Saiba o que é lançamento relâmpago e como fazer seu

Atualizado há mais de 3 semanas

Lançar um produto na internet pode ser bem trabalhoso! Criar o item, elaborar uma estratégia de divulgação, investir em marketing, administrar vendas… O lançamento é um desafio para muitos empreendedores. Hoje, existem várias formas de fazer isso!

A Fórmula de Lançamento é um técnica criada para ajudar nesse processo de colocar um produto no ar, e disponibiliza métodos para lançar ofertas de maneira eficiente, incentivando o engajamento do público pelo dia do lançamento, contribuindo para o crescimento da receita de modo considerável.

Um dos tipos de lançamento é o relâmpago, uma forma mais rápida de colocar o produto no ar quando há necessidade de que isso seja feito o mais rápido possível. Mas como fazer um lançamento relâmpago? É o que nós vamos te explicar nesse post completo.

O que é a Fórmula de Lançamento?

A Fórmula de Lançamento é a técnica que originou os tipos de lançamento, inclusive o relâmpago. Por isso, é preciso entender melhor este conceito primordial, para depois nos aprofundarmos. 

A Fórmula de Lançamento é um programa que orienta todo o processo de lançamento, baseado em técnicas de marketing e vendas para permitir o lançamento de produtos e serviços.

O programa foi criado por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, Érico Rocha foi o nome que adaptou a metodologia e a popularizou.

Atualmente, a Fórmula é muito aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e se popularizou bastante entre empreendedores digitais e microempreendedores.

Como funciona?

A Fórmula de Lançamento prevê que o processo de lançamento passa por várias etapas, antes de colocar o produto à venda. É preciso passar por ciclos até chegar no momento em que o produto ficar disponível. A conversão começa desde o relacionamento com o cliente, passa pelo conteúdo, chega à oferta e termina no feedback.

Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, mas sempre mantendo a base no relacionamento para gerar mais  vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.

Atualmente, a Fórmula funciona por meio de duas frentes: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, é oferecido ao cliente o acesso a uma área de membros em que todas as aulas do curso são disponibilizadas, assim como seus bônus (se houver) e materiais ricos.

Além disso, também costuma ter um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, utilizando as redes sociais como Whatsapp, Telegram ou até mesmo o Facebook. 

Há também os eventos da Fórmula, que reúne profissionais de diversas áreas e donos de negócio que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. Participar dessas reuniões faz parte da experiência oferecida aos inscritos.

Dentro disso, há vários tipos de lançamentos: lançamento perpétuo, lançamento semente, lançamento semente, lançamento externo… Hoje, nós vamos focar no lançamento relâmpago. 

O que é o lançamento relâmpago?

Como o próprio nome já indica, o lançamento relâmpago tem como principal característica a agilidade, sendo feito em pouco tempo, variando entre dois a dez dias. O objetivo desse modelo é uma injeção de caixa rápido.

De uma forma geral, o lançamento relâmpago também busca criar um senso de necessidade de rapidez nos leads, incentivando a compra rápida e gerando uma sensação de urgência. Nele, o carrinho fica aberto por pouco tempo. O intuito é passar a ideia de que aquele produto precisa ser adquirido na hora, correndo risco de perder uma boa oportunidade. 

Apesar de ter a vantagem das vendas rápidas, esse lançamento costuma ser difícil de colocar em prática, já que, diante da rapidez de todo o processo, erros e imprevistos podem acabar passando despercebidos. 

Benefícios do lançamento relâmpago

Assim como todo lançamento, o relâmpago inclui alguns desafios. Mas esse modelo também apresenta benefícios, que podem ser importantes dependendo das necessidades do seu negócio. Confira algumas vantagens do lançamento relâmpago: 

  1. Conversão de leads em clientes

Uma das principais vantagens do lançamento relâmpago é conseguir aquilo que você sempre quis: transformar possíveis clientes em clientes de verdade! Devido a sensação de urgência desse tipo de lançamento, os leads rapidamente se convertem, entrando assim para a sua base de dados como clientes efetivos. 

  1. Campanhas de curta duração de baixo custo

Esqueça aquelas campanhas que duram semanas ou até meses! Por ser ágil, a divulgação do produto que será lançado não precisa se estender, e não necessita de recursos a longo prazo para investir em anúncios. Você pode investir em campanhas de marketing com públicos delimitados e de curta duração.

  1. Recursos rápidos

Em alguns modelos de lançamento, os retornos financeiros podem demorar um pouco, ou chegarem em um ritmo lento. No lançamento relâmpago, a receita aumenta rapidamente, já que as vendas acontecem de uma vez só. 

Colocando o lançamento relâmpago em prática

Uma grande dúvida de muitos empreendedores digitais é como fazer um lançamento relâmpago. Afinal, por onde começar? Separamos algumas dicas para você lançar seu produto da forma correta:

Escolha do produto

Sem produto, não há lançamento. A escolha do item certo vai definir o sucesso de toda a estratégia. Por isso, é preciso ter cautela na hora de escolher o produto que será lançado. Uma boa dica é optar por produtos que você já tenha lançado, e que tenham apresentado um bom número de vendas

Produtos bem conhecidos, já popularizados entre os clientes são uma boa opção. Isso porque o item lançado precisa ser algo procurado com frequência. Produtos ou serviços que são necessários esporadicamente dependem da busca do cliente, e não da oferta que você vai fazer. 

Um exemplo: o serviço de conserto de chaveiros é algo que dificilmente pode fazer promoções relâmpago, porque depende de que o cliente procure por atendimento. 

Use sua lista de dados

O lançamento relâmpago requer agilidade. Para isso, é preciso alcançar um grande número de pessoas no menor tempo possível, promovendo seu produto ou serviço. Uma boa forma de fazer isso é usando os dados de clientes e leads que você já tem. 

Use sua base de clientes para divulgar seu próximo produto! Verifique os clientes alcançados nos lançamentos anteriores e inclua-os na sua estratégia de divulgação. E-mail marketing, campanhas nas redes sociais e mensagens em grupos que você tenha são ótimas opções para propagar seu produto. 

Aposte nos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são muito usados em campanhas de marketing para incentivar a compra. No lançamento relâmpago o gatilho que pode ser usado é o da urgência. Ao divulgar o lançamento do produto nas redes sociais, e-mails e mensagens, explique que o produto estará disponível por tempo limitado. 

Essa informação gera nos leads a necessidade de converter o mais rápido possível, diante da possibilidade de que, em breve, fazer a compra não seja mais possível. A ideia de perder uma oportunidade exclusiva, e que pode ser muito boa, é o que vai motivar a conversão. 

Uma forma de fazer isso é divulgar o produto, mostrar seus diferenciais, mas destacar o fato de que ele vai estar disponível somente até X horas.

Capriche na oferta

É hora de chamar atenção para um ponto muito importante! Não adianta usar gatilhos mentais, divulgar seu produto, criar a vontade de comprar, mas não atingir as expectativas geradas com essa estratégia. 

Na hora de definir sua oferta, é preciso que ela seja realmente cativante e valiosa para o cliente. Deixe claro que o seu produto e oferta são diferentes das demais. Destaque os diferenciais e dê motivos para que seus clientes queiram comprá-las.

Se isso estiver em mente no momento em que você está planejando seu lançamento, ficará claro também para seus clientes e fará a diferença no momento da compra.

Lembre-se: a qualidade do seu produto, o atendimento ao cliente e a criação de uma experiência positiva para os clientes é o que conquista e cria uma clientela fiel.

Bom, esperamos que este post tenha tirado suas dúvidas sobre o lançamento relâmpago. Para conferir mais dicas de marketing, vendas e empreendedorismo digital, continue acompanhando nosso blog. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.