Há algo em comum em toda empresa, mesmo aquelas de segmentos e portes diferentes: todas têm contas a pagar e receber.
O assunto parece ser bem simples de ser entendido, não é? Pois, é mesmo. O grande desafio está em entender como fazer a gestão dessas contas para que o negócio seja lucrativo. E de maneira saudável.
Por isso, não subestime esse tema e siga a leitura.
O que são contas a pagar e receber?
A palavra saudável não foi usada à toa ainda há pouco. Afinal, as contas a pagar e receber ajudam a manter as finanças de uma empresa sadia.
A diferença entre as duas pode parecer fácil de saber, mas é necessário reforçá-la.
A pagar
As contas a pagar são todas as obrigações financeiras de um negócio. Ou seja, tudo aquilo que ela precisa… pagar!
São exemplos de contas a pagar:
Salários;
Manutenção de equipamentos;
Compras de insumos;
Pagamentos de fornecedores;
Contas de água, luz, internet e telefone;
Aluguel.
Esses são apenas alguns exemplos. Como você deve imaginar, essa lista pode variar conforme a empresa.
É importante salientar que essas contas podem ser fixas — ou seja, pagas todo mês, como aluguel e salário — ou variáveis, que dependem de demanda, como manutenção e compras de insumos.
A receber
Já as contas a receber são tudo aquilo que representa dinheiro entrando na empresa. Elas podem ser:
Mensalidades;
Títulos de créditos;
Promissórias a favor da empresa.
Aqui, é importante dizer que as contas a receber podem ser os aumentos, que é quando há muitos registros de entrada, ou as reduções, quando há baixas nas vendas, por exemplo.
Essa mecânica entre as contas a pagar e a receber é realizada com um equilíbrio em que sempre há mais a receber do que a pagar. Dessa forma, você garante lucro para empresa.
Como fazer a gestão de contas a pagar e receber?
Para isso, é preciso fazer um bom fluxo de caixa. Ele é realizado por controles rígidos em todas as áreas da empresa, mas claro, com um olhar melhor para a financeira.
É preciso fazer um levantamento completo sobre todas as obrigações financeiras, das maiores às menores.
Esse levantamento também detalha tudo sobre as contas, desde prazo de vencimento, seu valor, a forma de pagamento e as parcelas — quando elas existirem.
Dessa forma, você consegue mapear os custos de sua operação e do que é necessário para equilibrar as contas, justamente com aquelas a receber.
Também desse jeito, você pode priorizar as contas mais urgentes, para evitar multas.
Assim, você consegue aplicar investimentos, reduzir custos e até mesmo fazer uma nova precificação, se for necessário.
As contas a receber também devem ter um rígido controle, com as cobranças dos devedores e das mensalidades (quando for o caso) e com a elaboração de estratégias de incentivo a pagamentos adiantados.
Nesse sentido, faça um planejamento a longo prazo de suas finanças para sempre saber o que você pode investir ou não.
Outro aspecto que não pode sair do seu radar é o estoque. Ele precisa ser bem gerenciado, com mercadorias monitoradas para saber se há um bom fluxo entre elas, garantindo que nenhum produto fique parado por muito tempo lá.
3 formas de automatizar o processo de contas a pagar e receber
Como você pode ter notado, saber a diferença entre contas a pagar e receber é fácil de ser compreendida.
Tudo se complica quando a gestão delas entra em cena. Você pode facilitar com automatização. Conheça X formas para isso.
Adote a tecnologia
A primeira dica é, talvez, a mais óbvia. Mas, mesmo assim, é importante ser dada. A tecnologia hoje é um investimento necessário.
Com a tecnologia, sua empresa alavancar a produtividade da equipe financeira, já que a adoção de métodos eletrônicos desburocratiza o setor, eliminando processos manuais e até mesmo as planilhas de Excel.
Invista em ERPs
Com a adoção de tecnologias, sua empresa perceberá que as ERPs são uma solução bem eficaz para fazer uma gestão completa do negócio, incluindo, claro, a de contas a pagar e receber.
Esses sistemas de automação não só dão uma gestão completa para a sua empresa como ainda dão segurança aos dados, integra os setores, fazendo com que, por exemplo, seu fluxo de caixa esteja ajustado ao seu estoque.
É claro que com um ERP outros controles podem ser feitos, como o de inadimplência de clientes, o acompanhamento das contas a vencer… tudo que, ainda, possa contribuir para o seu planejamento financeiro.
Cuide das emissões de suas Notas Fiscais
E, antes de terminar, é fundamental falar de um dos documentos mais importantes para a vida contábil e fiscal de uma empresa: a NF.
Para ter uma boa gestão de contas a pagar e receber, as notas fiscais precisam estar em dia, afinal, são elas quem documentam suas transações — e as legalizam.
É uma preocupação verdadeiramente justa e pode demandar tempo e esforço de equipe tanto para emitir e controlar essas notas.
Para isso, existe o Gateway da eNotas.
Trata-se de um poderoso sistema que integra a sua empresa de toda e qualquer prefeitura do Brasil, sem gargalos e sem instabilidades que essas plataformas, costumeiramente possuem.
Isso inclui, ainda, sistemas como o SAT do Estado de São Paulo.
Com o Gateway da eNotas, sua gestão estará muito mais segura com garantia de qualidade, agilidade e com a melhor experiência em nota fiscal… da Galáxia!