O que é a nota fiscal para afiliado e como emitir

Atualizado há mais de 3 semanas

O programa de afiliados é uma das formas mais eficientes de se ganhar dinheiro na internet. Por isso mesmo, esse tipo de renda é procurado por muita gente e gera muitas dúvidas, como, por exemplo, gerar nota fiscal para afiliado.

Não é por acaso, afinal, esse mercado é bem nichado, ainda que possa abranger os mais variados conteúdos.

Também não é para menos que as dúvidas surjam exatamente sobre a nota fiscal para afiliado. Afinal, esse tipo de empreendedor deve emitir qual NFe? Aliás, ele precisa mesmo emitir nota?

Essas e outras perguntas você terá agora, confira!

O que é um afiliado?

O afiliado é um produtor de conteúdo que consegue realizar parcerias e divulgar produtos e serviços do parceiro. Como renda, ele tem parte das vendas que consegue realizar em suas plataformas.

E quando você lê sobre “plataformas” entenda as digitais, como rede social, blog e até mesmo email.

Então, o afiliado é um profissional que atua na internet e precisa entender de marketing digital.

Portanto, já dá para perceber que a dinâmica do empreendedor carece de rotinas, como a emissão de nota fiscal para afiliado.

Mas, precisa mesmo?

Afiliado precisa emitir nota fiscal?

Sim!

A resposta direta é necessária e é bem simples de se entender: os produtores encaram o trabalho de um afiliado como uma contratação. E ela precisa ser comprovada, o que faz ser fundamental a emissão de nota fiscal para afiliado.

É bom dizer que a nota fiscal para afiliado é emitida apenas para o produtor. A NFe para o cliente final é emitida pelo produtor.

O afiliado, portanto, deve emitir apenas para o produtor, que pagará a comissão pelas vendas realizadas nas plataformas dele.

Como funciona e como emitir nota fiscal para afiliado

Aqui, sim, mora uma dúvida na cabeça de muita gente. A emissão da nota fiscal para afiliado pode ser feita de forma direta ou por meio de plataformas, como a Hotmart.

A forma direta é bem simples: o afiliado tem a sua própria empresa e faz com o seu CNPJ a emissão da nota fiscal. Como todo negócio.

O afiliado pode se enquadrar em diversos regimes tributários para isso, sendo o mais comum o Simples Nacional, em que estão abarcados o MEI e as Pequenas e Médias Empresas.

Mas, emitir nota fiscal para afiliado pode acontecer pelas plataformas de programas para esses profissionais, como a já citada Hotmart.

Nessas plataformas, o afiliado não precisa ter um CNPJ e a emissão é feita por ela. Como assim?

Bom, para entender isso, é necessário saber como funcionam as plataformas de programa para afiliados.

A plataforma disponibiliza um espaço para que os produtores possam disponibilizar seus produtos. Nesse ambiente, os afiliados poderão procurar pelo produto que mais se encaixa com suas redes e seu trabalho.

O afiliado, então, solicita a parceria e, assim que firmada, ele divulga em suas redes. Quando usadas essas plataformas, elas são as responsáveis por emitir nota fiscal do afiliado para o produtor.

E do produtor para o cliente final — sim, nesse processo todo, são emitidas duas notas: para o cliente normal pela sua compra e para o produtor final, pelo pagamento da comissão para o afiliado.

Quem vende on-line precisa emitir nota fiscal.

Você só não precisa perder tempo com isso. Conheça a solução mais usada pelos maiores

do mercado.

Como automatizar suas emissões de nota fiscal com a eNotas?

Você pôde perceber que esse processo de emissão de nota fiscal para afiliado pode ser simples, mas que a demanda alta pode ser um desafio para uma pessoa que faz tudo praticamente sozinha.

Nessas horas, vale a pena contar com a ajuda de sistemas de automação de notas, como a eNotas.

A emissão automática de nota facilita muito a vida de todo tipo de empreendedor, como o afiliado.

Com esse processo cuidado todo por um sistema automágico, o afiliado pode se preocupar somente em produzir conteúdos de alta qualidade, o que pode fazer com que suas vendas aumentem, e com isso a necessidade de emitir nota.

Sem falar que o tempo gasto na gestão de notas, sem um sistema como a eNotas, pode ser usado em estratégias e na melhoria de atendimento do público.

Tudo isso de maneira muito simples e prática, como deve ser tudo na internet, não é?

Com a eNotas, você pode escolher quando emitir notas. Afinal, essa negociação pode acontecer entre o afiliado e o produtor. Por exemplo, você pode gerar a nota fiscal para afiliado por venda ou por mês.

Mandar a nota para o produtor? Com a eNotas até esse processo é automático.

Sem dizer que a eNotas é o sistema parceiro oficial da Hotmart, a principal plataforma de programas de afiliados.

Por isso, aproveite que está por aqui e tenha agora mesmo a melhor solução de emissão de notas para afiliados da galáxia.

Tenha o emissor da eNotas.

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.