Como otimizar o desempenho da sua equipe de desenvolvimento

Atualizado há mais de 3 semanas

Um dos grandes desafios de quem gerencia pessoas é conseguir otimizar o desempenho de sua equipe de desenvolvimento.

Isso porque é necessário aliar tanto as metas da empresa, quanto reconhecer o potencial, mas também os limites de cada um da equipe.

Não é tarefa fácil, mas é possível desde que você tenha boas práticas de gestão de pessoas e reconheça o capital humano na qual você está lidando. E, claro, saiba exatamente quais são as metas da empresa.

Para fazer tudo isso da maneira mais estratégica possível, veja quais são as melhores dicas para otimizar o desempenho de sua equipe de desenvolvimento.

9 dicas para otimizar o desempenho da sua equipe de desenvolvimento

Para extrair ao máximo o desempenho de sua equipe, sem perder de vista as metas da empresa, é preciso sempre pensar na motivação, engajamento e valorização das pessoas.

É sempre interessante, apesar disso, ter a ajuda de plataformas externas que potencializam os processos. Ou seja, ferramentas e treinamentos, por exemplo.

Posto isso, confira 9 dicas para otimizar o desempenho da sua equipe de desenvolvimento.

Foque nas pessoas

As metas da empresa só serão alcançadas graças ao empenho das pessoas. É impossível você ter uma boa estratégia se você não tiver foco nos colaboradores.

Escutar a todos sobre as estratégias, preparar um plano de engajamento, criar um bom clima organizacional na empresa, por exemplo, são algumas maneiras de mostrar como cada pessoa é importante para os planos.

Nesse sentido, é fundamental otimizar o desempenho da sua equipe de desenvolvimento e conhecer cada potencial de cada um. Ou seja, quais são os pontos fortes dos integrantes e aquilo que precisa ser desenvolvido.

Compartilhe a todos as metas

Cada pessoa deve saber exatamente para quê está trabalhando. Ou seja: quais são as metas que se espera atingir.

Essa transparência é fundamental para criar um pensamento único em prol de algo. Aqui, você ainda pode desenvolver o diálogo aberto.

Ao compartilhar as metas a todos, a participação das pessoas ainda pode gerar boas ideias. Por isso, reuniões de brainstorms com os envolvidos pode ser uma ótima estratégia para encontrar soluções para se atingir as metas da empresa.

Tenha escuta ativa

A escuta ativa é uma característica determinante de todos os líderes. Trata-se de um modelo usado em mediações, em que a pessoa não só escuta o que a outra tem a dizer, mas tenta compreender os motivos, as motivações e os anseios na fala.

Por isso, ela se torna uma poderosa ferramenta para otimizar o desempenho de sua equipe de desenvolvimento. Pratique-a sempre lembrando que a opinião de uma pessoa quase nunca vem para prejudicar, mas como forma de potencializar os trabalhos.

Por isso, cabe sempre escutar e entender, atentamente, o que a equipe tem a dizer.

Crie uma rotina de feedbacks

A escuta ativa pode ser realizada nos feedbacks. Mas ao criar essa rotina, vale a pena não só escutar, mas também dizer a respeito do trabalho de cada um.

Os feedbacks precisam ser, portanto, um caminho de mão dupla. Importante isso para que todo o processo e expectativas estejam alinhados.

Faça elogios, mas sem se esquivar de fazer críticas construtivas. Deixe sempre claro que se trata de um processo de construção e corrigir erros ou adaptar processos.

Reforçando: nunca se esqueça que se trata de um feedback: falar é importante, bem como ouvir!

Faça treinamentos

Esse é um passo que pode haver necessidade de contratar fornecedores externos, como cursos online.

Os treinamentos não visam só o aperfeiçoamento dos processos na empresa, mas também o próprio crescimento profissional de cada integrante.

As vantagens do treinamento são muitas e para ambas as partes (empresa e empregado), sendo que o colaborador se sentirá mais motivado ao perceber que o empregador investe no crescimento profissional dele.

Use ferramentas de gerenciamento de tarefas

Algo que é necessário para ter uma otimização estratégica de equipes são as ferramentas de gerenciamento.

Tratam-se de plataformas que podem dar uma visão geral e detalhada de cada tarefa, prazo e responsáveis por elas.

Assim, será possível acompanhar todas as métricas e se o caminho para atingir as metas é seguido. Bem como, será mais fácil remodelar algum processo ou mapear gargalos que possam impedir o bom desempenho da estratégia.

Como sugestão, duas das plataformas de gerenciamento de tarefas mais conhecidas são o Asana e o Trello.

São plataformas bem simples, intuitivas e parecidas, ainda que diferentes. Por elas, você consegue criar processos e em cards acompanhar cada detalhe para que uma tarefa seja cumprida.

Ofereça tarefas interessantes

Ter uma rotina dinâmica é muito mais atrativo para qualquer equipe. Isso significa que as tarefas da equipe podem ser mais desafiadoras, instigando cada funcionário a se desenvolver e buscar por novas soluções.

Nesse sentido, utilizar modelos ágeis, como o Scrum e o Sprint, utilizando cada um para uma determinada tarefa ou entrega.

Dessa forma, as atividades poderão ser desenvolvidas melhor e serem acompanhadas de mais de perto, sempre podendo ser adaptadas quando necessária.

Mas, mais que isso, os times estarão imersos em uma rotina mais dinâmica e menos morosa.

Revise os processos

Deixe sempre claro os processos dentro do seu time, mas esteja sempre atento àquilo que carece de ser adaptado.

A dinamicidade do mercado pode ser encontrada também no desenvolvimento de seu time, e será natural que uma determinada ação que deu certo antes, precise ser ajustada em outro momento.

Evite as burocracias e automatize processos

Por fim, mas definitivamente não menos importante: evite o que seja burocrático. Isso não só dará mais dinamicidade aos times, como também acelerará todas as operações de sua empresa.

As automatizações também reduzem erros manuais e são mais assertivos nas operações.

E sabe um processo que você pode começar a otimizar agora? A sua gestão de notas. E por isso, a dica é pelo Gateway da eNotas.

Com ele, você pode acompanhar tudo o que acontece em suas notas fiscais em tempo real.

Você ficando mais tranquilo quanto a isso, fica muito mais fácil otimizar o desempenho de sua equipe de desenvolvimento, certo? Por isso, conheça agora mesmo o gateway da eNotas.

Head de Marketing na eNotas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.