aplicativos-essenciais-para-o-produtor-de-conteudo
MARKETING DIGITAL

7 aplicativos essenciais para o produtor de conteúdo

Atualizado há menos de 1 semana

O Content Creator, ou produtor de conteúdo, é o profissional que se dedica a produzir algum tipo de material para a internet. Pode ser em áudio, vídeoimagens ou blog posts.

Quem produz conteúdo online sabe que, para conseguir atingir o público certo, é preciso ter qualidade, conhecimento, e um tanto de criatividade. Além disso, é preciso explorar diferentes formatos e ver o que melhor se adequa à sua audiência. 

Algumas pessoas preferem fotos de verdade, da rotina e do dia a dia. Mas é claro que não pode ser qualquer foto, é preciso lembrar sempre da iluminação e de providenciar uma boa composição. 

Em outros casos, é melhor usar peças gráficas, com títulos e ícones inseridos, para facilitar a compreensão da mensagem que se quer passar. Um vídeo com recursos e boa edição também pode ser bom para passar alguma mensagem - além de serem mais fáceis de viralizar. 

O Content Creator, ou produtor de conteúdo, é o profissional que se dedica a produzir algum tipo de material para a internet. Pode ser em áudio, vídeo, imagens ou blog posts.

Quem produz conteúdo online sabe que, para conseguir atingir o público certo, é preciso ter qualidade, conhecimento, e um tanto de criatividade. Além disso, é preciso explorar diferentes formatos e ver o que melhor se adequa à sua audiência. 

Algumas pessoas preferem fotos de verdade, da rotina e do dia a dia. Mas é claro que não pode ser qualquer foto, é preciso lembrar sempre da iluminação e de providenciar uma boa composição. 

Em outros casos, é melhor usar peças gráficas, com títulos e ícones inseridos, para facilitar a compreensão da mensagem que se quer passar. Um vídeo com recursos e boa edição também pode ser bom para passar alguma mensagem - além de serem mais fáceis de viralizar. 

7 aplicativos essenciais para o produtor de conteúdo

Para todas essas possibilidades, é fundamental ter as ferramentas certas ao seu lado para facilitar o processo. Desde a criação e edição de imagens e vídeos até a organização do vídeo ou a busca por referências, com os aplicativos certos, é possível criar uma comunicação de impacto em poucos minutos.

Separamos neste post os aplicativos essenciais para produtores de conteúdo: 

1. Canva

O Canva é uma plataforma que permite a criação e edição de imagens de forma rápida e prática.  Para quem produz conteúdo, é excelente para criar peças para publicações em redes sociais ou enviar pelo WhatsApp ou Telegram.  

Na hora de editar, há a opção de criar um template do zero. Nesse caso, você mesmo seleciona os elementos, diferentes títulos ou formas para personalizar a sua imagem no menu lateral esquerdo. 

Para inserir qualquer item na imagem, basta clicar e arrastar. Ou, se quiser, pode escolher algum dos vários layouts disponíveis. 

É possível também carregar suas próximas imagens e modificá-las como achar melhor, inserir um novo fundo ou um novo título.

Para fotos, é possível fazer modificações de brilho, contraste, cor, inserir filtros ou efeitos. 

Na versão gratuita, há uma limitação ao que pode ser usado - mas isso não atrapalha a criação de peças ótimas.

A versão pro dá acesso a milhares de templates, fotografias de banco de imagem, vetores, figuras, frames e muitos outros elementos. 

É possível ainda compartilhar suas criações com outras pessoas, para editar em equipe. 

Na versão para celular, o acesso é muito fácil e rápido e você pode usar de qualquer lugar. Ela está disponível na Apple Store e no Google Play

Insert Content Template or Symbol
Insert Video

2. Adobe Spark 

O Adobe Spark é uma ferramenta da Adobe que permite criar diferentes tipos de conteúdo, sobretudo para as redes sociais. Com ela, é possível transformar e criar uma variedade de designs e imagens. 

Na versão mobile, ela está dividida em três aplicativos: 

  • Spark Post: Permite criar imagens para redes sociais. É possível escolher uma foto, adicionar texto, filtros, animações e etc;
  • Spark Page: Permite criar o layout de páginas da web;
  • Spark Vídeo: Permite editar vídeos curtos, adicionar trilha sonora, movimento, tudo com muita qualidade. 

Na ferramenta, é possível adicionar o logotipo, fonte e cores da sua marca. 

Há o plano gratuito, que permite usar as funcionalidades básicas do aplicativo. Há também o plano para pessoa física, com apenas um usuário, e a opção para equipes.  Para quem assina o Creative Cloud, o acesso pro está incluído no plano.

Apenas o Spark Post está disponível no Google Play e na Apple Store

Spark Page e Spark Vídeo, estão disponíveis apenas na Apple Store. 

Insert Video


3. Lightroom


Essa é outra ferramenta da Adobe. O Lightroom é um velho conhecido de quem trabalha com fotografia por ser uma das ferramentas mais completas de edição, correção de cor, luz, remoção de manchas e muitas outras funções. 

Na versão mobile, que possui uma versão gratuita bastante completa, é possível corrigir o brilho, contraste, saturação, iluminação, inserir filtros e muito mais. É bastante útil para quem quer corrigir algumas erros em uma foto antes de postá-la. 

Outra coisa bastante atrativa no Lightroom são os presets. É possível criar - ou baixar prontas - algumas configurações específicas. Depois, você pode escolher aplicar essas configurações de uma vez só.

Assim, em todas as fotos, você poderá usar sempre uma edição parecida, de tons e luz, garantindo uma maior consistência e uniformidade nas suas publicações. Muito indicado para quem gosta de ter um feed organizado por cores.

Disponível no Google Play e Apple Store

4. Tiktok 

TikTok é a rede social do momento. Desde seu lançamento, em 2016, até o final de 2020, já contabilizava 800 milhões de downloads. Nela, você pode criar vídeos curtos e divertidos usando diversos recursos gráficos. 

Os vídeos devem ter no máximo 60 segundos. Alguns dos recursos mais usados são as dublagens de voz, inserção de música de fundo e a opção de inserir imagens no fundo do vídeo, como se fosse o efeito chroma key.

Existem vídeos no youtube ensinando a criar conteúdos, basta ter criatividade e disposição.

Diversas marcas abraçaram o TikTok e começaram a produzir bastante conteúdo por lá. 

A NBA, a liga estadunidense de basquete, possui um perfil com 12 milhões de seguidores e aposta na divulgação de lances espetaculares, jogadas marcantes e conteúdo original: 

@nba

As you wait for the NYE ball to drop tonight, tell us in the comments what your NBA predictions are for 2021?! ##Bye2020

♬ Good Times (Instrumental) - Track and Field

A marca de maquiagem MAC também entrou nessa ideia e criou uma página apenas para conteúdo criativo. O perfil já tem 69 mil seguidores: 

@maccosmetics

It's ##GivingSZN & we're LIVING for this Frosted Firework kiss gifted to us from ##MACCrew member @adultsdrink 💋 ##Misletoe ready with ##HolidayVibes 💄

♬ Lazy Sunday - Official Sound Studio


Outra vantagem de usar o TikTok é que você pode criar os vídeos por lá, postar direto na rede social e aproveitá-los para o Instagram, na função Reels, que tem um formato parecido.  Lembrando que usar o Reels ajuda a aumentar o engajamento do seu perfil. 

Disponível no Google Play e Apple Store

5. Inshot 

O Inshot é um aplicativo muito fácil de usar, apesar de estar em inglês. Ele permite editar fotos e vídeos e postá-los no Instagram, mesmo com formato retangular, sem que seja necessário fazer cortes nas laterais da imagem. 

Para quem grava vídeos retangulares e deseja publicá-los no feed, é possível inserir fundos animados, melhorando a visualização. Outra possibilidade é a inserção de músicas no vídeo. 

Disponível no Google Play e Apple Store

6. UNUM

Depois de criar seu conteúdo e antes de postá-lo, você precisa conferir como ficará a organização das redes sociais. Se você pensa em paleta de cores, organização das imagens, coerência no feed, o aplicativo UNUM é a indicação ideal! 

Com ele, você consegue planejar e visualizar como ficará o seu feed, mudar as imagens de lugar, agendar publicações além de diversos presets e filtros. 

Há também a função paleta de cores. Você carrega uma imagem e o aplicativo entrega o código das cores que estão na imagem. Assim fica muito mais fácil inserir cores e títulos que combinam. 

O aplicativo possui a versão gratuita e a versão paga. Está disponível no Google Play e na Apple Store

7. Pinterest 

aplicativos-essenciais-produtor-de-conteudo-pinterest2

Se você produz conteúdo e ainda não conhece o Pinterest, alguma coisa está errada. Afinal, é por lá que a maioria das tendências aparecem primeiro. Antes de tomar as páginas do instagram, tudo já passou pelo Pinterest. 

E isso está documentado no Pinterest Predicts, o relatório que prevê as tendências para o ano seguinte. Na versão de 2020, 8 das 10 previsões feitas se tornaram realidade. E tudo está documentado em gráficos e análises que mostram a previsão, antes, no Pinterest e depois o crescimento da busca no Google

Veja este gráfico do relatório Pinterest sobre as Buscas indexadas por salas de estar no estilo indiano de janeiro de 2018 a setembro de 2020. A pesquisa surge no Pinterest, e depois ela cresce no resto da web. 


Incrível, não é? Ele é uma excelente fonte de busca de referências e tendências.

Por isso, baixe o aplicativo e vá salvando suas preferências, analisando o que é mais popular, o design que está em alta, o que está sendo buscado. Isso pode ajudar muito na hora de produzir o seu conteúdo. 

Baixe o Pinterest pelo Google Play ou Apple Store

Nós também fizemos a nossa lista de apostas de tendências para 2021! Confira aqui o que achamos importante acompanhar no Marketing Digital ao longo desse ano. 

Insert Content Template or Symbol
Avatar
Analista de Marketing - Bacharela em Direito, estudante de Jornalismo e apaixonada por comunicação.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.