Sistema para salão de beleza: o que é e as melhores opções do mercado

Ter um sistema para salão de beleza adequado às necessidades do seu negócio é essencial.

Utilizar um ERP que oferece boas funcionalidades para o seu dia a dia de trabalho não é mais um diferencial para se destacar no mercado. Na verdade, esse é um princípio de quem quer empreender com bons resultados

Profissionais que ainda realizam tarefas manuais, como agendar atendimentos em cadernos ou adotar comandas de papel, perdem cada vez mais espaço para concorrentes.

E tem mais. Diversas estratégias precisam ser adotadas na rotina de um salão, como marcar presença nas redes sociais e manter contato próximo com cada cliente.

Este conteúdo foi feito para empreendedores que almejam automatizar tarefas e encontrar a melhor opção de software.

O que é um sistema para salão de beleza?

Software que automatiza processos, registrando dados de pagamentos, de clientes e de fornecedores em um só lugar. Em resumo, um sistema para salão de beleza é responsável por tornar o seu trabalho mais seguro e tranquilo.

Existem opções offline e online. Quem utiliza uma solução offline pode ter dificuldades para dar manutenção e atualizar as funcionalidades. Além disso, é necessário garantir a segurança das máquinas, pois qualquer problema coloca em risco a integridade e a acessibilidade dos dados.

Programas online são mais práticos e escaláveis. A partir disso, você consegue acessá-los a qualquer hora e lugar, bastando uma boa conexão à internet.

 O backup na nuvem é outro ponto a ser lembrado. Todas as informações são armazenadas automaticamente com segurança e facilidade. As atualizações e as melhorias da ferramenta são automatizadas também.

Qual delas faz mais sentido para você?

Quais funcionalidades um bom programa para salão de beleza tem?

Com uma rápida pesquisa na internet, você se depara com várias opções de sistemas e é comum ter dúvidas ao fazer a sua escolha.

Tenha em mente que o preço não deve ser o único fator analisado. Propostas baratas demais, por exemplo, nem sempre oferecem os melhores resultados.  

Desse modo, antes de tomar qualquer decisão, conheça as funções que não podem faltar em um programa para institutos de beleza:

Gestão financeira

O controle das finanças do salão é um dos principais aspectos que você precisa considerar. Rotinas básicas, como o fluxo de caixa e a conciliação bancária, devem ser precisas e ágeis.

O software adotado deve permitir:

  • controle das contas a pagar e a receber;
  • recebimento de gorjetas;
  • pagamento de comissões;
  • adiantamento de pagamentos;
  • e muito mais.

Com essas informações em mãos, você consegue traçar melhorias em sua estratégia financeira, aproveitar as datas comemorativas com o marketing sazonal e oferecer pacotes promocionais.

Agenda

A agenda do sistema do seu salão deve ser flexível e atualizada em tempo real. Como você sabe, clientes marcam e desmarcam horário a qualquer momento.

Desse modo, você não pode abrir brechas para falhas na comunicação da equipe de trabalho. Qualquer alteração na agenda deve ser atualizada instantaneamente. Encaixes e  remarcações, por exemplo, são ações que não devem tomar muito o seu tempo.

Além disso, uma agenda digital não deixa que imprevistos atrapalhem o ritmo de atendimento do salão. Imagine que você utiliza uma agenda de papel na sua recepção. Um simples copo de café derramado pode tornar todas as informações ali escritas ilegíveis, certo?

Portanto, escolha uma opção que flexibilidade a sua rotina e que preza pela segurança de dados dos seus clientes.

Monitoramento de estoque

A venda de mercadorias em salões de beleza é uma oportunidade para aumentar o ticket-médio e fidelizar clientes. Porém, para ter bons resultados, é necessário controlar toda movimentação de produtos.

Por isso, a ferramenta escolhida pelo seu negócio deve monitorar tudo que acontece no estoque. Com relatórios completos sobre os níveis de cada mercadoria, é possível evitar desperdícios e realizar novos pedidos aos fornecedores a qualquer momento.

Em outras palavras, ao saber a quantidade exata de materiais que devem ser compradas, você estabelece o melhor prazo de entrega e entende a sazonalidade de consumo no salão.

E não pense que acaba por aí.

O armazenamento e a logística devem ser rigorosos também. Produtos de beleza, em alguns casos, necessitam de cuidados ao serem armazenados. A luz solar, por exemplo, é um aspecto que pode atrapalhar a propriedade de certos produtos.Então, fique atento a todos esses detalhes para não prejudicar o seu estoque.

Satisfação do cliente

Você tem problemas com clientes que agendam um atendimento, como um corte de cabelo, e não comparecem? Essas situações atrapalham o fluxo de trabalho de um salão e precisam ser evitadas a todo custo.

Imprevistos até podem acontecer, mas será que a sua equipe está prestando um bom serviço? Apenas com um sistema para salão de beleza que tem informações completas sobre a sua cartela de clientes pode te ajudar nessas horas.

É importante que o software trabalhe com os seguintes dados sobre cada consumidor:

  • cadastro completo;
  • últimas visitas no estabelecimento;
  • produtos e serviços mais procurados;
  • frequência de agendamento;
  • gasto médio;
  • saldo devedor/credor;

Após analisar esses pontos, você tem segurança para traçar estratégias focadas na experiência do cliente, como campanhas com descontos para trazê-los de volta ou bonificações por indicações de amigos. Lembre-se de que é necessário se aproximar das pessoas e mostrar o lado humano da sua gestão.

Relatórios completos

Por falar em informações, saiba que todas as decisões tomadas em um salão de beleza não devem ser baseadas em achismos. Por isso, a ferramenta escolhida precisa ter relatórios completos sobre tudo que acontece na gestão.

Todos os dados devem ser reunidos em um único lugar. Evite ter que trabalhar com planilhas e arquivos espalhados em computadores e em drives isoladamente. Isso pode até funcionar em empreendimentos menores, mas, à medida que o negócio cresce, os processos se tornam mais complexos e precisam de organização.

Email marketing

Ter uma boa estratégia de email marketing é essencial para manter os seus clientes atualizados e educar o mercado. Por isso, a ferramenta de gestão do seu salão deve fornecer essa funcionalidade.

A partir da integração com o cadastro dos clientes, será possível customizar fluxos de nutrição específicos para cada perfil de usuário.

Emissão de nota fiscal

Quando se fala de assuntos tributários, alguns empreendedores ficam de cabelo em pé. Em alguns casos, muitos deixam essas questões de lado e acabam se metendo em maus lençóis — e não poderia ser diferente com a emissão de nota fiscal.

Emitir nota fiscal automaticamente é fundamental para ter mais tempo, pagar impostos em dia, focar no crescimento do negócio e atender melhor os seus clientes. Mas como isso acontece?

Pois bem, um sistema para salão de beleza que oferece essa funcionalidade permite a emissão da nota fiscal assim que a venda é realizada ou o serviço é prestado. Isso quer dizer que você não precisa entrar no site da Prefeitura ou da Secretaria da Fazenda para gerar os seus documentos.

Falhas de comunicação com os provedores de emissão podem acontecer. E acredite: o seu cliente não ficará feliz de ter que esperar tudo voltar ao normal. Portanto, escolha uma solução que trata essas questões com eficiência.

Atenção!

Quem trabalha com franquias deve ter mais cuidado ainda. Imagine todo o tempo que seria necessário para desenvolver uma solução interna, integrada aos municípios e aos estados dos seus salões de beleza para emitir nota fiscal.


Os recursos e a mão de obra investidos nessas ações podem ser direcionados para outros setores, como a realização de treinamentos ou a compra de novos equipamentos.

Quais são os melhores sistemas do mercado?

Agora, chegou o momento para você conhecer as principais opções para o seu negócio.

One - Beleza & Bem-Estar

sistema-para-salão-de-beleza-one-beleza-e-bem-estar

One é uma ferramenta 100% online. Ou seja, você pode acessá-lo a qualquer hora e lugar, não precisando instalá-lo em máquina nenhuma. Com o armazenamento na nuvem, os dados do seu salão e dos seus clientes ficam seguros também.

A agilidade do aplicativo é um dos seus principais diferenciais. Diariamente, mais de 1 milhão de requisições são feitas no sistema, e mais de 60% são processadas em até ¼ de segundo.

Com uma interface agradável, os usuários têm facilidade para utilizá-lo, agendar atendimentos e acessar relatórios financeiros completos.

PS: O One Beleza & Bem-Estar oferece 15 dias gratuitos para teste. Essa é uma oportunidade para você utilizar o sistema e analisar se as funcionalidades atendem às suas necessidades. 

Graces

sistema-para-salão-de-beleza-graces

Barbearias, salões de beleza, esmalterias, clínicas de estética e spa encontram no Graces todas as funcionalidades que precisam, a fim de tornar o trabalho da equipe mais produtivo e seguro.

Ainda é possível contar com funções adicionais:

  • CRM e marketing;
  • app de agendamento para clientes;
  • divisão de receitas e de despesas com os profissionais, respeitando a Lei do Salão Parceiro;
  • treinamentos presenciais e online;
  • emissão de Notas Fiscais (NFS-e) de Serviços e de Produto (NF-e).

Além disso, existem condições especiais para quem trabalha com mais de uma loja ou com franquias.

Belasis

sistema-para-salão-de-beleza-belasis

Belasis é uma plataforma de gestão que auxilia o dia a dia dos donos de salões de beleza, barbearias, esmalterias, clínicas e spas. Com o sistema, é possível controlar tudo que acontece dentro do seu negócio, desde abertura de caixa até a criação de campanhas de marketing para seus clientes.

Entre as soluções que a Belasis oferece estão:

  • agendamento Online
  • painel financeiro completo
  • controle de estoque
  • controle de comissões
  • programa de pontos para fidelização
  • emissão de notas fiscais
  • relatórios completos
  • criação de website
  • avaliações de clientes
  • e ainda, produção de aplicativo personalizado para seu negócio.

Essas são apenas algumas funcionalidades da plataforma Belasis.

Eles também oferecem um teste grátis de 7 dias. Uma ótima oportunidade para conhecer mais o sistema e ver se ele se adequa ao que seu negócio precisa.

AZ Cabelo & Estética

sistema-para-salão-de-beleza-AZ

AZ é um sistema para salão de beleza completo, com controle do estoque, do fluxo de caixa e da agenda ao alcance de qualquer usuário.

Beauty Date está integrado ao AZ, e é uma ferramenta que possibilita o agendamento online de atendimentos. Dessa maneira, clientes podem marcar horário mesmo que o seu salão esteja fechado. Como é possível configurar mensagens de lembrete, o número de faltas é reduzido.

Lapag

sistema-para-salão-de-beleza-LAPAG

Lapag surgiu como uma máquina de pagamento de cartão para salões de beleza. E não pense que o seu diferencial está relacionado à taxa cobrada, pois é semelhante às outras do mercado.

Uma característica especial é a integração com um sistema para centros de beleza e o repasse de comissões. Se uma cliente consome mais de um serviço, como um corte de cabelo e uma sobrancelha, e realiza um pagamento único, o dono do empreendimento deve calcular a comissão de cada profissional manualmente.

Essa atividade é trabalhosa e toma muito tempo à medida que o negócio cresce. Quem utiliza a Lapag não precisa se preocupar com isso, já que a ferramenta faz transferências automáticas de acordo com o cadastro de cada profissional e os valores estabelecidos dos atendimentos.

Em uma entrevista para a Exame, os criadores da Lapag afirmam que os lucros dos seus clientes aumentam, em média, em 20% após o uso da maquininha.

Este conteúdo mostrou para você como é importante escolher o melhor sistema para salão de beleza para o seu negócio. Como existem diversas opções no mercado, você pode ter dúvidas para tomar uma decisão.

Mas não se preocupe. Antes de se decidir, analise quais são as necessidades do seu empreendimento e veja quais funcionalidades melhorariam o seu desempenho.

Lembre-se do papel da automação de processos, como a emissão de nota fiscal, o controle eficiente das finanças e a segurança dos dados dos seus clientes.

Qual outra programa para salão de beleza você indicaria? Qual software você utiliza? Conta para a gente nos comentários!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>