Lançamento externo: o que é, como fazer e vantagens

Atualizado há mais de 1 semana

Quando uma empresa quer crescer, ela necessariamente precisa de produtos ou serviços. E uma das estratégias para fazer com que esse produto seja conhecido no mercado é o lançamento externo.

Esse é um nome bem popular que surgiu no livro Fórmula de Lançamento, de Jeff Walker, e é muito empregado nas empresas, sobretudo no meio digital.

Para entender melhor o que é lançamento externo, confira esse artigo.

O que é o lançamento externo?

Lançamento externo é uma parte do processo de colocar um novo infoproduto no mercado, mas ampliando o público já consolidado em sua base — esses, já contemplados no lançamento interno.

Logo, esse tipo de lançamento de produto busca conquistar novos parceiros e ampliar a base de leads. Essa técnica requer o uso de copywriter, de estratégias de marketing digital e, muitas vezes, com afiliados.

É necessário reforçar que o lançamento externo só acontece depois do interno. Isso porque a empresa precisa aquecer seu produto e já ter uma base bem formada de aceitação do mercado.

Por isso mesmo, o uso de afiliados pode ser uma boa estratégia, já que esse sistema permite uma penetração maior no público.

Outra opção muito usada e que gera resultados é a de parcerias, em que a reciprocidade é aplicada: uma empresa indica um produto para a outra, por exemplo.

Quais são os outros tipos de lançamento?

Como você viu e verá ao longo desse texto, há outros tipos de lançamento para além do externo.

O lançamento semente

O lançamento semente é aquele que “planta” a ideia de um novo produto no mercado. É aqui que é verificado se há interesse do público por ele. Dependendo do resultado, o produto sequer é lançado.

O lançamento interno

É aquele feito para a base de dados que a empresa já possui. Ele servirá como uma espécie de teste para o externo.

Aqui o produto já possui interesse do público e agora passará por uma validação por um público qualificado.

O lançamento semi-interno

Esse é um lançamento opcional e bem parecido com o interno. É feito com alguns poucos parceiros que testarão o produto com um nicho bem reduzido, mas diferente do seu interno.

O lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo é feito sempre para novos públicos que entram em sua base de dados. Por mais que o produto não seja novo para o mercado, pode ser algo inédito para um nicho que não conhecia sua empresa.

Outros tipos de lançamentos

Existem muitos tipos de lançamento, como o relâmpago — que injeta um dinheiro rápido em caixa —, o passariano — menos conhecido, que movimenta uma base de dados desengajada, ou seja, que está na sua lista, mas nunca compraram.

E ainda o meteórico, que aplica três gatilhos mentais (escassez, antecipação e pertencimento) por plataformas como o WhatsApp.

Em quais casos usar o lançamento externo? 

O lançamento externo pode ser usado para qualquer tipo de produto. É preciso lembrar, porém, que ele é mais eficaz quando já realizado o interno.

Isso porque o lançamento interno será uma espécie de teste para o externo: é na fase anterior que a sua empresa pode mensurar o clima entre os clientes, possíveis correções e até mesmo gerar uma certa expectativa no mercado.

Não há nada que impeça de inverter a ordem, mas os riscos de dar errado serão maiores. E como o lançamento externo é para alcançar novos públicos, a margem de erro é bem maior.

Como fazer um lançamento externo?

Para realizar o lançamento externo é necessário se fazer o interno. E esse primeiro passo você já conhece.

Já consolidado o retorno do público interno com o infoproduto, é necessário então realizar possíveis melhorias e potencializar aquilo que deu certo.

Tudo isso feito, é a hora do lançamento externo que deve seguir um passo a passo para ser realizado.

Encontre um parceiro

Como você viu, uma das maneiras mais eficientes de se fazer um lançamento externo é tendo um parceiro.

Esse parceiro pode ser uma outra empresa, com uma base de dados bem consolidada e de outro tipo de público, ou com um afiliado.

Os afiliados é uma estratégia que pode ser muito assertiva, exatamente por se tratar de profissionais com uma lista de potenciais clientes já consolidada.

Esses profissionais podem ser encontrados em plataformas como a Hotmart, em que há áreas tanto para dispor os produtos que requerem afiliados como para achar o mais indicado para seu lançamento externo.

Nutra a base de leads

Tendo um parceiro, é necessário munir sua base de leads de informações sobre o seu produto.

Essa nutrição pode ser realizada por e-mail marketing. Isso é algo que o próprio afiliado pode realizar.

Lembrando que a estratégia usada precisa ser a do marketing digital e certos cuidados são necessários, como por exemplo os disparos em massa automatizados. Essa maneira pode fazer ser grande a quantidade de spams.

Além do e-mail marketing, pode ser usado outras estratégias, como os gatilhos mentais e copywriter. Aqui, as plataformas são as mais diferentes possíveis.

Em anúncios, essa técnica pode ser usada para captar novos leads, oferecendo algo gratuito, como um ebook ou uma amostra grátis do produto, em troca de dados.

Algo chamado de iscas digitais, que utiliza exatamente os gatilhos mentais para atrair um potencial lead.

Então, esses dados serão munidos pelo email marketing de divulgação do lançamento.

Outras técnicas que podem ser usadas estão os usos das redes sociais e até mesmo aplicativos de mensagens. Sempre, claro, com a ajuda do parceiro para que tudo seja “natural” e não agressivo.

O lançamento externo será uma estratégia eficaz, se bem feita, que trará muitos resultados para sua empresa.

E ela precisará de uma ajuda na hora de processar novas notas fiscais para seus clientes que estão comprando seu produto.

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Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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