Lançamento semente: como divulgar um produto inédito

Atualizado há mais de 3 semanas

Colocar um produto no mercado pode ser muito desafiador! Afinal, por onde começar? São muitas etapas a serem cumpridas até o lançamento oficial, e colocar esse processo em prática é um desafio para muitos empreendedores. Para facilitar essa tarefa, surgiram os tipos de lançamento de produtos, como o Lançamento Semente. 

A Fórmula de Lançamento disponibiliza métodos para lançar ofertas de maneira eficiente, incentivando o engajamento do público pelo dia do lançamento, contribuindo para o crescimento da receita de modo considerável.

E para que você entenda o que é o Lançamento Semente, como ele funciona e como colocá-lo em prática, confira nosso post!

O que é a Fórmula de Lançamento?

Antes de tudo, é preciso entender melhor este conceito primordial. Fórmula de Lançamento é um programa que permite o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas para permitir o lançamento de produtos e serviços.

A técnica foi criada por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ele se tornou conhecido por meio de Érico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e a todos os interessados em desenvolver lançamentos online.

Atualmente, a Fórmula é muito aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e se popularizou bastante entre empreendedores digitais e microempreendedores.

Como funciona?

O princípio básico da Fórmula de Lançamento é muito simples, funcionando em ciclos que tem início no relacionamento, passavam pelo conteúdo, chegavam à oferta e terminavam no feedback.

Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, mas sempre mantendo a base no relacionamento para gerar mais  vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.

Atualmente, a Fórmula funciona por meio de duas frentes: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, o cliente tem livre acesso a uma área de membros com aulas e materiais bônus.

Além disso, também costuma ter um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, utilizando as redes sociais como Whatsapp, Telegram ou até mesmo o Facebook. 

Há também os eventos da Fórmula, que reúne profissionais de diversas áreas e empreendedores que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. Participar dessas reuniões faz parte da experiência oferecida aos inscritos.

Dentro disso, há vários tipos de lançamentos: lançamento perpétuo, lançamento relâmpago, lançamento semente, lançamento externo… Hoje, nós vamos focar no lançamento semente. 

O que é lançamento semente?

O lançamento semente é um modelo ideal para quem ainda não tem um produto pronto. Assim como o próprio nome diz, o produto ainda está na fase inicial, e é ainda apenas uma semente.  

É uma estratégia de marketing que tem a finalidade de testar quão receptivo o mercado está para o consumo do produto. Para isso, é feita uma pesquisa e análise para entender o público, e garantir o sucesso do lançamento. Justamente, por ser como um teste, ele pode ser feito mesmo que você ainda não tenha um produto pronto.

Somente depois de conhecer seu público, identificar as suas dores e encantá-los é que você vai  investir no desenvolvimento do produto. É uma estratégia que tem o objetivo de “sentir” o público, e, portanto, é indicado que seja feito antes de outros modelos.

Esse lançamento costuma ser muito usado em ações de marketing digital, principalmente para o lançamento de infoprodutos. Com um público formado e conquistado, é ofertado um novo produto que resolve seu principal problema.

Além disso, nessa estratégia é possível monetizar antes mesmo de o produto estar totalmente desenvolvido. Uma forma simples de fazer isso, por exemplo, é o pré-lançamento oferecer vantagens para quem fizer a compra antes do lançamento, como um desconto.

Vantagens do lançamento semente

O lançamento semente é uma estratégia que pode proporcionar bons resultados ao seu negócio. Por isso, existem vários benefícios em realizá-lo, tais como: 

Oferece menos riscos

O lançamento semente é como um teste, e por isso diminui os riscos de dedicar tempo e recursos a um produto finalizado que não tenha um desempenho expressivo.. Por isso, se ao realizar o lançamento com o produto em desenvolvimento ele não tiver um bom desempenho, você pode investir em outros produtos. 

Menos investimento 

O investimento financeiro no lançamento semente também é menor, já que todos os ajustes e preparativos para finalizá-lo ainda não precisam ser feitos. Assim, os gastos são bem menores.

Geração de leads 

Essa forma de lançamento é uma maneira eficiente de gerar leads qualificados, atraindo as pessoas interessadas pelo seu produto. Assim, você pode criar seu público e estruturar uma estratégia de marketing, contribuindo para o sucesso para quando o produto oficial for lançado.

Otimização da estratégia durante o processo

Como o lançamento semente vem antes do lançamento do produto oficial, é uma ótima oportunidade para você realizar melhorias ao longo do processo de produção do produto final. Testando o nível de aceitação do público,  você já tem os insights para melhorar seu produto!

Educar o mercado

O contato com o público é o foco do lançamento semente, na busca por resolver uma dor. Assim, os conteúdos do pré-lançamento têm como objetivo educar o mercado quanto a esse problema e suas possíveis soluções.

Educando seu mercado, você conscientiza sua audiência sobre os problemas que ela enfrenta, das soluções mais apropriadas e das razões pelas quais é preciso contratar a sua solução.

Ser visto como autoridade na sua área

Entendendo quem é seu público e educando o mercado, é possível se tornar uma referência na sua área. O lançamento semente oferece uma solução pela qual o seu público aguardava. Dessa forma, você pode passar a ser visto como uma autoridade, conquistando cada vez mais as pessoas que se interessam pelo seu produto. 

Como fazer o lançamento semente?

Agora que você já entendeu o que é e as vantagens do lançamento semente, vamos à parte mais importante: como colocá-lo em prática? Entenda abaixo como fazer um lançamento eficaz do seu produto:. 

Prepare seu público

Como você viu, se conectar com a audiência é um passo importantíssimo do lançamento semente. Para isso, o Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia. 

Antes de iniciar o seu lançamento, capte a atenção por meio de conteúdos relacionados ao produto que vai ser lançado. Faça posts sobre dores que a sua persona sente. Aborde temas que vão chamar atenção da sua audiência.

Dessa forma, a audiência que tem interesse no assunto, vai se engajar com o seu perfil. 

Nessa primeira etapa, o objetivo é justamente instigar o público para que ele se conscientize de que tem um problema.

Faça testes

Com o seu público consolidado, realize um questionamento sobre aquele problema, para entender se o seu potencial cliente realmente tem aquela dor. 

Você pode falar que notou essa necessidade dentro da área e queria a opinião das pessoas sobre fazer algum material que resolvesse essa dificuldade. Isso pode ser feito de várias formas, desde enquetes no stories do Instagram ou até em uma landing page,

Testando sua ideia, você vai saber se está indo no caminho certo e se vale a pena investir no tema pensado.

Conte a história e divulgue

Sua ideia está validada! É hora de começar a falar mais sobre o produto e desenvolver a história dele. Nas redes sociais e nos conteúdos, explique o que você vai lançar, de onde surgiu a ideia e como ela vai ajudar seu público.

Sua audiência saberá que novidades estão a caminho e vai ficar mais atenta ao seu conteúdo. Por isso, intensifique as ações e intercale entre vídeos, lives, e-mail marketing e todos os outros recursos que você tiver disponível. 

Desenvolva o produto

Agora, é preciso definir o que vai ser o produto: um e-book, uma mentoria, um curso online, uma aula, etc.

É nessa etapa que acontece o desenvolvimento do produto, com cuidado para atender aos requisitos que o seu público busca, bem como a ajuda na solução de suas dores. Essa etapa é essencial, já que é a porta de entrada para outros produtos mais rentáveis. 

Faça uma lista dos recursos necessários para o desenvolvimento, os custos, o meio de pagamento e o processo de divulgação. 

Faça o lançamento

Com o desenvolvimento concluído e o lead interessado, você já pode começar a divulgar detalhes sobre o lançamento. Use as redes sociais para divulgar o produto, envie e-mails para sua base de contatos e faça lives, por exemplo. 

Uma boa estratégia é oferecer um desconto + recebimento de bônus, para quem estiver na live, por exemplo. 

Lembre-se de mostrar as vantagens que seu público terá com o produto e como ele vai ajudar a resolver suas dificuldades! 

Veja os resultados

Lançamento feito, produto vendido! Vamos entender como foi o desempenho. Independentemente do número de vendas, é importante reunir opiniões dos clientes. Se possível, tente coletar também o feedback de leads que não finalizaram a compra.

E muita calma nessa hora! Se você teve poucas vendas, não desista. O objetivo do lançamento semente é exatamente testar e entender o que pode ser melhorado para que os próximos sejam mais rentáveis e estruturados. 

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender como funciona o lançamento semente! Quer entender mais a fundo como criar uma campanha de divulgação de sucesso para lançar seu produto? Continue com a gente por aqui!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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