Como atrair afiliados para um produto digital?

Atualizado há mais de 3 semanas

Afiliados são parceiros para divulgar a sua marca, o seu produto ou o seu serviço. São pessoas que podem — pagas, claro — ajudar a alavancar suas vendas e fazer você ganhar notoriedade e autoridade. 

Tê-los em sua estratégia de marketing, portanto, é fundamental. Mas, todo cuidado é pouco. Um erro de afiliado pode ser um tiro pela culatra. Por isso, você tem que saber não só escolher, mas atrair afiliados corretos. Os melhores no mercado para o seu produto. 

Quer saber como. Bom, você terá agora boas dicas para isso.

Mas antes, você entende o que é um afiliado?

O marketing de afiliado não foge muito do que você leu no início deste texto. Ele compreende ter parceiros — o afiliado — que vende o produto de outra pessoa. 

O afiliado pode ser influencer, pessoas com blog ou site de alto poder de engajamento e donos de canais de Youtube. Enfim, alguém que tenha um público já fiel. 

Esse divulgador deve ser uma pessoa que se encaixe com o público-alvo, na qual você está disposto a conquistar. Por isso, o nicho dele deve ser o mesmo que o seu. O afiliado, obviamente, é pago por essa divulgação. E até existem plataformas que facilitam essa relação entre loja virtual e divulgadores. 

Como atrair afiliados?

Com a definição, ainda que resumida, de um afiliado, já deu para entender qual é a real importância de um em sua estratégia de marketing, certo? Bom, mas para ter um parceiro que realmente te dê retorno, que faça a  sua empresa ter presença na internet, é preciso saber escolher. 

E para isso, é essencial conhecer muito bem o que quer oferecer ao seu público. E não só. Para ajudar nessa tarefa — talvez não tão simples assim — de encontrar afiliados, você terá agora dicas para atraí-los e ter sucesso em suas ações de marketing.

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Tenha um produto de qualidade

Você realmente sente confiança em oferecer o seu produto para um afiliado? O seu produto deve ser algo realmente que valha a pena investir — dinheiro e esforço — para você e para o parceiro. 

Por isso, é preciso pensar em todo um planejamento para saber se realmente o produto é algo que valha a pena ter um afiliado divulgado. 

Uma mercadoria de qualidade deve suprir as dores de seu público, valer o preço na qual ela é vendida e ser para o nicho correto. E ser original! Algo que não se vê pela internet afora.

Nenhum parceiro aceitará divulgar algo que não atenda a esses requisitos mínimos. Por isso, escolha o produto certo para atrair afiliados certos!

Ofereça boas comissões

Entenda: ser afiliado é uma prática patrocinada. Pode parecer, muitas vezes, que um influencer divulga algo organicamente. Engano! Influenciadores digitais e qualquer outro tipo de profissão do mundo digital são profissionais como quaisquer outros. Por isso, prepare-se para pagar bem.

Se você quer mesmo atrair afiliados de poder na internet, você tem que saber exatamente quanto está disposto a pagar por isso. É um investimento seu e um ganho dele.

Existem plataformas que ajudam a precificar essas comissões, e você pode escolher as que melhor se adequam tanto ao seu produto – e ao seu valor – quanto à sua estratégia. 

A escolha, claro, acarreta também no afiliado, que investirá tempo, recursos e criatividade de acordo com a comissão oferecida. 

Então, invista a altura do que achar justo dentro de sua realidade. 

Procure em boas plataformas

Como acabou de ler por aqui, existem plataformas que ajudam a encontrar afiliados. Elas são canais onde você pode anunciar um produto para que o parceiro escolha divulgar, como também para achar o divulgador perfeito para você e seu negócio. 

Algumas das principais são a Hotmart e o Monetizze. Em ambas, é possível ver boas opções e oferecer serviços que se enquadre perfeitamente para determinado divulgador. 

Use-as bem e você conseguirá atrair afiliados perfeitos!

Tenha materiais de divulgação exclusivos para afiliados

Para facilitar o trabalho de um parceiro, você pode oferecer materiais exclusivos para ele que ajudarão na hora de divulgação. São peças de divulgação que não apenas informam sobre o que você está oferecendo, mas que dão suporte ao afiliado para que ele faça ofertas de qualidade.

Esses materiais podem ser banners editáveis, manual de uso, regras de boas práticas e imagens que se relacionem com seu material.

Lembre-se de estar sempre disponível para tirar dúvidas e auxiliar os seus afiliados também. Além disso, esteja aberto ao diálogo e escute todo feedback que você receber. 

Saiba descrever o seu produto

Essa dica está mais ou menos relacionada com a última. Para dar maior suporte ao afiliado e fazer com que ele se sinta seguro ao falar sobre seu produto, é preciso saber descrever o que você quer divulgar.

Seja detalhista quanto a todos os atributos do seu material, mas não se esqueça de esclarecer alguns detalhes importantes, como:

  • O que é seu produto?
  • Para qual o nicho (ou público) ele foi feito?
  • O que ele tem de original?
  • O que ele quer garantir ao consumidor?
  • Por que alguém escolheria ele para comprar? 
  • Quais são as principais objeções na hora da compra? Como revertê-las?

Em algumas plataformas, o campo de descrição é um dos principais antes que você publique uma oferta. Porque é nele que você convence um parceiro a divulgar o seu produto. 

Tenha uma boa Landing Page

E se você tem todas essas descrições e materiais disponíveis, por que não disponibilizá-los em uma landing page?

Neste tipo de página, você reúne todo o argumento a favor de seu produto e ainda pode colocar outras ferramentas de captura, como o Call To Action e finalizar uma compra — ou uma parceria. 

E não basta ter uma landing page! Você precisa caprichar no visual, na usabilidade e no argumento para compra. Seja objetivo e encontre bons parceiros por causa dela.  

Marque presença em eventos e fóruns

O mercado de afiliados é muito grande e permite realizar bom networking em vários ambientes. As redes sociais, como o Facebook, permitem que haja interações e discussões em grupos. Muita ideia boa surge por ali!

Fora da realidade virtual, existem encontros e eventos que são fomentados por pessoas e empresas que querem criar relações de parcerias e plantar na cabeça de cada empreendedor ideias novas e inovadoras sobre marketing. 

É possível citar, por exemplo, o Fire Festival e o Superlógica Xperience. Nestes dois eventos, além de se falar muito sobre as tendências do mercado virtual, muitas parcerias nascem por lá. Ou seja, vale a pena estar presente nestes ambientes. 

Tenha uma boa comunicação

Ter uma comunicação constante e direta com seu parceiro é muito importante. É com esse diálogo que você possibilitará um trabalho mais eficiente. 

Aqui, pode-se criar chamadas em Skype, reunir-se presencialmente ou trocar emails — existem várias formas. O importante é entender como está a divulgação, o que precisa melhorar, o retorno do público e indicar melhores caminhos para o afiliado encontrar novas possibilidades com o seu produto.

Com boa comunicação, você consegue ter feedbacks constantes e só melhorar a sua divulgação. E, claro, é assim que um divulgador pode avaliar o seu trabalho, o que será um diferencial para atrair afiliados num próximo momento. 

Faça eventos com seus parceiros

Se você possui já uma boa rede de afiliados, vale realizar webinários ou lives para melhorar a descrição de seu produto. Nesses momentos, você poderá explorar melhor o seu produto e indicar quais são as possibilidades dele. 

Isso ajuda muito o afiliado e permite que o diálogo com você seja melhor. Pode-se também entender como é o trabalho de cada um e ter uma escolha mais assertiva para o parceiro ideal. 

As dicas deste post te ajudarão a atrair afiliados e encontrar parceiros perfeitos para a sua estratégia de marketing. 

Use-as com sabedoria e entenda qual afiliado conseguirá melhores resultados dentro de seu orçamento e que tenha o nicho correto para seu produto. 

Agora, uma pergunta que pode parecer ter resposta óbvia: você tem CNPJ para vender online? Esse questionamento não é à toa.

Muita gente vende online, lida com afiliado e não tem uma empresa para chamar de sua. Por isso, entenda melhor por que é importante ter um CNPJ para vender online e facilitar sua vida de empreendedor digital!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Também tenho um negócio digital tem uns 10 meses e a grande dificuldade é realmente atrair pessoas qualificadas para a oferta que está em um site/blog. Por isso tem que manter o foco, não desanimar e seguir em frente. Ainda estou começando mas tenho certeza que vou chegar lá.
    Obrigado pelas dicas aqui no artigo.

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