LEGISLAÇÃO
NOTAS FISCAIS

Como emitir NFS-e sem certificado digital?

Atualizado há mais de 1 semana

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).

Acompanhe o nosso guia e descubra como é possível emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica em algumas prefeituras, sem a necessidade de obter um certificado digital.

Em muitos casos, a compra de um certificado digital pode se tornar uma barreira para novos empreendedores que precisam emitir notas fiscais para prestarem um serviço.

Além disso, o processo de aquisição e de registro de um certificado digital pode acabar demorando.

Mas… e se eu te contasse, que é possível emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) SEM precisar de certificado digital em algumas prefeituras?

Insert Content Template or Symbol

Ficou interessado? Então confira o nosso post para mais detalhes!

nfse sem certificado digital

Você sabe o que é certificado digital?

O certificado digital é a representação da identidade de uma pessoa física ou jurídica, sendo também utilizado como assinatura de documentos digitais, como contratos e notas fiscais eletrônicas.

No caso dos documentos fiscais, o órgão fiscalizador (prefeituras ou estados) vai apurar se as informações são corretas e verídicas. 

Assim, se você for emitir uma NFS-e, por exemplo, precisará confirmar as informações transmitidas à prefeitura para que ela possa validá-las. Essa é uma exigência da maioria dos municípios.

Desta forma é possível  garantir maior segurança e integridade dos dados e atestar a autenticidade da operação realizada.

7-Pontos-Cruciais-Que-Você-Precisa-Saber-Para-Emitir-NFS-e-em-Nível-Nacional
7 pontos cruciais para emitir NFS-e em nível nacional!

Se você deseja oferecer a melhor experiência de nota fiscal automática aos seus clientes, é preciso estar preparado. 

Por isso, fizemos este eBook para te mostrar os 7 pontos cruciais para emitir NFS-e nacionalmente. Entenda de uma vez por todas os mistérios da NFS-e!

É preciso ressaltar que há vários tipos de certificados digitais, sendo o mais comum os do Tipo A (A1 e A3), que são indicados para profissionais liberais, independentemente da área de atuação, que precisam realizar o envio de documentos digitais assinados. 

Organizações que têm um grande volume de validação de documentos também podem otimizar o trabalho utilizando-se desse certificado.

Curiosidade!

Você sabe qual a diferença entre o certificado digital A1 e o A3?

Resumidamente, o A1 é criado/destinado diretamente para o seu desktop e fica armazenado no seu navegador de internet ou em dispositivos móveis. Esse certificado possui validade de um ano.

Já o certificado digital A3 possui estrutura física, pois fica armazenado em um token ou smartcard, podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado.

Basta informar a senha para que os dados sejam assinados com segurança. A validade deste tipo de certificado é de até 5 anos.


É possível emitir NFS-e sem certificado digital? 

Emitir a NFS-e sem o certificado digital é algo que dependerá da regulamentação de cada prefeitura. Assim, é preciso que você procure verificar se o seu município permite tal ação.

Para que um ERP, por exemplo, consiga oferecer um sistema compatível com todos os tipos de emissão de notas fiscais e ainda dispor de um recurso de emissão sem certificado digital, ele precisará contar com uma API escalável e eficiente.

Como emitir NFS-e sem certificado digital?

Se você ainda não conhece um jeito prático de emitir os documentos fiscais eletrônicos com o seu software, então você precisa conhecer o eNotas Gateway, uma API REST poderosa e inteligente para emissão de notas fiscais. 

Veja como é fácil uma empresa realizar as configurações para começar emitir sem certificado digital utilizando o eNotas Gateway:

Para configurar uma empresa de modo a passar a emitir notas fiscais sem certificado digital, basta usar o endpoint de atualização de empresa e inserir o login e senha de acesso à prefeitura por meio do JSON.

Você vai precisar preencher os atributos “usuarioAcessoProvedor” e “senhaAcessoProvedor”, dentro do node “configuracoesNFSeHomologacao” ou “configuracoesNFSeProducao”.

Veja o exemplo de JSON:

json nfs-e
atenção!

Algumas prefeituras podem solicitar outras informações, como o token de acesso ou frase secreta.

Com o eNotas Gateway você emite automaticamente sem certificado digital em diversas cidades, como por exemplo:

  • Bahia (BA): Barreiras, Maraú, Porto Seguro;
  • Rio de Janeiro (RJ): Rio de Janeiro, Itaboraí, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo;
  • Rio Grande do Sul (RS): Alvorada, Osório, Pelotas, Gravataí;
  • Santa Catarina (SC): Balneário Camboriú, Biguaçu, Garuva, Indaial, Itapoá, Joinville;
  • Minas Gerais (MG): Araxá, Brumadinho, Contagem, Nova lima, Vespasiano;
  • São Paulo (SP): Barueri, Bauru, Guarulhos, Taubaté, Limeira, Osasco, São José dos Campos, São Paulo (para empresas do Simples Nacional).
atenção!

Consulte o nosso time para mais localidades e detalhes.

E aí, tá esperando o quê para vivenciar a melhor experiência de automação fiscal da galáxia ? 

Os maiores ERPs e SaaS, como a TOTVS e a Conta Azul, já utilizam a API do eNotas Gateway. E você? Vai ficar de fora dessa?

Conheça o eNotas Gateway!
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.