Quais são as vantagens da NFC-e?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você sabe o que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica? Quais as vantagens dessa nota? Não? Então confira nosso post e descubra!

O mercado do varejo sofre com constantes mudanças que passam desde experiências encantadoras para os consumidores a processos que podem elevar as vendas de uma empresa.

Nesses cenários, estar sempre ligado às novidades do mercado, significa dar um passo em direção ao sucesso.

Conhecer as vantagens da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), por exemplo, é um desses assuntos que pode te beneficiar bastante meio a concorrência.

Neste post, além de entender as vantagens que a NFC-e pode te trazer, você irá conhecer um pouco mais desse importante documento para o varejo.


O que é NFC-e?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é uma possibilidade de substituir dois dos mais importantes documentos do varejo: o cupom fiscal e a Nota Fiscal modelo 2. 

Portanto, pode-se afirmar que ela tem a mesma função que as outras duas, com a diferença de ser digital, o que permite muitas vantagens, seja para o consumidor ou para o próprio varejista. 

A NFC-e é emitida diretamente do site da Secretaria de Fazenda (Sefaz), basta que você envie as informações e aguarde a autorização do órgão para a emissão da nota e do Danfe.

Vale dizer que esses documentos podem ser enviados por email ou SMS — mas, se o consumidor preferir, também podem ser impressos. 

Por fim, a NFC-e tem como objetivo a agilidade no envio das informações para a Sefaz e ajudar na fiscalização eficiente contra a sonegação fiscal.

Mas não se resume a isso, ela traz para sua loja e para consumidores em geral, benefícios que vão além da agilidade e da fiscalização.

eBook-Guia-Pratico-NFCe-para-ERPS

Quais são as vantagens da NFC-e?

Hoje, não há dúvidas que a NFC-e está muito presente no varejo e que sua utilidade está ligada a diversos incentivos.

Ficar sem ela pode ser uma desvantagem, e mais do que isso, você estará perdendo na competitividade para a concorrência. Portanto, se você ainda não aderiu à emissão de NFC-e, fique atento! 

Veja abaixo 10 vantagens da NFC-e: 

1. Não exige impressora fiscal

A primeira das vantagens da NFC-e é que ela não requer uma impressora fiscal. Quem trabalha há muito tempo com varejo sabe que essas máquinas são aquelas que emitiam para o consumidor o documento de compra.

Com o modelo eletrônico, essa aquisição é desnecessária. O que, aliás, afeta diretamente seu caixa, já que essas máquinas custam em torno dos R$ 4.000!

Mas... e se  meu consumidor quiser o modelo impresso?

Sem problema, você pode fazer isso com uma impressora comum. Ainda assim, dispensa aquelas que são próprias para a emissão do documento, que eram homologadas para isso. 

2. É mais segura

Todo mundo sabe que, no quesito segurança de informações, o máximo de cuidado é sempre o mais recomendado. 

Pensando nisso, a vantagem da NFC-e é que ela armazena dados com segurança digital que é capaz de se resguardar de invasores ou vazamentos. 

Outro revés que a NFC-e evita, são os empecilhos que podem ocorrer com o armazenamento físico — desgaste do papel, incêndios ou perdas —  o que seria de fato uma baita dor de cabeça.

3. Reduz o consumo de papéis

A redução da compra de papel pela empresa, além de trazer um impacto financeiro positivo, ainda evita o acúmulo de folhas, que é um grande inimigo da organização e até mesmo da produtividade.

vantagens-da-nfc-e-reduz-o-consumo-de-papéis

Vale lembrar que, além de tudo, trata-se também de uma prática sustentável! 

4. O armazenamento é melhor

Ainda falando sobre papel... Ninguém por aqui gosta muito de guardar tantos, não é? Além de ocupar espaço, dificultar o acesso e a organização, o armazenamento é mais um trabalho a acrescentar em sua rotina.

A partir da emissão das NFC-e, você poderá armazená-la em plataformas online, de acordo com a sua ERP, ou mesmo na nuvem ou em seu computador, que seja. 

Fato é, fica muito mais cômodo armazenar essas notas que não seja de maneira física. 

Isso se aplica também ao seu consumidor, que além de guardar da maneira que quiser, ainda pode acessar o site da Sefaz do seu estado e ter acesso a essas notas, sem precisar, portanto, de tê-las consigo.

5. Agilidade no atendimento

Aliás, esse é um dos principais propósitos da NFC-e. A agilidade no atendimento pode ser um fator determinante para que a experiência de compra do seu consumidor seja a melhor possível.

A rapidez no processo de emissão da NFC-e se dá por ser realizada com processos automatizados e portanto, com menos burocracia

Basta que a pessoa seja cadastrada em seu sistema para que você tenha todas as informações necessárias para emitir a nota.

6. Facilita o cumprimento das obrigações contábeis/fiscais

Todo varejista sabe da importância de uma nota fiscal mediante o cumprimento das leis. É por isso que uma das grandes vantagens da NFC-e é poder fornecer as informações à Secretaria da Fazenda de uma maneira automatizada. 

Assim, é mais fácil de se cumprir todas as exigências do órgão, evitando um grande números de auditorias.

Com a nota fiscal de consumidor é possível se reduzir os erros de emissão, o que garante mais tranquilidade para a sua empresa de fornecer corretamente esses dados e, por isso, não ter problemas junto à fiscalização.

7. Combate à sonegação fiscal

Com todos esses processos, citados anteriormente, realizados de maneira mais fácil, a sonegação fiscal é também combatida. A NFC-e também é uma arma mais eficaz contra o crime já que mais pessoas têm acesso à ela, além de ter um volume maior. 

Ter a sonegação combatida, significa mais lealdade na concorrência e a arrecadação de impostos mais eficiente.

8. Reduz o erro de lançamento

Erro de digitação nunca mais! No recebimento dos dados gerados — das emissões das NFC-e—, a contabilidade não precisa mais se preocupar com erros relacionados à digitação das notas.

Não há mais a necessidade de imprimir esses dados. Basta que seja disponibilizado, por exemplo, o arquivo .XML emitido pelo sistema que é utilizado pela empresa nas vendas.

9. Emissão a qualquer hora, em qualquer lugar

Um benefício da nota de consumidor eletrônica está na possibilidade de se emitir em qualquer lugar e a qualquer hora. 

Imagine na Black Friday, por exemplo, quando um consumidor quiser aproveitar um desconto de uma loja virtual logo cedo, ainda na madrugada.

Ele não precisaria esperar só para ter a NFC-e. Graças à internet, ele poderia até estar em um local diferente que seria possível receber a nota, sem grandes dificuldades.

10. Pode ser emitida offline

Você percebeu que um dos grandes diferenciais da versão eletrônica desse tipo de nota é que ela é online, certo?

Mas isso quer dizer ser dependente da internet, de um bom sinal de rede e até mesmo de energia. O que significa que em algum momento, um imprevisto pode atrapalhar a emissão. 

E se a internet cair? E se o sinal ficar fraco ou a distribuição de energia ficar interrompida? Ou, pior, o problema vier do site do Sefaz! Seu cliente ficará esperando?

Claro que não!

Uma das vantagens da NFC-e é que ela pode ser emitida offline graças à nota de contingência. O modelo é emitido toda vez que algum problema relacionado a esses acima ocorrer e sua loja ficar impossibilitada de gerar a NFC-e.

Ela garante que você tenha acesso ao arquivo .XML, que te permitirá emitir a nota original em até 24 horas – ou no próximo dia útil. 

É preciso se atentar apenas às regras que o seu estado possui, no caso dessa emissão posterior, e sobre a multa aplicada, caso você não emita até o prazo estipulado. 

O seu cliente pode sair com a Danfe, gerada normalmente. Caso ele necessite da Nota Fiscal, ele pode acessar o site da Sefaz depois do prazo estipulado e consultá-la. 

Além de saber a vantagens da NFC-e, você tem que saber quais são todos os tipos de notas para que sua empresa esteja afiada quanto a suas emissões se, por acaso vier precisar emitir. 

Que tal descobrir um pouco mais sobre os outros tipos de notas fiscais presentes no mercado contábil?

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.