Glossário de marketing digital: termos que todo empreendedor digital deve conhecer

O marketing digital está em constante mudança. Hoje, grande parte da divulgação é feita pela internet, e com isso diversos termos foram criados e se tornaram populares rapidamente.

Alguns vieram de estrangeirismos, outros são apenas palavras e expressões ligadas a métodos tecnológicos, técnicos e siglas.

Saiba que é comum ter dúvidas e se confundir com alguns termos. Mas não se preocupe: neste post, você encontra um glossário de marketing digital para ficar por dentro do que é fundamental no mercado.

A

AIDA

É um acrônimo que descreve as etapas que um cliente passa até chegar o momento da ação, normalmente a compra.

O modelo é baseado no comportamento natural das pessoas para a tomada de decisão e pode ser utilizado em todos os tipos de conteúdos que conectem a sua empresa com o público.

O processo consiste em 4 etapas:

  • atenção;
  • interesse;
  • desejo;
  • ação.

Automação de Marketing

Ações semi ou totalmente automáticas utilizadas em campanhas de marketing, a fim de otimizar o tempo e o trabalho investidos e priorizar o resultado da campanha.

Para isso, são utilizadas ferramentas de automação de marketing, que podem disparar e-mails e criar peças gráficas e postagens automáticas em redes sociais e blogs.

Alt text

Descrição dos elementos visuais de uma imagem inserida na internet.

O alt text é uma técnica de SEO para que os motores de busca, como o Google, identifiquem o conteúdo da sua imagem, pois, sem essa descrição, eles não são capazes de entender as ilustrações e acabam considerando um espaço em branco.

O alt text deve ser objetivo e detalhar o conteúdo da imagem. Em uma imagem de uma praça, o alto text pode ser “Praça da Liberdade com o coreto ao fundo”, por exemplo.

B

Branding

Conjunto de atividades destinadas à gestão de uma marca. Inicia-se com na criação do negócio e permanece em todo o desenvolvimento e autoridade da marca.

O objetivo principal do branding é criar sensações e se conectar com o cliente, para que a decisão de compra seja tomada sem hesitação.

Brainstorm

Técnica desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou de um grupo. Comumente utilizada na elaboração de uma solução ou criação de um novo produto, por exemplo.

A prática deve ter as seguintes características:

  • quantidade: quanto mais ideias, melhor;
  • flexibilidade: as ideias propostas devem fugir do padrão, serem criativas e inovadoras;
  • interatividade: as ideias devem ser analisadas, melhoradas e até mesmo combinadas quando possível;
  • tangibilidade: devem ser tangíveis, ou seja, precisam ser realistas para que possam sair do papel.

Briefing

Em tradução livre, significa resumo. É um conjunto de instruções organizadas e resumidas para orientar o desenvolvimento de algum trabalho e servir como guia de todo o planejamento.

Normalmente, contém o objetivo e as instruções a serem seguidas.

C

CRM (Customer Relationship Management)

Estratégia de gestão do relacionamento com o cliente. Aborda desde as informações iniciais de público-alvo até as tratativas do pós-venda.

As ferramentas de crm tem a função de gerenciar e automatizar os processos de comunicação, armazenar e controlar as informações dos clientes.

CTA (Call to action)

É uma chamada para ação. São ordens que induzem o leitor a tomar alguma atitude planejada pela empresa.

glossário de marketing cta

Os CTA’s são inseridos em diversos formatos, como botões, banners e links. Normalmente, contém um verbo no imperativo. É importante que o cliente entenda o benefício que será obtido ao realizar a ação, caso contrário, as chances de ele realizar serão menores.

E

Ebook

Livro em formato digital, utilizado em estratégias de marketing para nutrir leads, divulgar a marca e aumentar a autoridade. Para criar um ebook, existem diversas etapas que vão desde a escrita até a própria diagramação.

Os ebooks precisam ser responsivos, ou seja, devem ser adaptados para leitura em smartphones, tablets e computadores. Isso garantirá a boa experiência do leitor.

F

Funil de vendas

Representação das fases que um potencial cliente passa. O funil de vendas se inicia antes mesmo do desejo de compra até a finalização da venda.

O funil de vendas, geralmente, é dividido em três etapas:

  • Topo do funil: Momento de descoberta do cliente. É o primeiro contato dele com a sua empresa. Nessa etapa, o consumidor descobre que tem um problema que precisa ser resolvido. Artigos em blogs, ebooks e infográficos são estratégias do marketing digital que ajudam a atrair leads.
  • Meio do funil: Nessa fase, o cliente está buscando uma solução para o seu problema. Ele inicia as buscas e está considerando as possibilidades. É importante fornecer dicas e técnicas para que o consumidor possa resolver o problema, preparando-o para a próxima camada;

  • Fundo do funil: Etapa em que o cliente é um lead, um potencial comprador do seu produto. É hora de oferecer o seu produto e mostrar os diferenciais da sua marca. Como você estava presente nas outras etapas e conduziu o cliente até aqui, ele estará mais seguro para comprar o seu produto.

G

Growth Hacking

Estratégia que proporciona o crescimento da empresa rapidamente. O growth hacking envolve testes, hipóteses e aprendizados  diversificados.

Normalmente, uma estratégia de growth hacking é baseada em outra estratégia já reconhecida, focando em melhorias que fomentam resultados otimizados.

Guest Post

Estratégia de ter um post de um convidado no seu blog ou website e vice-versa. Perante os motores de busca, isso gera autoridade, pois é citado o domínio de um negócio no endereço de outra empresa.

A troca de guest posts é adequada entre empresas com autoridades e audiências parecidas, além do público-alvo de ambas possuírem um perfil similar. Desse modo, as duas se beneficiarão da parceria.

I

Inside sales

Inside sales é uma estratégia de vendas internas. Significa que o vendedor utilizará a tecnologia como a sua principal parceira. As vendas são realizadas de modo online, como em video chamadas, emails e telefonemas.

A principal vantagem dessa tática é o encurtamento de distâncias. Empresas que realizam vendas a nível nacional, por exemplo, podem enfrentar diversas dificuldades com a logística se não utilizarem o inside sales.

Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing atrai o cliente. Em resumo, é o consumidor que busca pela empresa ou pela solução na internet, como em pesquisas no Google ou no Instagram.

Essa técnica é aplicada ao marketing digital, criando conteúdos otimizados para SEO que atraem e convertem leads em clientes.

L

Landing Page

Landing page é uma página criada para conversão que apresenta uma oferta ao usuário e possui um CTA.

A página expõe um novo produto, funcionalidade ou conteúdo. As landing pages são utilizadas para captar leads, vender ou até mesmo realizar pesquisas.

Lead

São os potenciais clientes da sua marca. São as pessoas que demonstraram interesse no seu produto, interagiram com o seu negócio ou estão dentro do perfil da sua persona.

Geralmente, em uma estratégia de marketing digital, leads qualificados são aqueles que inserem os dados em um formulário, por exemplo, e estão prontos para receber uma oferta da sua equipe comercial, desde que estejam no momento ideal do funil de vendas.

Link Building

Técnica utilizada para conseguir links em outros domínios. Esses links demonstram aos mecanismos de busca que seu site ou blog possui autoridade no segmento por ter sido citado em outro site.

A troca de guest posts é uma boa forma de melhorar o link building em sua estratégia de marketing digital.

Long Tail Keyword

São as palavras-chave de cauda longa que têm duas ou mais palavras. As long tail keywords são mais específicas no nicho de mercado da empresa e atraem um fluxo de clientes menos generalizado.

Apesar do menor volume de busca, possuem também menor concorrência para ranqueamento nos motores de busca. Entenda melhor com o exemplo:

“Curso online” é uma palavra generalista. Não é possível ter certeza sobre o objetivo de quem busca pela expressão no Google. Entretanto, “curso online para sistema de salão de beleza” representa uma pesquisa de alguém que já sabe o que quer. A partir disso, você consegue criar um conteúdo personalizado, focado nas dores do leitor.

M

Meta Description

Texto utilizado pelo Google para exibir o resumo do conteúdo de uma página na tela inicial de busca.

glossário de marketing meta description

A meta description não influencia diretamente as estratégias SEO, mas é um atrativo para que os internautas cliquem no seu post. Como o aumento do número de cliques é um fator de ranqueamento, é melhor caprichar em suas meta descriptions, né?

T

Teste A/B

Consiste em um teste de comparação de performance. Pode ser aplicado em diversas situações, como tamanhos e cores de botões de CTA.

Para colocar em prática, é necessário criar uma versão original e uma versão alternativa. Após a divulgação de ambas e a comparação dos resultados, é possível descobrir qual é a melhor opção.

Tráfego Pago

Tráfego gerado de maneira não orgânica por meio de anúncios. Para isso, os anunciantes escolhem palavras-chave e o meio de divulgação estipula um valor por clique.

A imagem do print abaixo, provavelmente, será familiar para você:

glossário de marketing tráfego pago

Perceba que os primeiros resultados para a busca no Google por “Hubspot” são formados por anúncios de outras empresas. Repare que, nesse caso, o título de cada anúncio utiliza diferentes formas de atrair a atenção do usuário.  

R

Remarketing

Técnica publicitária que exibe anúncios de empresas, após o usuário realizar o primeiro acesso ao site por meio da instalação de cookies no IP.

Certamente, você já realizou uma pesquisa por um produto e, depois disso, começou a visualizar diversos anúncios de produtos similares mesmo estando em sites diferentes, não é mesmo? Isso é remarketing, e não uma conspiração de filme de ficção científica.

S

SEO

SEO é um conjunto de estratégias de otimização para sites e blogs que tem o objetivo de ranquear nos mecanismos de busca, aumentando assim a visibilidade da empresa.

Isso permite aumentar o tráfego orgânico, reduzir custos com anúncios e melhorar o brand awareness.

Algumas boas práticas de SEO são

  • links de qualidade em conteúdos relevantes;
  • imagens identificadas com alt text
  • atualização de conteúdos
  • troca de links em domínios com boa relevância;
  • variações de palavras-chave;
  • velocidade de carregamento da página;
  • responsividade

O

Outbound Marketing

É uma estratégia de promoção ativa que tem o objetivo de trazer clientes por meio da oferta de produtos e de serviços.

O primeiro passo, no outbound marketing, é identificar as características do seu potencial cliente e, a partir disso, criar ações para abordá-los, que podem ser mídias impressas, propagandas na TV, rádio, e até mesmo pop-ups, anúncios e banners.

W

Webinar

É um seminário transmitido na internet, que pode ser ao vivo ou um vídeo gravado. O webinar, em muitas situações, tem caráter educativo ou informativo. A prática oferece diversos benefícios:

  • fácil transmissão;
  • amplo alcance por ser transmitido online;
  • divulgação facilitada por disponibilizar um link de compartilhamento em redes sociais ou emails;
  • aumenta engajamento da audiência.

Conclusão

Com este post, você conheceu o glossário de marketing digital e os principais termos utilizados pelos empreendedores da área.

Embora alguns termos sejam bem específicos, é importante se manter atualizado e familiarizado com eles, pois muitos estarão presentes na rotina de planejamento e de execução de campanhas e projetos de marketing.  

Sentiu falta de algum conceito? Conta para a gente nos comentários!

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>
Gabs

Como conseguir 200 mil visitas mensais no seu site sem gastar com anúncios