O Content Creator, ou produtor de conteúdo, é o profissional que se dedica a produzir algum tipo de material para a internet. Pode ser em áudio, vídeo, imagens ou blog posts.
Quem produz conteúdo online sabe que, para conseguir atingir o público certo, é preciso ter qualidade, conhecimento, e um tanto de criatividade. Além disso, é preciso explorar diferentes formatos e ver o que melhor se adequa à sua audiência.
Algumas pessoas preferem fotos de verdade, da rotina e do dia a dia. Mas é claro que não pode ser qualquer foto, é preciso lembrar sempre da iluminação e de providenciar uma boa composição.
Em outros casos, é melhor usar peças gráficas, com títulos e ícones inseridos, para facilitar a compreensão da mensagem que se quer passar. Um vídeo com recursos e boa edição também pode ser bom para passar alguma mensagem - além de serem mais fáceis de viralizar.
7 aplicativos essenciais para o produtor de conteúdo
Para todas essas possibilidades, é fundamental ter as ferramentas certas ao seu lado para facilitar o processo. Desde a criação e edição de imagens e vídeos até a organização do vídeo ou a busca por referências, com os aplicativos certos, é possível criar uma comunicação de impacto em poucos minutos.
Separamos neste post os aplicativos essenciais para produtores de conteúdo:
1. Canva
O Canva é uma plataforma que permite a criação e edição de imagens de forma rápida e prática. Para quem produz conteúdo, é excelente para criar peças para publicações em redes sociais ou enviar pelo WhatsApp ou Telegram.
Na hora de editar, há a opção de criar um template do zero. Nesse caso, você mesmo seleciona os elementos, diferentes títulos ou formas para personalizar a sua imagem no menu lateral esquerdo.
Para inserir qualquer item na imagem, basta clicar e arrastar. Ou, se quiser, pode escolher algum dos vários layouts disponíveis.
[2025]
Calendário de planejamento de vendas e conteúdo
Garanta seu material gratuito com ações mapeadas para aplicar todos os meses e garantir o melhor desempenho para o seu negócio!
É possível também carregar suas próximas imagens e modificá-las como achar melhor, inserir um novo fundo ou um novo título.
Para fotos, é possível fazer modificações de brilho, contraste, cor, inserir filtros ou efeitos.
Na versão gratuita, há uma limitação ao que pode ser usado - mas isso não atrapalha a criação de peças ótimas.
A versão pro dá acesso a milhares de templates, fotografias de banco de imagem, vetores, figuras, frames e muitos outros elementos.
É possível ainda compartilhar suas criações com outras pessoas, para editar em equipe.
Na versão para celular, o acesso é muito fácil e rápido e você pode usar de qualquer lugar. Ela está disponível na Apple Store e no Google Play.
2. Adobe Spark
O Adobe Spark é uma ferramenta da Adobe que permite criar diferentes tipos de conteúdo, sobretudo para as redes sociais. Com ela, é possível transformar e criar uma variedade de designs e imagens.
Na versão mobile, ela está dividida em três aplicativos:
- Spark Post: Permite criar imagens para redes sociais. É possível escolher uma foto, adicionar texto, filtros, animações e etc;
- Spark Page: Permite criar o layout de páginas da web;
- Spark Vídeo: Permite editar vídeos curtos, adicionar trilha sonora, movimento, tudo com muita qualidade.
Na ferramenta, é possível adicionar o logotipo, fonte e cores da sua marca.
Há o plano gratuito, que permite usar as funcionalidades básicas do aplicativo. Há também o plano para pessoa física, com apenas um usuário, e a opção para equipes. Para quem assina o Creative Cloud, o acesso pro está incluído no plano.
Apenas o Spark Post está disponível no Google Play e na Apple Store.
Spark Page e Spark Vídeo, estão disponíveis apenas na Apple Store.
3. Lightroom
Essa é outra ferramenta da Adobe. O Lightroom é um velho conhecido de quem trabalha com fotografia por ser uma das ferramentas mais completas de edição, correção de cor, luz, remoção de manchas e muitas outras funções.
Na versão mobile, que possui uma versão gratuita bastante completa, é possível corrigir o brilho, contraste, saturação, iluminação, inserir filtros e muito mais. É bastante útil para quem quer corrigir algumas erros em uma foto antes de postá-la.
Outra coisa bastante atrativa no Lightroom são os presets. É possível criar - ou baixar prontas - algumas configurações específicas. Depois, você pode escolher aplicar essas configurações de uma vez só.
Assim, em todas as fotos, você poderá usar sempre uma edição parecida, de tons e luz, garantindo uma maior consistência e uniformidade nas suas publicações. Muito indicado para quem gosta de ter um feed organizado por cores.
Disponível no Google Play e Apple Store.
4. Tiktok
O TikTok é a rede social do momento. Desde seu lançamento, em 2016, até o final de 2020, já contabilizava 800 milhões de downloads. Nela, você pode criar vídeos curtos e divertidos usando diversos recursos gráficos.
Os vídeos devem ter no máximo 60 segundos. Alguns dos recursos mais usados são as dublagens de voz, inserção de música de fundo e a opção de inserir imagens no fundo do vídeo, como se fosse o efeito chroma key.
Existem vídeos no youtube ensinando a criar conteúdos, basta ter criatividade e disposição.
Diversas marcas abraçaram o TikTok e começaram a produzir bastante conteúdo por lá.
Outra vantagem de usar o TikTok é que você pode criar os vídeos por lá, postar direto na rede social e aproveitá-los para o Instagram, na função Reels, que tem um formato parecido. Lembrando que usar o Reels ajuda a aumentar o engajamento do seu perfil.
Disponível no Google Play e Apple Store.
5. Inshot
O Inshot é um aplicativo muito fácil de usar, apesar de estar em inglês. Ele permite editar fotos e vídeos e postá-los no Instagram, mesmo com formato retangular, sem que seja necessário fazer cortes nas laterais da imagem.
Para quem grava vídeos retangulares e deseja publicá-los no feed, é possível inserir fundos animados, melhorando a visualização. Outra possibilidade é a inserção de músicas no vídeo.
Disponível no Google Play e Apple Store.
6. UNUM
Depois de criar seu conteúdo e antes de postá-lo, você precisa conferir como ficará a organização das redes sociais. Se você pensa em paleta de cores, organização das imagens, coerência no feed, o aplicativo UNUM é a indicação ideal!
Com ele, você consegue planejar e visualizar como ficará o seu feed, mudar as imagens de lugar, agendar publicações além de diversos presets e filtros.
Há também a função paleta de cores. Você carrega uma imagem e o aplicativo entrega o código das cores que estão na imagem. Assim fica muito mais fácil inserir cores e títulos que combinam.
O aplicativo possui a versão gratuita e a versão paga. Está disponível no Google Play e na Apple Store.
7. Pinterest
Se você produz conteúdo e ainda não conhece o Pinterest, alguma coisa está errada. Afinal, é por lá que a maioria das tendências aparecem primeiro. Antes de tomar as páginas do instagram, tudo já passou pelo Pinterest.
E isso está documentado no Pinterest Predicts, o relatório que prevê as tendências para o ano seguinte. Na versão de 2020, 8 das 10 previsões feitas se tornaram realidade. E tudo está documentado em gráficos e análises que mostram a previsão, antes, no Pinterest e depois o crescimento da busca no Google.
Veja este gráfico do relatório Pinterest sobre as Buscas indexadas por salas de estar no estilo indiano de janeiro de 2018 a setembro de 2020. A pesquisa surge no Pinterest, e depois ela cresce no resto da web.
Incrível, não é? Ele é uma excelente fonte de busca de referências e tendências.
Por isso, baixe o aplicativo e vá salvando suas preferências, analisando o que é mais popular, o design que está em alta, o que está sendo buscado. Isso pode ajudar muito na hora de produzir o seu conteúdo.
Baixe o Pinterest pelo Google Play ou Apple Store.
Nós também fizemos a nossa lista de apostas de tendências para 2021! Confira aqui o que achamos importante acompanhar no Marketing Digital ao longo desse ano.