12 maiores erros de afiliados que atrapalham a sua estratégia

Atualizado há mais de 3 semanas

Com um mercado cada vez maior e mais concorrido, cometer erros de afiliados pode ser um grande obstáculo para o seu crescimento.

São diversas possibilidades para quem é afiliado, mas nenhum sem que a pessoa precise de dedicação e foco.

Por ser uma maneira atrativa de ganhar dinheiro, muitos erros de afiliados são cometidos, sobretudo por aqueles menos experientes, em começo de carreira.

Ainda que seja até mesmo uma forma de aprendizado, essas falhas podem atrapalhar muito o empreendedor, principalmente em termos de motivação para continuar investindo nesse mercado.

Por isso, dicas são sempre valiosas! Seja de quem já cometeu muitos erros ou de quem estuda a fundo as mais diversas estratégias de marketing.

Confira quais são esses erros e como evitá-los.

Quais são os principais erros que um afiliado pode cometer?

É quase impossível citar todos os erros de afiliados possíveis de se cometer, mas alguns são os principais e talvez os que mais podem te impossibilitar de crescer nesse mercado.

Confira essa lista com 12 erros de afiliados, entendendo como evitá-los.

Mas antes: o que é e como fazer o Marketing de Afiliados? 

1.      Não conhecer bem o produto que está divulgando

Esse é um erro primário, que, infelizmente, muito afiliado em início de carreira comete. Na ânsia de começar uma estratégia, escolhe um produto vantajoso sem o conhecer minimamente.

É preciso saber absolutamente tudo sobre o produto: qual o público-alvo, quais são os benefícios dela para uma pessoa, todas as suas funcionalidades…

O ideal é que essas informações estejam disponíveis na página que o produtor disponibiliza sobre o produto. E se sentir que você não tem tudo o que precisa para conhecê-lo, é melhor buscar por outros.

Leia conteúdos relacionados e pesquise sobre o nicho para não ter qualquer impedimento para criar sua estratégia de maneira objetiva e com grandes chances de conversão.

Confira: 5 estratégias de marketing de conteúdo para aumentar as suas vendas 

2.      Falta de foco em um produto

No marketing de afiliados, mais produtos não necessariamente significam mais vendas. E aqui, esse erro está relacionado com o primeiro. 

Para que você consiga vender algo na internet, é fundamental que se conheça o que está vendendo. E nesse caso, quanto mais você divide sua atenção entre vários produtos, menos você sabe de cada um.

Você precisa de autoridade sobre o que fala. Por isso, comece com poucos produtos (se possível, apenas um), vá ganhando conhecimento e experiência e aí, sim, experimente mais. Mas só agregue quando tiver certeza de que conhece mesmo aquilo que divulgará!

3.      Falta de foco… no trabalho!

Sim, o foco sempre é importante, independentemente do que você faz. E claro que esquecer dele sempre será um pecado grave e um dos principais erros de afiliados que se pode cometer.

Esse caso está diretamente relacionado a coisas como a procrastinação e outros problemas de produtividade.

Aqui, a distração não pode ter vez! Se você tem uma ideia para vender mais, aja para aplicá-la logo! Estude, motive-se e vá em frente. Caso apareça algo diferente em suas redes sociais que você ache interessante, só dê atenção se for algo que agregue ou então ignore!

4.      Usar somente um canal de divulgação

Você leu sobre o foco no produto e no trabalho. Mas, quando se fala de canal de divulgação, escolher apenas um pode ser um problema.

Muitas vezes, o público de um determinado produto tem preferência por um canal e você só pode descobrir isso realizando testes em diversos deles.

Ainda assim, canais diferentes, como Ads na Meta ou no Google, não competem com outros, como os orgânicos, em site ou blog, por exemplo.

Expanda sua atuação em alguns deles para sempre descobrir qual é o melhor ou alcançar um público maior com diferentes áreas de atuação.

5.      Escolha errada de produto

Se o foco é trabalhar inicialmente em apenas um produto, escolha direito!

Aqui, a dica é não ir por produtos que sejam tendências, mas sim, com aqueles que tenham mais a cara do seu público.

Também, outro erro dos afiliados é escolher algo que você desconhece por completo! Por mais que estude — aliás, faça isso sempre — dificilmente você terá uma autonomia boa para agregar valor aquilo que você não conhecia.

Por isso, escolha sempre algo que você tenha aptidão e conhecimento!

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6.      Não usar ferramentas que a plataforma disponibiliza

Independentemente de qual é o seu nível de carreira nesse mercado, as plataformas de afiliados oferecem ótimas ferramentas para impulsionar suas estratégias.

Considerando a maior plataforma de afiliados, a Hotmart possui alguns delas que você jamais poderá ignorar:

  • Hotmart Academy: se você está iniciando, a Academy é um ótimo recurso para se aperfeiçoar e aprender novas estratégias. São cursos gratuitos com os maiores especialistas do país!
  • Sistema de Pagamentos: Com uma tecnologia criptografada, as transações são seguras e permite pagamentos de diferentes meios, como boletos, cartão de crédito ou débito e Paypal;
  • HotLeads: é uma maneira de rastrear um lead. Ainda que seja um recurso configurado pelo produtor, usado de maneira integrada com o e-mail dele.

7.      Conteúdo sem qualidade!

Regra obrigatória do Marketing Digital: produza com qualidade! Sem isso, você dificilmente conseguirá ter sucesso. Em qualquer coisa que faça.

Por isso, esteja sempre atento às novidades que a web oferece, faça cursos online, tome cuidado com os erros de gramática e tente melhorar sempre no que faz.

É importante que você crie materiais extremamente ricos para demonstrar mais autoridade ao divulgar algum produto.

Assim, além de conseguir engajar mais pessoas ao seu conteúdo, poderá chamar atenção de mais empreendedores. Por isso: primor sempre!

8.      Ignorar as métricas

Mais um daqueles conselhos que não precisaria ser dado, mas ainda é cometido por muita gente nova na internet!

Elas podem ser aquelas famosas siglas como CTR, ROI, KPI, CPC e LTV ou termos como Ticket-Médio, Taxa de Conversão, Visitas Únicas, Tempo Gasto no Site… enfim!

Por mais complexas que elas possam ser, não as conhecer já é um dos erros de afiliados mais graves que se pode cometer. E ignorá-las é fatal a qualquer estratégia!

Ter um acompanhamento de todos esses mecanismos te ajuda a saber se o que você está fazendo tem dado resultado. Aliás, se inicialmente você não alcançar retornos positivos (algo bem comum), serão essas métricas que irão lhe dar pistas sobre o que você pode estar errando!

Se você acredita que não possui uma boa expertise nessas métricas, não perca tempo e vá logo se aprimorar. O que não faltam são cursos on-line que te permitem conhecer cada uma dessas medidas. Não existe estratégia de marketing que não precise delas!

9.      Não realizar testes A/B

“Teste A/B” é uma estratégia tão importante que merece um tópico dedicado a ela. Trata-se de um teste visando comparar duas variáveis envolvidas em uma estratégia de marketing.

Ele te ajuda a definir qual variável gera melhor retorno para a sua estratégia.

Você pode usar em CTAs, formatos de páginas, títulos de e-mail… E, com eles, saber quais são as formas mais assertivas de otimizar a sua taxa de conversão.

Realizar esses testes, por tanto, é fundamental para escolher “um melhor caminho” na hora de divulgar um produto!

Por falar em CTA, não deixe de ler sobre os principais erros cometidos em um Call To Action.

10.  Não emitir nota fiscal

Outro erro de afiliado comum. E bem grave. A justificativa de que o sistema tributário no Brasil é complexo não é uma desculpa.

não emissão de notas pode ser enquadrada como um crime, o de sonegação fiscal. Além de ter chance de penalização com multas que podem chegar a 100% do valor não prestado.

Por isso, emita sempre. Lembre-se que a nota deve ser emitida em nome do produtor digital para o qual você prestou serviço. 

É bom reforçar porque um erro comum para quem é afiliado por meio de plataformas como a Hotmart é emitir para a plataforma e não para o produtor.

Como o pagamento é realizado pela plataforma, isso pode gerar confusão. Pode parecer, em um primeiro momento, que é o mais certo, mas não é!

Quem comprou seu serviço, de fato, é o produtor digital e não a plataforma. E sim, se você fez 20 vendas em um mês, para 20 produtores diferentes, você precisa emitir 20 notas fiscais diferentes.

É realmente um assunto complexo, por isso, se quiser saber melhor, leia: tudo sobre emissão de notas para afiliados

11.  Falsas promessas

Seja sincero sobre o produto que está anunciando. As pessoas têm se preocupado cada vez mais em comprar algo que promete algo real e fazer promessas milagrosas pode atrapalhar muito a sua estratégia.

Certamente você já se irritou com um conteúdo que surge em algum site, em forma de anúncio, que promete uma fórmula mágica para, por exemplo, ganhar dinheiro.

E se você se irrita, qualquer pessoa também pode, não é mesmo?

“Veja como a atriz X perdeu 40 kg em um mês”, “Aprenda agora como ganhar dobrar as suas vendas em apenas uma semana”.

Esses dois exemplos são, geralmente, enganosos e tentam ludibriar um leitor menos atento. É uma prática errada e de certa forma… imoral! Não acha?

Você pode explicar que o produto é incrível, que ele realmente pode significar algo de positivo na vida de uma pessoa. Mas, não prometa céus e terras.

12.  Evite erros de afiliados conhecendo todos os termos do marketing!

Como você já leu neste texto, o marketing digital é repleto de conceitos que não podem ser ignorados.

E para evitar erros de afiliados básicos que se relacionam a algum termo, por que não um glossário?

Neste outro post você encontrará um glossário de marketing digital que toda pessoa que lida com estratégias digitais deve conhecer. Não erre nisso!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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