O que é impulsionamento de produtos digitais e dicas para fazer

Atualizado há mais de 1 semana

O impulsionamento de produtos digitais é algo que precisa estar na mente dos empreendedores virtuais.

Trata-se de uma estratégia que pode agregar muito em sua presença na internet e, claro, fazer um produto ser vendido.

Não é difícil imaginar o quanto os produtos digitais são consumidos hoje na internet. Alguns, como ebook, são ótimos recursos para captura de leads.

Por isso, impulsionar produto digital será uma ação capaz de agregar qualquer estratégia que você usar.

Então, venha saber mais sobre!

O que é um produto digital?

Trata-se de um conteúdo comercializado pela internet. Pode ser chamado de infoproduto e geralmente é um produto que instrui o comprador.

Exemplos não faltam: ebooks, por exemplo. Por mais que seja, geralmente, usado no marketing digital como uma forma de captação de leads (e comumente oferecido de graça, após o fornecimento de dados).

Os cursos online são mais um exemplo de produto digital, esses sim, comercializados, muitas vezes.

O que é impulsionamento?

Já impulsionamento é a estratégia de aumentar o alcance de determinado conteúdo, seja ele um infoproduto ou mesmo uma postagem nas redes sociais.

O alcance, nesse caso, acontece na internet. Isso faz com que, em outras palavras, seu conteúdo chegue a mais gente.

O impulsionamento de produtos digitais, então, é a estratégia de fazer com que o infoproduto seja divulgado a um público maior do que o de suas redes sociais.

É importante, porém, que a estratégia não esteja agregada somente às mídias sociais. Anúncios, por exemplo — sendo uma das formas mais práticas de se fazer um impulsionamento — no Google, pode ser muito eficaz.

Produto digital precisa de nota fiscal?

Qualquer que seja a transferência de valores, na internet ou não, por venda, precisa de emissão de Notas Fiscal eletrônica (NFe).

Se você oferece cursos online, então o seu aluno precisará de NFe dos valores que ele paga.

Isso, claro, vale para infoprodutos que são vendidos. Obviamente, você não precisa se preocupar com aqueles usados para captação de leads, oferecidos de graça.

6 formas de fazer o seu impulsionamento de produtos digitais

Tiradas essas primeiras dúvidas, resta saber como fazer impulsionamento de produtos digitais. Veja 6 formas para fazer isso de forma eficaz e que pode dar um grande alcance para o seu infoproduto.

Lançamento perpétuo

Essa estratégia é chamada de evergreen e trata do lançamento de um produto já lançado, mas para novos leads.

Imagine que a sua empresa tenha tido uma campanha de captação de leads que gerou novos contatos.

Essas pessoas, muito provavelmente, não conhecem por completo todo o seu repertório de produtos.

Para elas, de forma estratégica, você prepara um novo lançamento, o que fará com que elas conheçam o produto.

Essa é uma das estratégias mais vantajosas para o empreendimento. Ela automatiza o processo de lançamento, já que ele é planejado apenas uma vez e replicado toda vez que é aplicado.

É claro que antes de um lançamento perpétuo, um interno deve ter sido realizado, com um público bem específico para, então, realizar os ajustes necessários no relançamento.

Outra vantagem é a criação de um funil perpétuo, criando uma oferta permanente para os leads.

Influenciadores

Os influenciadores são aquelas pessoas conhecidas na internet e que possuem muitos seguidores em suas redes sociais.

Não apenas, elas possuem um alto volume de engajamento em suas publicações, o que as torna ótimas parceiras para impulsionamento de produtos digitais.

Essa estratégia é conhecida como marketing de influência, que é quando você utiliza uma personalidade que pode influenciar o público a comprar o seu produto.

São duas belas vantagens nessa forma de impulsionamento de produtos digitais. A primeira é o traquejo dos influencers: são pessoas acostumadas com a linguagem das redes sociais e que falam de maneira natural sobre o produto.

Outra vantagem é o público muito afeiçoado à pessoa, o que dá confiança para que o público do influencer compre o produto.

Sem mencionar que essas personalidades da internet possuem um público grande, nichado e engajado, o que faz com que o produto possa ser lançado de maneira muito estratégica.

Afiliados

O programa de afiliados é uma das estratégias de impulsionamento de produtos digitais dos mais usados hoje.

Trata-se do uso de terceiros para divulgar um infoproduto. Diferente do influenciador, que é escolhido com mais estratégia e possui negociações à parte, o afiliado utiliza uma plataforma onde ele escolhe o produto que quer divulgar.

Aliás, uma diferença determinante entre os dois é o uso da própria imagem. O influenciador “se utiliza” para divulgar algo, o afiliado não necessariamente.

Para se ter um afiliado, você pode usar plataformas como a Hotmart. Lá, você divulga o seu infoproduto por meio de um link, que ficará à escolha do afiliado.

É claro que você poderá aceitar ou não o afiliado.

Adsense

Os ads são nada mais, nada menos, do que os anúncios. Eles podem ocorrer nas redes sociais ou no Google e suas plataformas — como o YouTube.

Com os ads, você pode segmentar uma campanha de impulsionamento de produto digital de acordo com público, localização, dispositivos de acesso, idade e até mesmo por palavra-chave.

Essa é uma das formas de impulsionamento de produtos digitais mais usadas, até porque é fácil de ser usado e quase toda rede social possui uma plataforma de ads. O Facebook e o Instagram, por exemplo, podem ser realizados juntos.

Também porque as redes sociais são muito usadas hoje em dia, o que dá a certeza — com uma campanha bem feita — de que o resultado surgirá por um valor nem sempre muito alto.

Email Marketing

Os emails são recursos ainda muito usados pelas pessoas, sobretudo aquelas contas comerciais.

Por isso mesmo, o email marketing é uma das formas de impulsionamento de produto digital.

Um dos grandes atrativos do email marketing é a possibilidade de atingir com mais assertividade um lead.

Sem falar que a proposta de email dá possibilidade de usar diferentes formatos, como o próprio texto e elementos incorporados no corpo.

Marketing de conteúdo

Aqui, uma forma que pode — na verdade, deve — abranger todas as outras vistas aqui. O marketing de conteúdo é uma estratégia para gerar valor ao seu negócio.

Obviamente, isso pode ser aplicado mais diretamente a um impulsionamento de produtos digitais.

Criando conteúdos relevantes, de qualidade e de modo planejado, você pode fazer com que o produto seja conhecido e, direcionando bem o seu público, aumentar as vendas do produto.

Com tudo isso, fica claro a importância do impulsionamento de produtos digitais e já tem 6 formas de fazer isso com estratégia que, se bem feitas, pode trazer muito resultados.

Resultados que podem fazer você emitir muitas notas. Afinal, é necessário lembrar que seus clientes devem ter NFe do produto.

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Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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