Lançar um produto na internet pode ser bem trabalhoso! Criar o item, elaborar uma estratégia de divulgação, investir em marketing, administrar vendas… O lançamento é um desafio para muitos empreendedores. Hoje, existem várias formas de fazer isso!
A Fórmula de Lançamento é um técnica criada para ajudar nesse processo de colocar um produto no ar, e disponibiliza métodos para lançar ofertas de maneira eficiente, incentivando o engajamento do público pelo dia do lançamento, contribuindo para o crescimento da receita de modo considerável.
Um dos tipos de lançamento é o relâmpago, uma forma mais rápida de colocar o produto no ar quando há necessidade de que isso seja feito o mais rápido possível. Mas como fazer um lançamento relâmpago? É o que nós vamos te explicar nesse post completo.
O que é a Fórmula de Lançamento?
A Fórmula de Lançamento é a técnica que originou os tipos de lançamento, inclusive o relâmpago. Por isso, é preciso entender melhor este conceito primordial, para depois nos aprofundarmos.
A Fórmula de Lançamento é um programa que orienta todo o processo de lançamento, baseado em técnicas de marketing e vendas para permitir o lançamento de produtos e serviços.
O programa foi criado por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, Érico Rocha foi o nome que adaptou a metodologia e a popularizou.
Atualmente, a Fórmula é muito aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e se popularizou bastante entre empreendedores digitais e microempreendedores.
Como funciona?
A Fórmula de Lançamento prevê que o processo de lançamento passa por várias etapas, antes de colocar o produto à venda. É preciso passar por ciclos até chegar no momento em que o produto ficar disponível. A conversão começa desde o relacionamento com o cliente, passa pelo conteúdo, chega à oferta e termina no feedback.
Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, mas sempre mantendo a base no relacionamento para gerar mais vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.
Atualmente, a Fórmula funciona por meio de duas frentes: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, é oferecido ao cliente o acesso a uma área de membros em que todas as aulas do curso são disponibilizadas, assim como seus bônus (se houver) e materiais ricos.
Além disso, também costuma ter um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, utilizando as redes sociais como Whatsapp, Telegram ou até mesmo o Facebook.
Há também os eventos da Fórmula, que reúne profissionais de diversas áreas e donos de negócio que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. Participar dessas reuniões faz parte da experiência oferecida aos inscritos.
Dentro disso, há vários tipos de lançamentos: lançamento perpétuo, lançamento semente, lançamento semente, lançamento externo… Hoje, nós vamos focar no lançamento relâmpago.
O que é o lançamento relâmpago?
Como o próprio nome já indica, o lançamento relâmpago tem como principal característica a agilidade, sendo feito em pouco tempo, variando entre dois a dez dias. O objetivo desse modelo é uma injeção de caixa rápido.
De uma forma geral, o lançamento relâmpago também busca criar um senso de necessidade de rapidez nos leads, incentivando a compra rápida e gerando uma sensação de urgência. Nele, o carrinho fica aberto por pouco tempo. O intuito é passar a ideia de que aquele produto precisa ser adquirido na hora, correndo risco de perder uma boa oportunidade.
Apesar de ter a vantagem das vendas rápidas, esse lançamento costuma ser difícil de colocar em prática, já que, diante da rapidez de todo o processo, erros e imprevistos podem acabar passando despercebidos.
Benefícios do lançamento relâmpago
Assim como todo lançamento, o relâmpago inclui alguns desafios. Mas esse modelo também apresenta benefícios, que podem ser importantes dependendo das necessidades do seu negócio. Confira algumas vantagens do lançamento relâmpago:
Conversão de leads em clientes
Uma das principais vantagens do lançamento relâmpago é conseguir aquilo que você sempre quis: transformar possíveis clientes em clientes de verdade! Devido a sensação de urgência desse tipo de lançamento, os leads rapidamente se convertem, entrando assim para a sua base de dados como clientes efetivos.
Campanhas de curta duração de baixo custo
Esqueça aquelas campanhas que duram semanas ou até meses! Por ser ágil, a divulgação do produto que será lançado não precisa se estender, e não necessita de recursos a longo prazo para investir em anúncios. Você pode investir em campanhas de marketing com públicos delimitados e de curta duração.
Recursos rápidos
Em alguns modelos de lançamento, os retornos financeiros podem demorar um pouco, ou chegarem em um ritmo lento. No lançamento relâmpago, a receita aumenta rapidamente, já que as vendas acontecem de uma vez só.
Colocando o lançamento relâmpago em prática
Uma grande dúvida de muitos empreendedores digitais é como fazer um lançamento relâmpago. Afinal, por onde começar? Separamos algumas dicas para você lançar seu produto da forma correta:
Escolha do produto
Sem produto, não há lançamento. A escolha do item certo vai definir o sucesso de toda a estratégia. Por isso, é preciso ter cautela na hora de escolher o produto que será lançado. Uma boa dica é optar por produtos que você já tenha lançado, e que tenham apresentado um bom número de vendas.
Produtos bem conhecidos, já popularizados entre os clientes são uma boa opção. Isso porque o item lançado precisa ser algo procurado com frequência. Produtos ou serviços que são necessários esporadicamente dependem da busca do cliente, e não da oferta que você vai fazer.
Um exemplo: o serviço de conserto de chaveiros é algo que dificilmente pode fazer promoções relâmpago, porque depende de que o cliente procure por atendimento.
Use sua lista de dados
O lançamento relâmpago requer agilidade. Para isso, é preciso alcançar um grande número de pessoas no menor tempo possível, promovendo seu produto ou serviço. Uma boa forma de fazer isso é usando os dados de clientes e leads que você já tem.
Use sua base de clientes para divulgar seu próximo produto! Verifique os clientes alcançados nos lançamentos anteriores e inclua-os na sua estratégia de divulgação. E-mail marketing, campanhas nas redes sociais e mensagens em grupos que você tenha são ótimas opções para propagar seu produto.
Aposte nos gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são muito usados em campanhas de marketing para incentivar a compra. No lançamento relâmpago o gatilho que pode ser usado é o da urgência. Ao divulgar o lançamento do produto nas redes sociais, e-mails e mensagens, explique que o produto estará disponível por tempo limitado.
Essa informação gera nos leads a necessidade de converter o mais rápido possível, diante da possibilidade de que, em breve, fazer a compra não seja mais possível. A ideia de perder uma oportunidade exclusiva, e que pode ser muito boa, é o que vai motivar a conversão.
Uma forma de fazer isso é divulgar o produto, mostrar seus diferenciais, mas destacar o fato de que ele vai estar disponível somente até X horas.
Capriche na oferta
É hora de chamar atenção para um ponto muito importante! Não adianta usar gatilhos mentais, divulgar seu produto, criar a vontade de comprar, mas não atingir as expectativas geradas com essa estratégia.
Na hora de definir sua oferta, é preciso que ela seja realmente cativante e valiosa para o cliente. Deixe claro que o seu produto e oferta são diferentes das demais. Destaque os diferenciais e dê motivos para que seus clientes queiram comprá-las.
Se isso estiver em mente no momento em que você está planejando seu lançamento, ficará claro também para seus clientes e fará a diferença no momento da compra.
Lembre-se: a qualidade do seu produto, o atendimento ao cliente e a criação de uma experiência positiva para os clientes é o que conquista e cria uma clientela fiel.
Bom, esperamos que este post tenha tirado suas dúvidas sobre o lançamento relâmpago. Para conferir mais dicas de marketing, vendas e empreendedorismo digital, continue acompanhando nosso blog.
mesmo sendo dificil irei colocar em pratica, só assim estarei alcançando resultados que ninguem obteve…
Que bom saber que irá colocar nossas dicas em prática, estaremos torcendo por você! 🙂