O mundo da internet está cercado de novidades. A cada instante, surge uma notícia, uma pequena revolução, mais e mais atualizações. E dentre esse universo agitado e cheio de mudanças, uma rede social vem ganhando muitos adeptos e já é um dos aplicativos mais baixados no mundo: o TikTok.
Quem trabalha com o marketing digital sabe que essas tendências podem mudar completamente o conceito de uma estratégia. E com a força que o app vem ganhando, é preciso entendê-lo e descobrir se ele é uma nova e poderosa forma de se comunicar com seu o público-alvo.
É por isso que, neste texto, você vai conhecer tudo sobre essa novidade que já é febre na China e vem ganhando mercado no restante do Planeta.
O que é TikTok?
O TikTok é um aplicativo de mídia, feito para o compartilhamento de vídeos curtos.
Nele, você pode criar dublagens e fazer edições divertidas, como inserir emojis, filtros, acelerar e pausar a gravação. Algo bem-parecido com o que já foi o Vine um dia. A sua popularidade começou na China, onde é conhecido como Douyin. Por lá, diversos artistas conseguiram alcançar sucesso graças ao aplicativo.
O fenômeno teve início em 2016 e um ano depois já estava com seu mercado ampliado para além das fronteiras chinesas.
Em 2018, o TikTok consegui ultrapassar o Instagram e o Facebook como a rede social mais baixada no mundo. No primeiro trimestre de 2019, perde apenas para o WhatsApp. Isso graças a sua consolidação no mercado americano e a popularidade na China.
Como funciona o TikTok?
O TikTok, disponibilizado na App Store e Google Play, permite criar vídeos divertidos e cheios de recurso gráficos de maneira divertida, prática e leve.
Por permitir somente vídeos curtos, o potencial de engajamento desse conteúdo é grande e capaz de ter um alcance alto.
Ao iniciante, é possível, no primeiro acesso, ver os vídeos mais populares, sugestões de páginas para seguir. Mas você pode descobrir usuários e hashtags e segui-los. O que cativa e populariza tanto o TikTok são os seus recursos.
Graças a eles é possível criar conteúdos criativos, que são essenciais na estratégia digital de qualquer empresa.
Quais são os principais recursos do TikTok?
Tudo começou com vídeos de dublagem. Depois, o app começou a ganhar o mundo e hoje possui outras funcionalidades que permitem criar conteúdos criativos com alto poder de alcance.
Dublagem
Esse recurso lembra muito um karaokê. Com canções disponibilizadas pelo aplicativo, o usuário pode se passar pelo cantor. O catálogo de canções é bem grande, o que permite uma variedade bem interessante na brincadeira.
Tudo isso, com um grande leque com opções de efeitos visuais, filtros de rosto, de ambiente e outros recursos gráficos.
Mixagens
No TikTok, você pode aumentar ou diminuir o volume da música e mixá-lo ao som ambiente, dando uma naturalidade ao vídeo.
Com isso, é possível criar mixagens bem criativas o que pode dar originalidade ao vídeo. De maneira bem prática, é possível eliminar ruídos e corrigir falhas também — o que é ótimo para quem não tem prática no assunto.
Efeitos visuais
É claro que uma rede social voltada para a criação de vídeos teria um recurso para efeito visual. São máscaras, adesivos temáticos e filtros que permitem que você crie os mais diversos ambientes ao vídeo.
Mensagens
A popularização do app fez com que ele disponibilizasse uma área em que os usuários trocassem mensagens diretas — sim, antes isso não era possível.
Bem como o Messenger no Facebook, o Direct no Instagram e a Mensagem Direta no Twitter, o TikTok permite a troca de mensagens entre os seus usuários de maneira privada. O que potencializa a interação entre o público.
Quem é produtor de conteúdo pode tirar bons insights dos comentários e dos feedbacks enviados pelos seguidores nessa funcionalidade. Portanto, fique de olho no que o seu público diz.
Reação
O usuário pode se filmar reagindo a determinado vídeo. Ele é colocado em uma pequena janela, enquanto o vídeo em questão é mostrado na tela principal. É um ótimo recurso que permite uma interação entre usuários e empresas.
Duetos
Os duelos estão cada vez mais populares no TikTok. Com ele, você pode colocar um vídeo seu com um outro e reproduzi-los juntos. Graças a esse recurso, muitos vídeos se tornaram virais. E por falar nisso, vamos começar a falar de sua estratégia de marketing?
E na estratégia de marketing, como usar o TikTok?
O TikTok se popularizou graças à criatividade de seus usuários e a facilidade de engajamento de suas criações, o que permite a muitos influenciadores digitais a viralizar as suas publicações.
Uma campanha bem pensada e que conhece a fundo como funciona os mecanismos na rede tem grandes chances de bombar.
Uma das diferenças do TikTok para as demais redes sociais é o seu mecanismo de interação. Ao começar a usar o app, você tem a disposição alguns vídeos populares e, conforme você vai interagindo, outros conteúdos relacionados são sugeridos.
Essa inteligência artificial diferenciada é outro ponto a favor da popularização do aplicativo. Dentre as várias opções que você pode pensar para sua estratégia, algumas se assimilam melhor no aplicativo.
Viralização
Como você já sabe, o TikTok permite criar conteúdos altamente criativos e com um poder de viralização. Essa popularidade pode ocorrer sem muitos investimentos, graças ao número crescente de usuário e ao formato do conteúdo.
Uma característica bem típica do app é que o usuário não consegue rolar o feed sem assistir todo o vídeo que lhe aparece. Ou seja, o view é garantido.
Campanhas segmentadas
A persona do TikTok é muito bem definida: são jovens em torno de 13 e 24 anos e estão na rede social para ver vídeos bem-humorados.
Com essas características ainda muito bem determinada — o que pode mudar, claro, graças à popularização da rede — o app se torna um campo a ser muito bem explorado para empresas que queira dialogar com esse público.
Hashtags
As hashtags já dominam as redes sociais e ela não deixaria de existir nesse app. Portanto, uma campanha que usa as tags corretas pode conquistar o público.
E uma de suas utilizações mais recorrente são os desafios. No app, não é raro ver famosos e empresas lançando campanhas de desafios para engajar o público. Você certamente já viu alguma, com o termo “challenge”.
Empresas que usam TikTok
Selecionamos algumas empresas que já incluíram o Instagram na sua estratégia de Marketing. Veja só:
Disney
Algo que faz bastante sucesso no TikTok são as hashtags com algum desafio. Os "challenges" como são chamados lá dentro, criam uma onda de compartilhamentos.
A pessoa desafiada deve produzir e postar um vídeo cumprindo o que foi proposto. Pode ser uma dança ou uma dublagem.
A Disney aproveitou esse sucesso dos challenges para fazer a divulgação do filme Alladin, ainda em 2019.
Com a hashtag #UmMundoIdeal a ação tornou o filme mais comentado e o levou a atingir diferentes públicos.
@maju4souza O que vocês acham do dueto ##ummundoideal ? ?? insta(maju4souza) ##Alladin @henriarouche
♬ som original - Maju ?
Guaraná Antártica
Foi uma das primeiras empresas a entrar na plataforma. Foi a primeira empresa a selar uma parceria com a plataforma.
Para divulgação, a empresa contratou influencers para abordarem a marca de forma humorística.
Além disso, foram lançadas 27 latas comemorativas com um "TikTok" code, um QR code que redireciona as pessoas para o perfil do Guaraná Antártica no TikTok.
@guarana Bateu a saudade aí parsa? Comenta aqui quais deles você tinha e se você queria que voltasse! ##TicoTecoDoNana ##PokemonDay ##pokémon ##saudadedeinfancia
♬ som original - Thiago_silva
Mac Cosmetics
A MAC é uma das maiores marcas de maquiagem e cosméticos do mundo. Em seu perfil no TikTok, a empresa abraçou uma comunicação pautada pela diversidade. Na bio é possível ver a frase "All ages, All genders, all races" que, na tradução, quer dizer "Todas as idades, todos os gêneros, rodas as raças".
Nos vídeos divulgados em seu perfil, são vistos tutoriais de maquiagem para todos os tipos de pele e diferentes gêneros.
@maccosmetics Make that beauty beat LAST with Fix+ Vibes! Brought to life by our ##MACCrew's @kam_hugh . ##HMU ##beauty ##beautytricks
♬ FBS - Official Sound Studio
Como compartilhar vídeos do TikTok no Instagram?
Compartilhar vídeos no Instagram já é um hábito que muitos empreendedores têm. Mas você sabia que é possível publicar vídeos feitos no Tiktok no Instgram? E é mais simples do que você imagina.
Abra o TikTok e clique em "compartilhar" (canto direito da tela):
Depois disso, selecione a opção Instagram e siga os procedimentos exigidos para uma publicação padrão:
Você também pode compartilhar o conteúdo em outras redes, como o Facebook e o Whatsapp.
Por que investir no TikTok?
Depois desse apanhado de informações sobre a rede social que mais cresce no mundo, você ainda pode estar se perguntando se vale a pena pensar em uma estratégia voltada para ela, certo?
Se você ainda precisa de um empurrãozinho para ter certeza que sim, vale muito a pena investir no TikTok.
Não apenas por seu poder de popularização, mas também porque a facilidade em seu uso é muito grande, permitindo criar vídeos criativos sem muitos investimentos e com alto poder de viralização. Isso atrai público e empresas, claro.
Se ainda há alguma dúvida para você, saiba que muita gente já testou e aprovou o app. Antes de se popularizar no mundo, o app foi aprimorado na China, tendo melhorias no recurso e em segurança para então se expandir para o restante do planeta.
Enfim, não há mais porque não se pensar no TikTok para anunciar sua empresa.
E por falar em novidades na internet, você certamente já sabe o que é a ferramenta de vídeos do Instagram: o IGTV.
Mas será que você sabe como ela funciona e quais são suas particularidades? Então, continue com a gente e entenda mais sobre o IGTV!
Estou interessado gostaria de saber como sabemos o horário da mensagem eo dia as vezes recebo mais não sei quando chegou