Como negociar com influencers?

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você acha que a onda de influencers está chegando para ficar, temos uma afirmação para te fazer: eles já chegaram, estão dominando a internet e já deixaram para trás o título de “tendência” e assumiram o posto de realidade! 

E não só realidade no meio de entretenimento, mas também no de negócios. Empresas encontram um modo muito eficaz de divulgar sua marca, seu produto ou seu serviço nessa pessoas. 

Esse mercado cresce muito. Só entre os jovens, os influenciadores estão em segundo lugar quando se fala em auxiliar a tomada de decisão deles. 57% das pessoas entrevistadas pela pesquisa do instituto Qualibest, disseram se basear nos famosinhos da internet para comprar algo. 

É uma porcentagem realmente alta, e diversas empresas estão de olho nesses dados para elaborar estratégias de marketing perfeitas para atrair esse nicho de consumidor. 

Para alcançar bons retornos financeiros em uma campanha, é fundamental saber como negociar com influencers. Leia este post e entenda mais

O que são os influencers?

Os digital influencers são os profissionais que lidam com o público predominantemente pela internet, produzindo conteúdo para um nicho que os tem como uma espécie de autoridade em determinado assunto. 

Já se tem uma infinidade dessas pessoas espalhadas pela internet. Cada uma lidando com um tipo de conteúdo, para os mais variados públicos. 

Eles estão no Instagram, no Facebook, em canais de YouTube. Por toda a parte! Existem aqueles que dominam todas as plataformas, outros especialistas em uma mídia específica. Não importa: eles são uma potência e podem ser um aliado em seus negócios. 

Qual é a importância dos influencers?

Os influenciadores, graças ao seu domínio nas plataformas e alto poder de engajamento com o público, se transformaram em excelentes meios para divulgar sua marca. Mas não para por aí.

Eles agregam autoridade

O primeiro ponto de importância a se observar nos influencers é o seu papel como um formador de opinião diante as pessoas que os acompanham. 

Eles são uma autoridade para o público, que os enxerga como alguém com domínio sobre o que falam. Então, ter seu produto ou a sua empresa associada a essa imagem pode render bons frutos.

Possuem público segmentado

Outro aspecto é que a segmentação de público. Muitas vezes, sobretudo para uma empresa que está começando agora, isso exige muitas ações estratégicas. Pois não se trata apenas em segmentar seu público, é alcançá-lo de fato.

O digital influencer tem isso pronto para você. A única preocupação que você precisa ter nesse aspecto é encontrar o influencer ideal para a sua marca, que tem um público com perfil próximo à sua persona

Eles estão em diversos canais

Marcar presença em diversos meios digitais que a internet possibilita é muito fácil com os influencers. Como você já leu aqui, eles têm amplo domínio em diversas plataformas da web, do Twitter aos blogs

E não só estão lá: eles dominam muito bem esses meios, por mais que alguns tenham mais facilidade com uma rede do que outra. Isso permite, claro, que você alcance diferentes tipos de público, já que existem — muitas vezes — perfis de pessoas diferentes para cada rede. 

A audiência é engajada

Provavelmente, você viu algum vídeo ou leu uma análise de um especialista em um assunto antes de comprar um produto, seja uma torradeira um ou software para farmácias. Agora, imagine isso em uma escala muito maior, dentro da base de seguidores de um influencer. 

Graças ao poder de persuasão que o influencer tem com seu público, o marketing boca a boca se torna uma boa estratégia para vender mais. 

Possibilidade de resultados rápidos

Em alguns casos, basta um link no Stories de um influencer para atrair dezenas, centenas ou milhares de pessoas em um único dia para um site ou um carrinho de compras. 

Ao analisar a parceria com métricas, é possível encontrar as melhores oportunidades e entender o comportamento do público. 

Outro fator importante é que, se esses resultados não são alcançados da maneira como desejava, é fácil de se perceber isso e romper a parceria com a pessoa. Claro, sempre, dentro dos acordos que você estabelecer com ele. 

Mas, para não deixar isso acontecer, você deve levar pensar em alguns fatores. 

O que considerar antes de escolher um influenciador digital?

Por mais famoso que seja o influenciador ou por mais presente que ele esteja nas redes, não é assim tão fácil escolher um para ser o seu porta-voz na internet. Para se decidir sobre, é preciso ter atenção em alguns detalhes. 

Canais de atuação

Onde o influencer atua? É importante que você pense em um nome que tenha poder de atuação nos mais variados tipos de mídia que a internet comporta hoje. 

Analise o desempenho da pessoa nos mais variados meios, desde Twitter a canal de YouTube. Não veja se ele apenas está lá com uma @ só dele. Verifique se ele é atuante, mantém um engajamento que possa te oferecer uma boa audiência para além de uma mídia específica.

Tipo de conteúdo produzido

Como você já leu por aqui, os digitais influencers têm um largo domínio de muitas redes sociais. Alguns possuem mais facilidade em uma mídia do que em outras. 

Por isso, é preciso se atentar a esse fato porque, nem sempre, uma mídia específica pode não ser a mais ideal para a sua marca. 

Conteúdos como vídeos em YouTube podem dar mais retornos do que posts em Instagram, por exemplo. 

Aliás, dentro do próprio Insta há um mix de maneiras de divulgar um produto, com os Stories, o IGTV e mesmo um post. Cada um tem características e potenciais diferentes. Portanto, entenda qual faz mais sentido para o seu negócio.

Engajamento de seguidores

Bom, é fato que essas novas celebridades da internet são muito engajadas com sua audiência. Contudo, você precisa saber o quanto de dados ele consegue levantar para você.

Aqui, portanto, é preciso pensar em algumas métricas:

  • quantos seguidores ele tem em suas redes;
  •  número médio de views em vídeos;
  • compartilhamentos, likes e comentários: números para que você consiga analisar na prática o quanto de engajamento o influencer pode te oferecer com um material patrocinado.

Autenticidade

Será que se um determinado digital influencer começar a falar sobre sua marcar, as pessoas acreditariam que aquilo é autêntico?

Não adianta pedir uma pessoa superdescolada e divertida — que publica para jovens sobre o mundo da tecnologia — para falar da safra de 1943 de um vinho Cabernet Sauvignon que sua vinícola está lançando no mercado.

É claro que um jovem interessado no mundo da tecnologia pode saber tudo sobre o tipo e uva que você usa na sua produção, mas soa natural um digital influencer desse ramo falar sobre o assunto?

Não, né? 

Por isso, pense direito sobre o que cada influencer divulga e se soa natural que ele fale de sua marca no meio da produção dele. 

Como negociar com influencers?

Se ficou instigado a colocar um influencer na sua campanha de marketing, analisou todos os detalhes importantes que se deve fazer para escolher um, saiba, agora, como negociar com eles!

Crie laços

Ao falar com um influenciador, o convença mostrando os atributos que fizeram você escolhê-lo. Seja simpático, mostre interesse em um relacionamento duradouro e como a parceria pode ajudar ambas as partes. 

Lembre-se de que, ao divulgar um produto seu, ele incorporará a cultura de sua empresa, por isso, mostre as vantagens que ele terá.

Ofereça amostras de seus produtos/serviços

Os influencers ganham fama graças à autoridade que o público dá a ele. E para que ele seja o seu embaixador da mesma maneira que ele influencia as pessoas, é preciso que ele conheça seu produto ou serviço. 

Por isso, não esqueça de oferecer amostras para que ele não apenas use ou desfrute, mas que possa conhecer a fundo o que você quer divulgar e a tirar dúvidas que as pessoas podem ter. 

Ter metas bem definidas

Ter KPIs é fundamental para qualquer estratégia. Mas, aqui, você precisa ser transparente por se tratar de uma parceria. Fale quais são as suas intenções junto ao influencer, como você quer que seja divulgado as ações, quais as redes e o que você quer alcançar em cada uma delas. 

E nunca se esqueça de registrar tudo: desde gastos a números de conversão.

Seja flexível para aceitar contrapropostas

A relação entre você e os influencers deve ser sempre transparente. E não apenas será assim só por sua parte.

A pessoa analisará se a sua marca e a sua estratégia são vantajosas para ela, considerando os possíveis impactos negativos e positivos. Com isso, podem surgir mudanças no formato da parceria. Nessas horas, seja flexível e entenda como esses pontos podem ser trabalhados. 

Crie relacionamento

Lembra que é para você criar laços com a pessoa escolhida logo de cara? Então, mantenha essa ideia durante toda a campanha. 

Mas não apenas com o digital influencers, como também ao público. Engaja-se com ele, responda comentários, compartilhe o conteúdo em suas redes. Mostre um diálogo e crie laços com as pessoas que se relacionam com o influencer. 

Ofereça brindes

Lembre-se dos seguidores e não apenas do seguido: não se esqueça dos seguidores do digital influencer e ofereça brindes para sorteio ou promoções. 

Uma estratégia boa é lançar um sorteio assim que uma conta sua alcançar um número X de seguidores, por exemplo. Algumas empresas disponibilizam cupons de descontos exclusivos para a campanha. 

E se minha marca tiver seu próprio influencer?

Sem problemas! A sua marca pode ter uma pessoa própria para exercer a função de influencers. 

Desde que seja uma pessoa carismática e que personalize a sua marca. Muitas empresas usam os próprios funcionários, por exemplo, nesse papel. Mas, claro, a tática vale para aquelas empresas que já têm um certo público. Se a sua empresa ainda não possui, pense com calma. 

Em todos os casos, é essencial utilizar as redes sociais da melhor maneira possível. E a automação de tarefas não pode ser deixada de lado. Se você quer aprender a programar postagens e acompanhar o desempenho de sua marca nas web, leia o nosso post sobre as melhores ferramentas de automação para Instagram!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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