Perdi a nota fiscal… e agora? Como pegar a segunda via?

Atualizado há mais de 3 semanas
Inserir vídeo
Inserir vídeo

Perdeu uma nota fiscal? Veja como conseguir a segunda via de nota fiscal neste post.

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post!).

Não é segredo para ninguém que a  nota fiscal eletrônica  é um dos documentos mais importantes para quem vende ou compra produtos e serviços.

É uma nota fiscal que comprova, por exemplo, que o produto está na garantia e, também, carrega um papel importante no processo de  declaração do imposto de renda. 

Mas o que fazer se você perder essa nota? Bom, é só pedir a segunda via de nota fiscal. 

Ainda que você não seja essas pessoas organizadas e que tenha tudo muito bem guardado e armazenado, está tudo bem. Neste post, você irá descobrir como conseguir a segunda via de uma nota fiscal. 

Onde conseguir a segunda via da nota fiscal?

Para conseguir a segunda via da nota fiscal, o caminho mais simples é consultar quem emitiu a nota fiscal.

Por mais que o estabelecimento em que você adquiriu determinado produto não seja obrigado a fazer essa nova emissão — legalmente falando, já que não há nenhuma lei que diga isso — , a melhor opção é entrar em contato.

atenção!

A empresa não tem nenhuma despesa com a nova emissão. Se você for cobrado, fique atento: o Código de Defesa do Consumidor (CDC) está do seu lado, considerando essa cobrança como prática abusiva em seu artigo 39.

Outro ponto importante é que os estabelecimentos são obrigados a armazenar as notas fiscais por pelo menos cinco anos após a emissão do documento

Portanto, se você precisar da segunda via dentro desse período, tudo será mais fácil.

A loja não quer emitir a segunda via de nota fiscal. E agora?

De fato, o estabelecimento não é obrigado a te dar a segunda via de nota fiscal, porém, ela não tem porque negar. Mas, caso isso aconteça, não se preocupe, pois existem ainda outros caminhos que você conseguirá ter acesso a esse documento.  

Checou seu e-mail?

A primeira alternativa é verificar a sua caixa de entrada do e-mail. Boa parte das empresas já emitem e enviam o documento por e-mail. E acredite, isso não é uma exclusividade dos e-commerces.

Já foi no site da secretaria de fazenda (ou da Prefeitura)?

Outra alternativa é acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e utilizar a chave de acesso da NF-e

A chave de acesso é um código que contém 44 dígitos numéricos, e você pode encontrá-lo no Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), aquele documento que acompanha o produto quando ele chega até você pela transportadora. 

Veja o exemplo abaixo:

segunda-via-de-nota-danfe-fiscal

Mas... se eu não tenho nem mesmo a nota fiscal, quem dirá esse tal de Danfe. 

Bom, fique tranquilo que você ainda pode conseguir essa chave  de outros modos. E adivinha: a primeira forma é pedindo na loja!

Se o contato com o estabelecimento realmente não for uma opção, você pode entrar em contato com a Sefaz. Porém, neste caso, você precisará de um certificado digital.

Para consultar uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), por exemplo, será necessário entrar no portal da Prefeitura da empresa prestadora. Cada município pode exigir dados diferentes para a consulta da nota fiscal, mas, geralmente, você deve ter em mãos:

  • CNPJ do credor;
  • Número da NFS-e;
  • Código de verificação.

Confira um exemplo da prefeitura de Belo Horizonte:

Curiosidade

Se você é empreendedor e tem dificuldades para armazenar suas notas, uma boa alternativa é recorrer a um  ERP .

Essa ferramenta trata-se de um sistema de gestão completo, que é utilizado por muitos empreendedores para automatizar processos, inclusive, emitir e guardar os documentos fiscais.


Lançamento perpétuo: guia definitivo para colocar o produto no ar e bombardear as vendas

Hoje, existem vários tipos de lançamentos, que variam de acordo com a experiência do empreendedor, o tipo de produto e o objetivo. Um modelo muito famoso é o ançamento perpétuo , tema material que será seu guia definitivo agora para vender mais! 

Por que salvar uma nota fiscal?

Uma nota fiscal é o documento que comprova a compra (e venda) de um produto ou de uma prestação de serviço.

Para empresas, salvar como notas é de suma importância. É por meio delas que um negócio consegue comprovar a entrada e a saída de produtos, assumindo, também, que certos impostos foram pagos. 

Por isso, segundo o Código Tributário Nacional , todo negócio precisa guardar cada nota fiscal para, no mínimo, cinco anos, serem elas as emitidas ou recebidas.

É importante que o consumidor também tenha essa prática. Além do mais, a nota serve também como um documento essencial para pedir a garantia de um produto.

Curiosidade

Você sabia que dá para ganhar uma grana colocando o  CPF na nota ?

Tenha mais tempo para

cuidar do seu negócio.

Nós emitimos as notas fiscais das suas vendas e enviamos direto para o e-mail

dos seus clientes.

Existe uma alternativa à segunda via?

Como falamos, a nota fiscal é o documento prioritário para comprovar uma compra, mas também é válido para pedir reembolso ou mesmo a troca de mercadorias.

No entanto, ela não é a única alternativa. Existem outros dispositivos que cumprem os mesmos fins e, por muitas vezes, são um caminho mais viável que a segunda via de nota fiscal.

Uma dessas meios alternativos é o certificado de garantia, que garante a posse da mercadoria e substitui bem a segunda via de nota fiscal, para o caso de troca ou reembolso. 

Outro meio bastante eficaz é a fatura do cartão de crédito, que garante a transferência dos valores de uma pessoa para outra. 

Uma outra opção é ter uma testemunha de que você comprou um produto em determinada loja. 

atenção!

Em todos esses casos alternativos, é importante que você consulte um contador ou um advogado especialista para tirar dúvidas específicas e saber como proceder para fugir de certas dores de cabeça. 

Mas, para que se evite, mesmo, essas situações — que podem sim prejudicar a relação empresa/cliente — a nossa dica é para que guarde todas as notas fiscais!

Se você é empreendedor, existe um formato fácil para ter mais controle sobre as notas fiscais emitidas.

Com um e missor automático de notas fiscais , os documentos são emitidos automaticamente e ficam registrados para consulta sempre que necessário.

Além de eliminar uma burocracia do seu dia a dia - emitir notas fiscais manualmente - é possível ter mais organização fiscal no seu negócio. 

Quer saber mais? Conheça o emissor eNotas

Comentários

  1. Eu comprei um produto (compressor Elgin), que veio a dar problemas, acionei a garantia, porém preciso ter em mãos o certificado de garantia, este eu não encontrei. Então está sendo negada a mim a garantia. Como proceder nesse caso?

  2. Olá bom dia comprei uma moto ciquentinha é não tá empacada perdir a nota fiscal fui na loja tentar consegui outra mais a loja fechou é istou precisando muito dessa nota como faço pra obter a segunda via?

  3. Eu perdi a nota fiscal de uma televisão que eu comprei nas Lojas Americanas estou precisando da segunda via da televisão está com problema e está na garantia e as lojas Americanas não está emitindo nota fiscal… Já tentei de todo as formas mas eu não consigo

  4. Olá, boa tarde!
    A loja tem como imprimir a 2º via de uma NFCe? Existe alguma lei q exige o estabelecimento fazer essa impressão da 2º via da NFCe?

    Obrigada!
    Campina Grande – PB

  5. Eu tenho um problema um pouco mais complicado. Preciso de uma segunda via da venda de uma arma de fogo, para regulrizacao junto à PF. A compra desta arma deu-se em Jul/1994, em uma empresa de Curitiba-PR. Como faço para conseguir a segunda via desta NF??

  6. Comprei um motor bomba em um loja de material de construção da minha cidade, fui usar agora e não está funcionando. Porém não guardei a nota fiscal. Terça feira vou ver como resolvo.

  7. Porquê preciso de segunda via da NF?
    >> Resp.: É porque o impresso do ticket de comprovante de pagamento borrou com o tempo.
    Opinião: Este é problema comum a todos que adquire bem durável como o caso de um celular, etc. E derrepente precisa da nota fiscal, ou seja, deve mudar a lei obrigando uso de tinta permanente se é assim que a coisa funciona. Nós consumidores não temos culpa se a tinta desaparece depois de um ano. Ao solicitar a segunda via na Fazenda exigem a chave de 44 digitos??? Não tem chance nem de encontrar fragmento dessa chave porque borra tudo mesmo. Para melhorar a vida dos brasileiros tem que ir corrigindo desde esses detalhes. Espero alguma resposta.
    Att

    1. Olá, Massatoshi!

      Quem conta com o eNotas (Emissor/Gateway) não precisa passar por esses problemas, pois as notas ficam armazenadas na nuvem do sistema.
      Já, se você for o comprador, o ideal é que salve o arquivo enviado por email, que representa o XML da NF-e.

      Grande abraço!

  8. Existe alguma forma de conseguir 2a Via de NF pesquisando pelo CPF do comprador? Minha irmã vai vender o celular dela, mas ela perdeu a NF, não tem nada no e-mail dela e a loja em que ela comprou o celular fechou.

    1. Olá, Márcia!

      Neste caso a única chance de conseguir a segunda via é entrando em contato com a Secretaria da Fazenda do seu estado, pois eles possuem os dados das notas fiscais emitidas no estado em questão.

      O acesso ao documento varia de estado para estado, portanto você precisa entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de onde você mora ou de onde for a loja (caso não seja onde você mora) e perguntar sobre a emissão de nota fiscal.

  9. Tenho uma moto de trilha perdi a NfC delas e não tenho contato com o antigo dono e não tenho a chaves de acesso como recorrer prá tirar segunda vida. Tenho somente o numero do chassi e numero do motor

    1. Ei, Guilherme! Nesses casos, o ideal seria realmente entrar em contato com a loja ou a pessoa que vendeu a moto para você.
      Caso esse contato não seja possível, você pode entrar em contato com a Sefaz. Porém, neste caso, você precisará de um certificado digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.