Transformação digital para empresas: vale a pena investir?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra se vale a pena investir na transformação digital para a sua empresa. Aproveite e tire suas dúvidas!

Sobreviver é uma palavra necessária nos últimos meses. Além dos cuidados indispensáveis para se conter a pandemia do novo Coronavírus, é urgente saber os melhores meios para se manter competitivo em um mercado que se transforma e reconhece um novo momento. 

Por isso, nunca foi tão importante se falar de transformação digital. 

Esse termo não ficou “na moda” apenas por causa dos impactos da covid-19 na vida do planeta. Essa demanda já vem de antes e, agora, é uma palavra de ordem para empresas, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas.

Mas, afinal, é para tudo isso mesmo? Não seria um exagero enxergar a transformação digital dessa maneira? Não seria uma moda passageira?

Fique na leitura e descubra por si mesmo!

O que é transformação digital?

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Pode-se falar que a transformação digital é quando uma empresa faz a tecnologia assumir o protagonismo em todo seu processo. 

Desse modo, ela otimiza operações, moderniza entregas, aperfeiçoa o relacionamento com o cliente e mantém o empreendimento competitivo no mercado. 

Dentro desse contexto, a inovação é outra palavra de destaque, atuando na cultura organizacional do negócio e agregando valor aos produtos e serviços que se entrega.

Não é apenas estar presente na internet: é fazer com que modelos tecnológicos de ponta atuem em quase todas (pra não falar todas) as interfaces do negócio.

Qual é o objetivo da transformação digital?

A transformação digital é, antes de mais nada, uma realidade. 

Então, pertencer a esse processo é se adequar ao mundo onde você e sua empresa se colocam. 

Aí está o primeiro objetivo: deixar seu negócio atualizado com o mundo. Mas, não é só isso. 

Por essência, a transformação digital tem como objetivo digitalizar os processos de uma gestão empresarial.

E, como você leu ainda há pouco, não é usar recursos tecnológicos para estar presente na internet, mas sim, trazer tecnologia para dentro do negócio. 

Com essa tecnologia fazendo parte de sua empresa, a transformação digital busca trabalhar na reformulação de alguns aspectos.

O primeiro é o foco no cliente: entender as necessidades do seu consumidor antes mesmo de ele virar um, de fato. As suas necessidades, seus dilemas e seus desejos para que, aí sim, se trabalhe em entregas que possam atendê-lo.

O segundo ponto é a agilidade e melhoria de entregas. A transformação digital possibilita automatizar tarefas sem deixar de lado a excelência dos produtos, do ambiente de trabalho e da aplicação da cultura organizacional.

Por fim, a adaptação. O próprio nome diz “transformação” e ficar estagnado sem se aperfeiçoar conforme o mercado dita, não faria sentido. Por isso, a transformação digital foca na atualização e na capacidade ligeira de entender novas tendências e flexibilizar processos. 

Você pode concluir, portanto, que a transformação digital não tem por objetivo converter o que é físico em apps ou modelos de negócio presencial em ecommerces. Mas sim, ressignificar todo o processo da empresa para entregar novas experiências ao consumidor.

O impacto da transformação digital nos negócios 

De maneira mais prática, você pode ver a transformação digital nas empresas nos diferentes setores dela. 

Comunicação

Como você leu, o relacionamento com o cliente muda. Na forma e até mesmo no meio, com novos canais digitais mais presentes na vida da empresa e da própria pessoa. 

Ele fica mais fácil e mais próximo, dando agilidade no atendimento e no entendimento de determinada demanda. 

Produção

Não só a tecnologia ajuda a operar sua linha, como ajuda a desenvolver soluções mais adequadas às necessidades de seu público. 

Ou seja, você produz produtos e serviços mais fiéis às demandas de seu consumidor, evita uma produção desnecessária, garante um bom fluxo de estoque e deixa de ter mercadoria parada em sua empresa.

Finanças

Aqui, a transformação digital ajuda a manter uma saúde financeira melhor. Mais sustentável, fazendo com que os investimentos sejam feitos de maneira mais adequada com a sua realidade. 

Vendas

Graças à transformação digital, as empresas estão mais próximas de seus clientes. Como você leu, o objetivo dela não é só ressignificar uma loja física em uma ecommerce, fazendo desaparecer os pontos de venda.

Mas, é também fazer com que esses espaços físicos estejam na web. Com mais acesso dos clientes, é claro que seu negócio crescerá em vendas.

Ambiente

Com a pandemia, o home office ganhou a atenção dos gestores e tem sido aplicada majoritariamente em muitos empreendimentos. 

Graças aos novos recursos, o trabalho pode ser realizado de qualquer lugar. O colaborador ganha confiança e qualidade de vida. 

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5 Motivos para as empresas investirem em transformação digital

Percebeu como fazer parte da transformação digital é não só uma opção, mas uma necessidade e, mesmo depois da pandemia, isso dificilmente mudará?

Se você ainda precisa de um impulso para começar a transformação digital na sua empresa, tenha logo 5!

1. A qualidade das entregas será maior!

Os novos recursos tecnológicos estão possibilitando padronizações no processo de produção. Isso quer dizer que, estabelecidas normas de qualidade e definido essas opções, os seus produtos estarão alinhados em excelência. 

2. O cliente ficará mais satisfeito

Se a sua qualidade é alta, não tem o que o cliente reclamar. 

E mais: lembre-se que a transformação digital foca em entender as necessidades do cliente para que você e sua empresa tenham soluções mais adequadas a ele. 

Sem esquecer que você pode oferecer um produto em qualquer lugar do país para uma pessoa em qualquer parte do mundo, alcançando-a mais facilmente. 

3. Menos retrabalhos

Quando você leu sobre padronização do processo, quer dizer que sua empresa pode ter menos operações manuais. 

Isso evita que erros sejam cometidos e os retrabalhos sejam necessários. Isso é uma vantagem porque você sabe o quanto de despesa isso pode acarretar. 

4. Competitividade

Estar atualizado com a transformação digital é se integrar ao mercado e não ficar para trás perante seus concorrentes

Isso é o mínimo. Porque, com os recursos digitais, não faltarão oportunidades de você oferecer algum diferencial para se destacar, ainda mais, no mercado. 

5. Produtividade

Com padrões, com processo menos manuais e com o mínimo de retrabalho (para não dizer sem), é claro que você terá uma produtividade maior. 

Com sistemas de gestão integrando cada vez mais os processos de uma empresa, a burocracia também ficará sem espaço. 

Sem falar que a agilidade que os recursos tecnológicos trazem fará com que a empresa tenha mais tempo para atividades mais estratégicas. 

E agora, já está convencido que a transformação digital é sim algo que está aí para ficar e não apenas uma tendência passageira?

Se sim, que tal começar a investir no assunto e integrar a sua ERP com o emissor fiscal?

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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