SEO-local
MARKETING DIGITAL

Seo local: o que é e como atrair mais clientes?

Atualizado há mais de 3 semanas

O que fazer para que a sua marca seja vista quando um usuário pesquisa na internet sobre certo tipo de produto que você vende? Basta aplicar algumas técnicas de SEO, certo?

Mas, hoje, já é frequente que pessoas procurem por empresas que possam atendê-las rapidamente, que estejam perto delas. Para isso, muitas marcas já usam o SEO local, uma solução para atrair clientes próximos geograficamente. 

A técnica é eficiente e atende uma demanda grande. Segundo a GoGuf, 46% de todas as pesquisas feitas no Google são para procurar informações locais. 

E tem mais: 72% dessas pessoas visitam uma loja em um raio de 8 km, segundo as Estatísticas de Marketing da HubSpot

Os números mostram que os usuários de internet procuram e frequentam mais lugares que estejam próximos. Essa tendência aumentou 900% nos últimos dois anos, segundo a Chet Meter.

Por isso, o SEO local é uma opção válida para você e sua empresa. Mas, o que isso significa exatamente e como aplicar em sua marca e para conquistar mais clientes? 

Descubra agora!

O que é SEO local?

No mundo do marketing digital, SEO já é uma sigla amplamente conhecida e usada há anos que, resumidamente, ajuda a alcançar os melhores posicionamentos orgânicos em sites de busca, sobretudo no Google. 

Já o SEO local é a uma estratégia semelhante, com o acréscimo da localização como um influenciador nessa pesquisa. 

Por exemplo: você lê este texto e de repente bate aquela fome. Existem opções de app para pedir comida, mas também basta jogar no Google “restaurante perto de mim” e vem opções próximas para caso seja sua intenção ir até lá.

seo local - restaurantes perto de mim

O SEO local é essa atribuição que permite que empresas tenham um melhor resultado graças à sua localização e a da pessoa na qual faz a pesquisa. 

Quais as vantagens do SEO local?

Se há um benefício muito óbvio nessa estratégia, ele se chama praticidade. 

“Mas esse benefício é para quem realiza a busca, não? E minha empresa?

Sim, a praticidade pode ser mais para quem pesquisa, o que não quer dizer que seu empreendimento não se beneficia disso também. Quer ver?

Mais facilidade de ser encontrado

Se é mais prático para a pessoa que pesquisa, é mais fácil para a empresa ser encontrada. Isso porque a sua presença na internet é baseada nos critérios de ranqueamento dos mecanismos de buscas. 

Aumento de vendas

O SEO local te torna ainda mais presente em seu bairro ou em sua cidade, graças à facilidade ao encontrar o seu negócio. Pesquisas por região são feitas por pessoas que têm o interesse de consumo imediato. Lembre-se do exemplo do restaurante. Se você pesquisa por um perto de você, é porque quer comer logo ou nas próximas horas. 

Então, há sim um “mercado” nessa procura a ser explorado graças a sua localização e presença orgânica nas buscas. 

Como consequência disso, as vendas tendem a aumentar. 

Fidelização de clientes

Com a sua presença na internet, você será mais e melhor visto por pessoas que estão próximas. E é por sua empresa que elas recorrem quando precisar.  E será você que elas recomendarão quando alguém perguntar, resumindo um benefício de outra estratégia: o marketing boca a boca.

Atração de públicos sazonais

É ótimo conquistar e sentir presente o público perto de você, certo? E aquelas pessoas de passagem?

Turistas usam MUITO as pesquisas por região, por simplesmente não conhecerem o local. 

Além deles, ainda têm aqueles que não conhecem bem a região onde moram ou... que jamais viram sua loja no meio da rua, bem ali no mesmo quarteirão. Acontece. 

Como ter uma boa estratégia de SEO local?

Agora, chegou o momento de você saber como aplicar e ganhar posições no Google graças a sua localização.

Crie o Google Meu Negócio

Não é preciso dizer mais sobre a importância do gigante da internet. Ele tem recurso paras quase tudo, e não é diferente para sua empresa. 

O Google Meu Negócio é ideal para quem quer crescer, não apenas para você poder se destacar nas pesquisas, mas também para poder gerenciar melhor o seu empreendimento. Nele, você pode administrar informações que geralmente são as mais buscadas pelo usuário e essenciais para sua empresa, como:

  • nome;
  • endereço;
  • horário de funcionamento
  • preços;
  • telefone;
  • e muito mais! 

A ferramenta é uma aliada, também, da comunicação com seu público, o que permite estreitar laços e manter um relacionamento para além da venda. Se você possui uma empresa e ainda não fez a conta, não perca tempo. 

Ah, é e tudo gratuito!

Dica!

Quem tem um pequeno negócio e trabalha com o varejo precisa entender como funciona a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). O documento está substituindo o cupom fiscal em todo Brasil, permitindo que as empresas fiquem legalizadas com facilidade. 

Tenha um site responsivo

Isso aqui nem dica é! É regra!

Não ter um site que possa se adaptar para qualquer tipo de dispositivo de acesso à internet é um dos erros de SEO mais crassos que existem. 

Se você ainda não sabe o que é responsividade, saiba que a capacidade de um site se adaptar em diversas telas, tanto no mobile quanto no desktop. Isso é fundamental para que o usuário tenha sempre uma boa experiência ao navegar por ele. 

E quando se fala em um site responsivo especificamente para atender ao SEO local, há números que comprovam a importância desse quesito básico. 61% dos usuários de dispositivos móveis têm uma maior probabilidade de entrar em contato com a empresa que possui um site, segundo a HubSpot.

A responsividade passa não apenas pela alteração do formato de seu site. É importante ter um design atraente, limpo e simples. Por isso, pense fora da caixinha de seu desktop! Lembre-se também dos smartphones!

Esteja em todas as redes! Mesmo!

Mais uma dica que é quase que uma regra. Você não pode ignorar as redes sociais. Nenhuma delas. Quase todas comunidades virtuais têm os check-ins que são ótimas formas de divulgar sua marca (e, muitas vezes, espontaneamente).  

Se você está pensando em apenas Facebook e Instagram, não se esqueça do TripAdvisor, muito usado por pessoas de fora da cidade (lembra que já se falou delas por aqui?).

Permita avaliações

Retornando rapidamente ao Google Meu Negócio, é importante que você permita que as pessoas façam avaliações sobre a sua empresa. 

“Ah, mas as pessoas podem falar mal...”.

A primeira coisa para se evitar isso é oferecendo serviços de qualidade, certo?

Mas, tudo bem, realmente não é possível agradar todo mundo. Mesmo assim, é importante que você tenha ativado essa opção para que as pessoas possam falar para outras pessoas de como é sua empresa, seus produtos, seus serviços. 

É bem ruim para a imagem de seu negócio não dar voz aos frequentadores. Essa atitude pode indicar que o medo dessas avaliações negativas é maior que a expectativa para os comentários positivos, e isso não é bem-visto pelo público. 

Esse recurso também é possível nas redes sociais, também. 

Liste palavras-chaves

As keywords são também essenciais para qualquer tipo de empreendimento que tente sobreviver na internet. E claro que você e seu negócio precisam das suas para serem bem posicionados nos buscadores

Tenha em mente, na hora da escolha, como você quer ser lembrado na pesquisa. Por exemplo: você é daqueles que apostam em locação de filmes. 

Bom, a primeira coisa a se pensar é na palavra-chave “locadora”, certo? Certo. 

Mas a pessoa que busca um local como o seu pode pesquisar assim:

seo local - pesquisa locadora

Então é preciso que você pense nas variantes, como “Alugar filmes” e “filmes para locar”.

Otimize seus dados

Escolheu as palavras-chaves, está presente em todas as redes sociais, fez o cadastro do Google Meu Negócio e tem site responsivo? É hora de otimizar todos!

Mas o que significa isso? 

Facilitar a vida do algoritmo do Google para ele te ache melhor, oras. Para isso, use as palavras-chaves em títulos de postagens e nas alt tags de imagens de seu site, por exemplo.

Adivinha: quem é o seu melhor aliado na internet? 

Sim, o Google! 

Ele não é só um poderoso site, mas é uma ferramenta que auxilia na hora de alavancar vendas e se mostrar para o mundo... ou para sua vizinhança! 

Seja por conta do SEO local ou qualquer outra demanda que você requer na web, o buscador terá a plataforma certa para você. Saiba que existe o Google oferece uma solução gratuita para entender as tendências de busca no momento. 

Então, leia outro post e entenda como funciona o Google Trends: uma poderosa ferramenta para se destacar na internet!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.