sistema-para-hotel
NEGÓCIOS

Sistema para hotel: O que é? Qual o melhor para sua empresa?

Atualizado há mais de 3 semanas

Entre as diversas técnicas estratégicas que existem hoje, está o uso do sistema para hotel. Venha descobrir como esse método de automação pode aumentar suas vendas!

Utilizar ferramentas de automação para impulsionar as vendas e a gestão de uma empresa é uma estratégia que tem crescido e modificado a visão de negócio de muitos empreendedores no mercado.

Contar com uma solução capaz de atender as demandas de modo prático, ágil e eficiente 

é um importante passo para vencer a concorrência.

Isso pois, executar serviços e suprir demandas manualmente é um trabalho desgastante que, por fim, não atinge os melhores resultados, além de ficar mais suscetível ao erro.

Você sabia que utilizar um sistema para hotel pode te ajudar a produzir uma gestão mais organizada, automatizando processos como o fluxo de caixa e a administração financeira, por exemplo?

Procedimentos como esses abrem espaço e dão segurança para você focar no crescimento da sua empresa e atender da melhor forma possível os clientes.

Neste post, iremos explicar o que são esses sistemas, como eles de fato podem te ajudar a aumentar suas vendas e como escolher a melhor ferramenta para isso. Fique ligado!

O que é um sistema para hotel?

Um sistema para hotel é um software de gerenciamento que reúne, armazena e disponibiliza todos os dados e os processos de uma empresa em um só lugar. 

Ferramentas com esse propósito são conceituadas no mercado como “Enterprise Resource Planning” (ERP).

Podemos dizer que esse sistema é um agregador aos seus negócios: com ele, você automatiza tarefas manuais e escala o seu crescimento

De um lado: há canetas, pilhas de papel e infinitas abas de planilhas no Excel. Do outro: um software de gestão hoteleiro formulado exclusivamente para desenvolver todo o trabalho por você.

E então? De qual lado você vai ficar?

qual-melhor-sistema-para-hotel

​Quais são os benefícios da automação de processos para a hotelaria?

Atualmente, diante de tantas novidades tecnológicas, é inviável administrar um negócio por meio de métodos manuais. 

E, para te convencer sobre isso, elaboramos uma lista com 5 vantagens que você terá ao automatizar os processos do seu hotel. Acompanhe!

1. Hóspedes fidelizados

Proporcionar uma estadia que traga satisfação é um objetivo importante e que depende também da tecnologia. 

Ao utilizar um ERP para hotel, você conseguirá estudar o histórico de clientes e assim, oferecer descontos para uma próxima visita, por exemplo.

Outra vantagem é a redução do tempo de espera em filas na recepção e o controle mais eficaz do consumo dentro dos quartos. Enfim, toda estratégia é válida para conseguir prestar um serviço de qualidade e fidelizar um cliente.

Mas para além da automação, oferecer comodidade e um bom atendimento também são considerados pontos agregadores de satisfação no resultado final. 

Ações como essas podem ser capazes de fazer com que os consumidores indiquem o seu estabelecimento em redes sociais e até retornem em uma outra oportunidade, além de aumentar a autoridade da sua empresa.

sistema-para-hotel-hospedes-fidelizados

​2. Praticidade de integração

Já imaginou reunir todos as informações sobre agências, fornecedores e clientes, em um único lugar?

 Com o uso de um sistema para hotel, esse sonho se tornou realidade! Não precisa nem comentar quão  fundamental isso é para otimizar o tempo nessas consultas, não é mesmo?

sistema-para-hotel-praticidade-de-integração

Além disso, a integração de informações em um único local permite que você tenha um controle melhor das atividades, evitando também a incidência de erros ou equívocos.  

3. Melhoria da organização interna

A implementação de um software específico para hotel, além de beneficiar os clientes, também pode impactar positivamente a gestão do seu negócio de várias maneiras, como:

  • aumento da produtividade;
  • melhor relacionamento com usuários e fornecedores;
  • identificação de despesas e a elaboração da gestão fiscal;
  • eliminação de processos desnecessários;
  • emissão de relatórios;
  • controle de fluxo de caixa e garantia do capital de giro.

4. Otimização do tempo e da gestão

A agilidade na execução das atividades desenvolve uma gestão eficiente e permite que você tenha tempo para focar em decisões importantes, como uma estratégia de vendas e diferentes formas de atrair mais clientes.

Do mesmo modo, os funcionário são capazes de prestar um serviço mais ágil e realizar multitarefas com mais facilidade.

otimização-gestão-sistema-para-hotel

Vale dizer, que ao usar um sistema para hotel, você será capaz de aumentar os seus investimentos nos setores mais deficientes, realizando reformas e até mesmo criando novos serviços.

Isso, pois você terá uma redução de gastos significativa, como por exemplo, pulando etapas de processos.

5. Superação dos concorrentes no mercado

A concorrência não dorme, né?

concorrência-sistema-para-hotel

Estar sempre atualizado com as novidades tecnológicas pode ser um grande diferencial na solidificação da sua marca.

Contar apenas com um ambiente agradável e aconchegante pode não ser mais suficiente para satisfazer os hóspedes e superar os concorrentes.

A tendência é que as pessoas procurem por estabelecimentos cada vez mais completos e capazes de oferecer o máximo de comodidade e praticidade possível.

Aderir a essa e outras estratégias modernas e eficientes são a diferença entre um serviço regular e outro de excelência, além de associar valor público à sua empresa. 

Como escolher o melhor sistema para hotel?

Você descobriu o que é um sistema para hotel e percebeu algumas vantagens em utilizá-lo no seu estabelecimento, mas… Qual sistema escolher? Qual é o melhor do mercado?

Bom, pensando nessas perguntas, juntamos 4 itens que você precisa identificar nesses sistemas antes de definir qual o melhor software de gestão para você! Veja:

Suporte e atendimento

Suporte e atendimento. Talvez uma das características mais fundamentais nesse processo de escolha.

Por mais intuitivo que o software possa ser, provavelmente algumas dúvidas poderão aparecer.

 E, imagina deixar os clientes aguardando enquanto você tenta descobrir as soluções sozinho... 

suporte-sistema-para-hotel

Provavelmente, não é esse o cenário que você quer estar.

Portanto, é essencial optar por um sistema que contenha o suporte técnico de atendimento, seja pelo telefone ou por videoconferências. 

Custo-benefício

Como foi dito, você precisa procurar a melhor ferramenta de gestão para a sua empresa. Isso significa dizer, que nem sempre o mais caro será a solução. Para muito além do preço, as funcionalidades é que devem falar mais alto.

Por isso, fazer uma pesquisa e observar o custo-benefício é uma dica que pode te fazer poupar de gastos exagerados.

Atente para as funcionalidades 

Este é um exemplo perfeito que ilustra e complementa a dica anterior.

Há no mercado diversos tipos de ferramentas de gestão e ao procurar por uma, você deve buscar por qual encaixa melhor ao seu negócio.

Sistemas mais robustos irão demandar treinamentos, o que pode exigir um gasto a mais com um especialista, que irá ajudá-lo com esses treinamentos.

Por outro lado, se tudo que você precisa é de um ERP prático e simples que dispensem treinamentos, então o seu foco é outro.

Em um exemplo prático, se você é o tipo de empreendedor que realiza viagens com frequência, o ideal é procurar por um sistema que possua uma função de mobilidade, possibilitando que você faça o monitoramento do seu hotel ou pousada mesmo à distância.

Observação: Verificar se o ERP possui capacidade de integração com a emissão de notas fiscais de serviços (NFS-e) e notas fiscais de consumidor eletrônica (NFC-e) pode ser um grande diferencial para o serviço.

Armazenamento em nuvem

Provavelmente, você já deve ter visto aplicativos que dizem possuir armazenamento em nuvem. 

Essa funcionalidade surgiu por, principalmente, ser capaz de gerar maior segurança ao guardar os documentos, substituindo assim o risco dos dispositivos como pendrives, computadores e CDs.

Além disso, outra vantagem é a possibilidade de usar o ERP contando apenas com o acesso à internet, ou seja, não é necessário instalar um software para utilizá-lo.

Da mesma forma, o recomendado é procurar por uma ferramenta que disponibilize o armazenamento em nuvem, assim, você terá maior garantia da conservação dos seus dados caso ocorra algum problema externo, como por exemplo, a queda de energia.

Conclusão

Como mostramos nesse post, estar atento às novidades e conhecer os benefícios da automação de processos ao contar com um sistema para hotel é uma necessidade para estar vivo na competição do mercado.

Introduzir ferramentas estratégicas à sua gestão impulsiona o crescimento de receita e contribui para a solidificação da sua marca hoteleira.

Você conheceu as vantagens sobre o impacto de um ERP em um empresa, mas você sabe quais as principais dicas de como evitar o endividamento? Acompanhe nosso post e descubra!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.