O marketing boca a boca, também chamado de marketing de referência, é uma forma de promoção da marca, que consiste na divulgação feita pelos consumidores a outras pessoas. Essa rede de contatos e de indicações permite que as decisões de compras sejam tomadas rapidamente em relação a novos produtos ou marcas.
É uma das formas de promoção que tem maior credibilidade, pois, não é feita em troca de dinheiro e nenhum outro benefício direto a quem divulga.
Um dos maiores desafios para empreendedores ao utilizar o marketing boca a boca é entender qual é o seu funcionamento e como colocá-lo em prática para beneficiar a empresa, e é exatamente isso que aprenderá a seguir.
O que é marketing boca a boca?
O marketing boca a boca é a tradução de buzz marketing, que foi uma tática usada nos EUA para divulgar uma marca através de “barulho”, “zumbido” e indicações.
A tática se opõe à divulgação em massa, que são as estratégias tradicionais de publicidade, e entende que a mensagem, quando entregue a cada consumidor individualmente, é mais eficaz, pois torna a linguagem pessoal e personalizada.
É um dos métodos que possui grande eficácia. É econômico, porque permite atingir o público-alvo precisamente, e espalha a mensagem do mesmo modo que o marketing viral, multiplicando sempre se o produto honrar a oferta.
Quais são os benefícios do Marketing boca a boca?
Você, provavelmente, já comprou um produto ou serviço e gostou tanto que o indicou a alguém, certo? Você pode nem ter percebido, mas isso é uma representação do marketing boca a boca.
Uma das principais vantagens desse tipo de marketing é o encurtamento da jornada de compra do usuário. Se o potencial cliente já tinha algum interesse no seu produto ou outro similar, quando recebe uma recomendação ou indicação, a sua decisão de compra é feita rapidamente.
Além desse, o marketing boca a boca proporciona:
Divulgação voluntária
Um cliente satisfeito tende a indicar o seu negócio sem pedir nada em troca. Uma simples indicação em uma conversa de bar entre amigos e familiares, por exemplo, pode valer ouro.
Com a indicação do seu produto por outros usuários, eles acabam se tornando vendedores voluntários. Parece mágico, né? Mas é assim mesmo que funciona!
Direcionamento
Quando você mantém um relacionamento com o seu cliente e preza pela qualidade do seu produto, os comentários certamente serão positivos, inclusive nas redes sociais.
É possível segmentar as campanhas e direcionar o conteúdo a um público específico, que, consequentemente, será replicado a uma audiência semelhante.
Isso será influenciado pelo modo como você estimula os seus clientes e o brand awareness da sua empresa.
Confiabilidade
Quando o marketing de indicações acontece, há uma demonstração de que o cliente acredita no seu produto. Essa recomendação de uma pessoa próxima, de confiança, como amigos e familiares, normalmente, é mais eficaz do que uma promoção feita pela própria empresa.
Esse tipo de marketing tem o poder amplificado no atual cenário em que as pessoas estão conectadas pelas redes sociais e podem alcançar milhares de usuários na internet, trazendo um expressivo ROI e aumentando a confiabilidade para a empresa
Aumento das vendas
Com a divulgação pelos seus advogados da marca, que são seus clientes satisfeitos, o número de vendas tende a crescer. Isso acontece devido à confiabilidade e às recomendações.
Em algumas situações, para fechar uma venda, é necessário só um “empurrãozinho”, e o marketing boca a boca cumpre esse papel com maestria.
Quem é que nunca olhou os comentários ou as avaliações de um produto na internet ou tirou dúvidas com um amigo antes de fechar a compra? Essa ação é ótima
Quais são as melhores dicas para utilizar o marketing boca a boca no seu negócio digital?
Os consumidores e os clientes são diariamente bombardeados com comunicação em massa, como panfletos, banners, pop-ups, anúncios e propagandas. Devido a isso, estão cada vez mais propensos a ouvir a opinião de outros usuários e, se forem conhecidos ou amigos, melhor ainda.
Apesar de não existir uma receita para aplicar o marketing boca a boca, existem práticas que podem ser adotadas por diversos empreendedores:
Seja transparente
Transparência é uma qualidade e também direito do consumidor ao comprar um produto. Ao anunciar uma mercadoria, é de extrema importância que ele honre o anúncio, caso contrário, as indicações feitas cairão por terra.
Preze pela qualidade do produto e seja transparente com o consumidor. Não prometa x e y se não puder cumprir, pois o efeito de um boca a boca negativo certamente pode ser catastrófico.
Priorize a experiência dos seus clientes
Atender bem os clientes, em muitos casos, pode resultar em novas indicações e também no aumento da satisfação do usuário. Por mais que alguns clientes insatisfeitos comentem negativamente nas redes sociais, é importante manter o controle e não entrar em guerra com eles.
Conhecer a jornada do cliente é uma das táticas que permite prever e adaptar a experiência do usuário com a sua marca. Todos os contatos dos leads com a sua empresa devem ser excepcionais. Eles devem se encantar com a sua empresa, desde o atendimento comercial até em depoimentos para a sua landing page em redes sociais.
Tenha conteúdos de qualidade
Isso é válido para todos os canais de comunicação da empresa, como blogs, redes sociais e cursos. A mensagem adotada deve ser adaptada à persona, para que as chances de compartilhamento sejam maiores.
O conteúdo divulgado também deve ser de qualidade e transparente, desde a escrita até a temática abordada pensando no marketing de conteúdo. Opte por uma linguagem próxima a do seu público, para que ele se sinta acolhido pela empresa.
Ao criar um conteúdo, seja criativo e inovador, passando para o cliente o que ele precisa saber sobre o seu produto e a sua empresa objetivamente, mas lembre-se de não fugir daquilo que interessa à sua persona.
Estimule a interação dos seus clientes com a sua empresa
A interação do seu cliente com a sua empresa é um fator fundamental para que o boca a boca funcione e seja positivo. Para estimular isso, você pode criar hashtags para seus clientes utilizarem em redes sociais, por exemplo.
Uma boa prática é promover campanhas de publicação de fotos dos seus clientes como forma de gratidão. Então, incentive os seus clientes a postarem fotos recebendo seu o produto ou usando-o.
Além disso, monitore e acompanhe todos os comentários e as interações dos seus clientes, retribua comentários, responda dúvidas e agradeça elogios. Essa atitude demonstra empatia e carinho com o seu cliente e auxilia na fidelização.
Não ignore os feedbacks negativos
Com o uso cada vez mais intenso de redes sociais e das plataformas, como o Reclame Aqui, divulgar e viralizar uma reclamação ou experiência está a cada dia mais fácil.
Por mais que um empreendedor se esforce, comentários negativos podem surgir a qualquer momento. Nessas horas, é importante solucionar o problema quanto antes e deixar claro que, apesar de ter tido alguma falha, a sua empresa permanece presente para satisfazer o cliente e minimizar a dor.
E lembre-se: esses erros devem ser utilizados como aprendizado, fazendo de tudo para evitá-los no futuro.
Aproveite o espaço de resposta do Reclame Aqui, por exemplo, para transformar um cliente detrator em um advogado da marca e, em certos casos, outras pessoas podem ver o comentário e entender o caráter humano da sua gestão (ou que você não está focado apenas em dinheiro).
Invista na sua equipe
Seu time de trabalho é o contato da sua empresa com o seu cliente. Por isso, é importante que seja uma equipe unida e alinhada com a cultura e a missão do empreendimento. A partir disso as chances dos próprios funcionários se tornarem defensores da sua marca é maior.
É importante também investir no conhecimento da sua equipe e prepará-los. Para isso, existem duas opções:
- contratar funcionários experientes, que possuem conhecimento sobre as áreas de atuação;
- treinar os seus funcionários para aprimorar as habilidades e agregar conhecimento.
Com o passar do tempo, esse investimento trará retorno positivo, tornando a sua equipe mais eficiente.
Utilize influencers
Digitais influencers têm um público robusto e exercem influência sobre diversos nichos do mercado.
Dessa maneira, escolha corretamente alguns influencers para divulgar a sua marca. Tenha em mente que o escolhido deve ter um público parecido com a sua persona. Caso sejam diferentes, as suas estratégias não serão tão efetivas quanto poderiam.
Conclusão
Neste post, você aprendeu que a valorização do cliente com a sua marca aumenta o marketing boca a boca e o fideliza, criando verdadeiros advogados da marca.
Além disso, o aumento de vendas é uma consequência direta de uma estratégia bem planejada e executada. Portanto, coloque em prática as dicas deste conteúdo e se torne cada dia mais marcante para o seu público!
Gostou deste post? Então, continue com a gente e aprenda o que é e como fazer uma boa gestão de conteúdo.