Vender pelas redes sociais é a realidade de muitos brasileiros. O Brasil é o segundo maior mercado no Instagram, atualmente. E isso é uma ótima forma de fazer negócios. Logo, é imprescindível conhecer algumas ferramentas dessas mídias, como o Instagram Insights.
O Instagram Insights é uma ferramenta de análise de dados da rede socialm que ajuda a extrair informações importantes sobre seu perfil, sobretudo no que diz respeito a engajamento. As principais métricas do Instagram Insights são:
- Alcance;
- Impressões;
- Engajamento;
- Visualizações de perfil;
- Cliques no link;
- Seguidores;
- Tempo de visualização;
- Interações com stories;
- Alcance dos reels;
- Salvamentos.
Nesse post, você conhecerá melhor sobre o Instagram Insights, o que é, como consultar e em quais métricas você deve ficar de olho para ter um perfil de sucesso para construir uma marca!
O que é Instagram Insights?
O Instagram Insights é a ferramenta de análise de dados do Instagram, disponibilizada no aplicativo da rede social em perfis comerciais.
Ele é um analytics do Instagram. Por isso, é possível acompanhar os resultados das publicações, com acesso a dados como o número de pessoas alcançadas e visualizações, além do crescimento do perfil ao longo do tempo, em gráficos e relatórios fáceis de visualizar.
Com esses relatórios, é possível comparar períodos, entender comportamentos dos usuários, melhores períodos para publicação…
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Como acessar o Instagram Insights?
O Instagram Insights é uma funcionalidade disponível em perfis comerciais. Em qualquer versão do app é possível acessá-lo, sendo para iPhone (iOS) ou Android.
Por isso, ela é uma plataforma que apenas empresas ou pessoas com perfil comercial tem acesso. É só a partir daí que você consegue ver seus dados.
Vale dizer também que é o perfil comercial que tem poderem criar anúncios no Instagram. Então, se você é uma empresa ou empreendedor, crie o quanto antes uma conta profissional.
Depois de saber isso, você acessa o Instagram Insights com esse passo a passo:
Entre no Instagram, na sua página de perfil;
Toque no botão de menu no canto superior direito;
Entre em “Insights”.
Bem fácil! A partir daí, você tem acesso aos dados de sua conta. Mas, lembre-se: esses dados são disponibilizados a partir do momento que você cria o perfil comercial.
Você não tem os dados do seu perfil com uma conta de usuário normal.
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Métricas do Instagram Insights
O Instagram Insights oferece dados que ajudam a compreender como a sua conta atende o usuário. Ou, como ele se comporta em seu perfil.
Quais as publicações de maior sucesso, quantas pessoas visualizaram seu post, quantos seguidores você alcançou…
Confira em detalhes essas métricas do Instagram Insights:
Visão geral dos insights
Nessa aba, você consegue acessar as principais informações sobre as contas alcançadas com suas publicações no período de tempo selecionado e as interações com o conteúdo.
É uma forma de ver de maneira otimizada seus dados de alcance.
Contas alcançadas
Em contas alcançadas, você tem o número de seguidores alcançados em cada publicação, o número de impressões, ou seja, as vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários, por exemplo.
Você consegue entender se um mesmo usuário viu o post várias vezes. Essas exibições serão contabilizadas nas impressões mesmo assim.
Nessa aba, também é possível ver a atividade de cada visitante, com o número de visitas ao perfil e os toques no botão enviar e-mail, por exemplo.
Contas com engajamento
Esse dado traz os insights relacionados a mensagens, como compartilhamentos e respostas ao conteúdo publicado. É possível encontrar um levantamento quantitativo das ações como visitar, curtir, comentar, clicar no link etc.
As interações com publicações, como curtidas e comentários, ficam disponíveis, assim como as interações com os stories, mostrando o número de respostas e compartilhamentos. As interações das demais formas de conteúdo, como reels, também podem ser acessadas.
Total de seguidores
Nessa aba, ficam as informações sobre os seguidores no período selecionado. A seção apresenta uma série de gráficos e símbolos que apontam o crescimento ou decrescimento do público.
O usuário consegue ver quantas pessoas o seguiram e deixaram de seguir, bem como dados demográficos sobre as pessoas que passaram a seguí-lo.
Informações como localização dos usuários, faixa etária, gênero, e períodos em que estes usuários estão mais ativos podem ser vistas por meio de gráficos.
Conteúdo que você compartilhou
Nesse segmento, você consegue ver todos os conteúdos que publicou no período selecionado (últimos sete dias, últimos 14 dias, últimos 30 dias ou mês anterior).
Assim, pode acessar as métricas individuais de cada conteúdo apenas clicando em cima dele.
Métricas de conteúdo
O Instagram Insights disponibiliza dados importantes sobre cada conteúdo publicado de forma individual.
Fazer essa análise de forma individual é muito importante, pois aponta se o público teve interesse ou não no assunto da publicação, entre outras vantagens.
É preciso ter atenção, porque há algumas métricas específicas para cada formato de publicação.
Confira:
Posts
Nas métricas das publicações, ficam dados sobre como os seguidores estão interagindo e se engajando com os posts:
- Comentários: mensagens públicas que os seguidores deixam nas publicações;
- Curtidas: quantidade likes no seu post;
- Salvaram: número de vezes em que usuários salvaram a sua publicação em uma pasta privada dentro do Instagram;
- Compartilhamentos: número de vezes que seu post foi compartilhado;
- Impressões: número de vezes em que a publicação apareceu para os usuários (se aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário também conta);
- Alcance: número de perfis únicos que viram a sua publicação.
Stories
O Insights apresenta dados sobre as imagens, vídeos e boomerangs que você publica nos stories, como impressões e alcance. Além disso, tem as seguintes métricas:
Visão geral
Essa seção apresenta um resumo geral das métricas. Elas incluem:
- Contas alcançadas: o número de contas únicas que viram o story pelo menos uma vez.
- Contas com engajamento: o número de contas que interagiram com o seu story.
- Atividade do perfil: o número de ações que as pessoas realizam quando visitam seu perfil depois de se engajarem com o story.
Alcance
Esse insight revela quantas contas foram alcançadas com o story, incluindo o número de impressões, que é o número de vezes que seu story foi exibido na tela (podendo contar múltiplas visualizações por um usuário, por exemplo).
Engajamento
Essa seção mostra as contas que tiveram engajamento com o story, contabilizando seguidores e não seguidores.
Ela ainda mostra um subtópico de "Interações com stories", onde é possível ver ações que as pessoas executam quando se engajam com o seu perfil, ao ver seu conteúdo no stories. Ele consiste em: curtidas, compartilhamentos e respostas ao story publicado.
Atividade do perfil
- Visitas ao perfil: quantas pessoas clicaram para ver o seu perfil;
- Começaram a seguir: quantas pessoas começaram a seguir seu perfil após ver seu story.
Por que usar o Instagram Inisghts?
O Instagram Insights oferece diversos dados sobre sua conta na rede social, seus seguidores e o alcance dos conteúdos publicados.
Mais do que uma forma de divulgar um negócio, marca ou pessoa, a rede social oferece uma forma de fazer marketing de forma inteligente.
Como aproveitar isso? Confira algumas dicas.
Conheça seu público
Conhecer o público para o qual você está se dirigindo é crucial. Por meio de uma noção do gênero, faixa etária e localização dos seus seguidores, é possível projetar e definir uma estratégia de conteúdo voltada para essas pessoas, utilizando uma linguagem mais adequada.
Dessa forma, as publicações podem ser mais criativas e eficazes para atingir a sua audiência.
Confira: Como fazer uma boa gestão de conteúdo?
Saiba quais temas geram mais interesse
Seus conteúdos podem ser muito bons, bem elaborados e produzidos com um design interessante.
Mas, se o tema ou o formato não agradam ao seu público, é importante repensar a produção de conteúdo. Por isso, ter acesso às métricas como alcance e interações é uma grande vantagem.
Observando quais conteúdos e temas geraram mais interesse, você pode dedicar mais tempo e esforço para a produção de conteúdos similares, ou com temas relacionados, que também vão gerar maior atenção da audiência.
Engaje a audiência
É importante construir uma relação com seus seguidores para formar um público próximo e fiel.
Para isso, o Instagram Insights é uma excelente ferramenta para ajudar a aumentar o engajamento, principalmente nos stories.
Para saber se o esforço desprendido na rede social tem de fato contribuído para engajar os seus seguidores, você pode conferir se as pessoas estão assistindo aos seus stories ou se preferem pulá-las com o gesto de deslizar.
Use essas informações para entender que tipo de comunicação funciona melhor com o público, interpretar o que não está dando certo e procurar entender quais ajustes são necessários para otimizar o engajamento nos stories. Assim, você terá um público engajado e participativo.
Gerar brand awareness
A divulgação do seu negócio também é impulsionada com o Instagram Insights.
Com a ferramenta você consegue ver se suas publicações estão tendo o alcance esperado, analisando o número de visualizações e interpretando as visualizações de cada conteúdo publicado.
Também é interessante analisar quantos seguidores se originam de cada publicação. Se alguém começou a segui-lo após ver um post ou story seu, isso é um indicativo de que aquele tema é interessante e que sua marca está sendo reconhecida.
Confira também: Escalar negócio digital: descubra 13 dicas práticas
Potencialize sua marca com o Instagram Insights
Mais do que uma vitrine para a sua empresa, o Instagram pode funcionar como uma ferramenta de análise do seu negócio, seu público e os temas que se relacionam com ele.
Por isso é primordial entender como as redes sociais funcionam e todas as funcionalidades que elas oferecem para ajudar sua empresa a crescer.
O Instagram Insights é uma forma simples, rápida e automática de ter acesso a dados importantíssimos, que podem revolucionar a forma como você produz conteúdo para a sua rede, e, o mais importante - como os seus seguidores consomem e absorvem o seu conteúdo.
Se você ainda não conferiu seus Instagram Insights ou ainda não mudou sua conta para um perfil comercial, a hora é agora. Aliás, mais uma dica: confira como vender mais pelas redes sociais!