O m-commerce é a sigla que representa o comércio feito em dispositivos móveis.
As pessoas já não usam os smartphones apenas para postagens em redes sociais e interação com amigos, mas também para pesquisar preços e comprar. Para que uma venda mobile funcione de forma fluida, são necessárias diversas estratégias e planejamentos.
Apesar das características únicas de cada usuário, alguns aspectos contribuem para que ocorra o abandono de carrinhos geralmente, como:
- falta de responsividade;
- problemas nas buscas;
- ocultação do preço final.
Por isso, é importante entender o que é m-commerce e como aumentar suas vendas. Então, leia este post e aprenda as melhores dicas de como implementar e estruturar o seu mobile commerce.
O que é M-commerce?
M-commerce é a nomenclatura para comércio realizado por meio de dispositivos móveis. É comum que, ao navegar pelo celular você, encontre um anúncio de alguma loja virtual, seja no feed do Instagram ou do LinkedIn.
A cada dia estamos mais conectados em smartphones, para interação, trabalho, e distração. Com isso, a impulsividade para compras através de dispositivos móveis teve um grande crescimento também.
O mobile commerce tem se destacado e crescido, principalmente no Brasil. Com a melhoria da internet móvel e o avanço tecnológico dos smartphones, estamos entrando em uma era de popularidade de compras por dispositivos móveis.
De acordo com a pesquisa da Outerboxdesing, 80% das pessoas que vão em estabelecimentos físicos para compras realizam pesquisas sobre produtos tangíveis ou não e cotação de preços online até mesmo dentro da loja.
E tem mais, as compras realizadas em dispositivos móveis cresceram 22% entre 2016 e 2017. Esses dados indicam que é essencial estar preparado para oferecer a melhor experiência possível aos usuários do seu mobile commerce.
Como aumentar as vendas com o M-commerce?
Entender o que leva ao abandono de carrinhos é fator fundamental para que o seu m-commerce tenha sucesso e engajamento.
Além disso, é importante compreender como funciona a experiência do cliente no meio mobile para que as estratégias sejam devidamente adaptadas, e é isso que aprenderá a seguir.
Veja quais aspectos devem ser analisados em sua estratégia:
Funil de vendas
Diversas vezes, os apps ou as versões mobile de sites e-commerce são abertos por impulso. Como consequência disso, o abandono do carrinho pode acontecer por diversos motivos:
- preço elevado;
- valor mínimo para frete grátis;
- entrega demorada;
- falta da forma de pagamento esperada.
Porém, uma de suas principais causas é o simples fato do cliente não estar no fundo do funil. Isso quer dizer que, por exemplo, o usuário pode estar apenas fazendo uma pesquisa sobre os preços e comentários de outros usuários de um sistema para salão de beleza.
Essa situação pode ser revertida com a adequação dos anúncios para páginas e personas definidas corretamente e a criação de conteúdos otimizados para cada etapa do funil.
Para isso, é importante conhecer a persona do seu negócio e entender o seu público alvo. Algumas ferramentas, como o Google Analytics, permitem que você monitore de onde veio o seu tráfego, e isso trará informações valiosas sobre o seu cliente.
Estruture o menu de cadastro
Ao optar por uma compra online, o cliente certamente deseja segurança e facilidade, até mesmo por ser uma escolha baseada no comodismo em muitas situações.
Cadastros em sites m-commerce são normais, entretanto, processos que perguntam dados em excesso passam insegurança, e isso pode promover o abandono de carrinhos e a desistência de compras.
Lembre-se de que o usuário deseja praticidade ao realizar uma compra pela internet, e que ele pode facilmente trocar de site caso o seu formulário seja muito complexo ou exigente.
Se você tiver alguma dúvida, basta entrar nos seus sites favoritos de compra, a fim de buscar inspirações e entender como os grandes players do mercado.
Adeque o preço e os meios de pagamento
Alguns empreendedores acham que o preço é um dos fatores predominantes para uma compra online. Isso pode até ser válido, mas existem outros aspectos que o usuário avalia antes de tomar a sua decisão.
Fretes caros, por exemplo, tornam o preço final da compra maior, e isso pode ser uma objeção para alguns compradores. A falta de meios de pagamento é outro fator importante também. Enquanto alguns usuários só compram com o cartão de crédito, outras preferem gerar boletos.
Se o seu M commerce não estiver adaptado para essas questões, prepare-se para perder boas oportunidades para vender mais. Portanto, siga as dicas abaixo.
Diversifique os meios de pagamento
Com a diversificação dos meios de pagamento na sua plataforma m-commerce, a sua empresa atende a um número maior de consumidores. Quanto mais opções você oferecer, maiores são as chances de atrair usuários de diferentes nichos sociais e econômicos.
Essa flexibilidade beneficia o seu fluxo de caixa uma vez que as vendas tendem a aumentar e também influencia a satisfação do cliente, que tem mais opções ao comprar um produto.
Diversas plataformas de m-commerce têm plugins e extensões que integram o seu site com plataformas de pagamento, como o PagSeguro e o Boleto Simples.
Verifique o frete
Provavelmente, você já deixou de comprar pela internet porque o frete era mais caro que o esperado, certo?
Para que isso não aconteça com os seus clientes, você pode utilizar algumas estratégias simples, como:
- estabelecer parceria com transportadoras;
- utilizar o frete incluso total ou parcial no preço da mercadoria;
- ter um sistema de entrega próprio.
Preço
O preço é um dos principais benefícios das compras online. Grande parte dos consumidores tem a mentalidade de que comprarão produtos mais baratos pela internet, e, em muitos casos, isso é verdade.
Uma opção para satisfazer a busca do seu cliente pelo preço baixo é realizar o benchmarking, que consiste em verificar o preço de produtos iguais ou similares aos seus nos concorrentes.
É importante lembrar não é ideal entrar em uma guerra de preços. Caso o seu produto seja inovador ou superior, ele não precisa ter o mesmo preço, e sim que haja o equilíbrio entre o valor gerado ao cliente e o preço da mercadoria.
Responsividade
A utilização de dispositivos móveis está ultrapassando o uso de desktop atualmente. De acordo com o IBGE, 92,6% dos brasileiros já tinham acesso à internet por dispositivos móveis em 2018.
De acordo por isso, é necessário que as páginas e os sites funcionem em todos os tipos de dispositivos, como, celulares, computadores e tablets.
Além disso, a navegabilidade deve ser fluida, afinal, clicar em um botão muito pequeno em uma tela touch de celular é complicado, né? Por isso, as suas páginas devem ser adaptadas e responsivas em suas versões mobile.
Navegação
Sites lentos, com erros e de difícil navegação levam a uma má experiência do usuário. Para melhorar o desempenho do seu m-commerce, pode ser necessário investir em uma nova plataforma e reduzir o tamanho das imagens e das categorias.
Lembre-se de deixar visível o “botão de compra” no seu m-commerce. Por mais que isso seja óbvio, ainda é comum que, ao acessar um site, você se depare com inúmeras etapas ou CTAs até chegar ao ponto de compra. E isso não é nem um pouco favorável para o usuário.
Organize os menus e as categorias para que seja fácil localizar um produto na sua página. Uma boa prática é inserir filtros para pesquisas dentro da sua loja virtual, como menor e maior preço ou relevância.
Conclusão
Ao ler este post, você descobriu como um bom m-commerce pode utilizar estratégias simples para ter melhores resultados no mercado.
Pensar que os consumidores analisam apenas o preço é um equívoco. Hoje em dia, diversos aspectos devem ser considerados, como o frete e a responsividade da página.
A experiência do usuário precisa ser uma de suas prioridades. De nada adianta, por exemplo, ter um site bonito se o comprador não encontra o botão de compra com facilidade.
Além disso, lembre-se de organizar a sua loja virtual para que o cliente não se perca. Crie categorias e simplifique a navegação do usuário, a fim alcançar mais vendas e gerar mais satisfação.
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