o Google!
Ele não é só um poderoso site, mas é uma ferramenta que auxilia na hora de alavancar vendas e se mostrar para o mundo... ou para sua vizinhança!
Seja por conta do SEO local ou qualquer outra demanda que você requer na web, o buscador terá a plataforma certa para você. Saiba que existe o Google oferece uma solução gratuita para entender as tendências de busca no momento.
Então, leia outro post e entenda como funciona o Google Trends: uma poderosa ferramenta para se destacar na internet!
Obrigado