Remarketing é uma estratégia utilizada no universo do marketing digital. A sua principal função é exibir anúncios para os usuários que demonstraram interesse nos produtos da empresa ou que tiveram algum contato com a marca.
A técnica permite que sejam exibidos anúncios aos usuários após eles terem o primeiro contato com o seu empreendimento. O objetivo é maximizar o ROI (Retorno sobre Investimento) do empreendimento.
Quer saber como isso funciona? Então, você está no post certo.
O que é o remarketing?
Você já acessou um site e, após isso, recebeu diversos anúncios com produtos daquela marca ou mercadorias semelhantes? Pois então, os anúncios que “perseguem o usuário” são o remarketing.
Remarketing, hoje, é uma das técnicas que possibilitam maior porcentagem de recuperação de vendas. Além disso, otimizam os funis de venda e o relacionamento com o cliente.
Um dos motivos para utilizá-lo é refrescar a memória do potencial cliente e facilitar a interação e a decisão de compra, afinal, são diversos as razões que levam um cliente a decidir por um produto na internet, não é mesmo?
Qual a importância do remarketing?
O remarketing permite aumentar as vendas por meio da lembrança da sua marca, reconectando os potenciais consumidores a partir de anúncios relevantes em diversos dispositivos, como celular, tablet e desktop.
Alguns usuários não finalizam uma venda na primeira visita a um site, e é aí que entra o remarketing. Quando um usuário recebe um anúncio sobre um produto que tem interesse ou que já visualizou antes, as chances de conversão são maiores.
Desse modo, a estratégia coloca a sua marca presente na rotina do potencial cliente enquanto ele ainda está no processo de decisão e influencia diretamente a tomada da atitude.
Ninguém entra no site de uma empresa, coloca um curso online ou um livro no carrinho e desiste atoa. Por mais que você não conheça o motivo da desistência, pode ter certeza que, em algum momento, aquela pessoa desejou finalizar a compra.
Nessas horas, o remarketing é uma poderosa ferramenta para trazer esses clientes de volta e manter-se a vista no mercado.
Como funciona?
O remarketing, muitas vezes, é visto como uma ferramenta de pouca utilidade, mas quem pensa assim, certamente, perde ótimas oportunidades de conversão. Além de colocar a sua marca na frente dos concorrentes, a estratégia também te posiciona no centro da visão do seu público-alvo.
Antes de criar uma campanha remarketing, é necessário que a plataforma escolhida tenha informações dos usuários, pois, é dessa forma que elas conseguem personalizar cada anúncio pela pesquisa ou acesso realizado.
Após o potencial cliente ter o primeiro contato ou interação com a sua marca, como acesso ao seu site, blog ou loja virtual, você inicia o remarketing, que pode ocorrer em forma de anúncios e até mesmo emails direcionados com promoções e ofertas.
Para esses casos, o Google Ads fornece pontos oportunos para direcionar corretamente o conteúdo aos clientes pelo seu site.
Uma das formas de iniciar as campanhas de remarketing é aproveitar as suas listas de emails. Elas são um canal de interação interessante entre a sua empresa e o cliente, pois, possibilitam recuperar carrinhos abandonados, por exemplo, e também exibir anúncios que direcionam a novas compras e influenciam a conversão.
Com isso, é possível realizar campanhas de alto alcance e também exibir seus anúncios a diversas pessoas ao mesmo tempo e em inúmeros dispositivos, seja na versão mobile ou desktop.
O que é pixel de remarketing?
É um código incluído nos anúncios. É utilizado no marketing digital para acompanhar o comportamento dos consumidores e passar informações sobre a conversão e o mapeamento das ações do potencial cliente na sua página.
Utilizando o pixel de remarketing, é possível direcionar os anúncios criados eficientemente. Com isso, você receberá dados detalhados das ações dos usuários no seu site ou página.
Os principais motivos do uso de pixels, são:
- análise web;
- cálculo de visitas;
- cálculo de conversão e interação.
Com a instalação desses pixels, você automatiza os processos de remarketing, capturando as informações dos usuários que acessarem o seu site por meio de cookies.
Como utilizar o remarketing em um negócio digital?
As campanhas de remarketing, como você aprendeu, são criadas com o intuito de converter potenciais clientes ou incentivar novas compras. Diante disso, definir o público da sua campanha e personalizar os anúncios é fundamental para que a sua estratégia traga lucro.
O remarketing pode ser utilizado para todos os de negócios, inclusive os empreendimentos digitais. E, diferentemente do que parece, aplicá-lo é simples, e funciona diferentemente em cada plataforma.
Veja alguns dos seus principais exemplos:
Google AdWords
Para iniciar uma campanha de remarketing no Google AdWords, é necessário inserir uma “Tag de Remarketing”, que deve ser configurada diretamente na plataforma. Entenda como isso funciona:
- Na sua conta do Google AdWords, clique na guia “Campanha”;
- Em seguida abra a guia “Biblioteca Compartilhada” e clique em “Públicos-alvo”;
Neste menu, será possível configurar o remarketing, e os passos seguintes dependerão do seu conhecimento em desenvolvimento HTML.
Caso seja um desenvolvedor que fará o gerenciamento desta campanha, clique em “Enviar para” e insira o email do seu desenvolvedor para que ele encaminhe a Tag HTML para ser adicionada ao site.
Caso você mesmo gerencie e desenvolva o HTML, é só clicar em “Visualizar Tag”, copiar o código e inserir esse código nas páginas do seu website antes da tag de fechamento </body>.
Obs: Caso o seu website utilize arquivo comum, como rodapé, é necessário inserir o snippet de código diretamente nesse arquivo em vez de inserir em todas as páginas.
Após essa configuração, a tag configurada coletará informações por meio dos cookies e começará a preencher a aba “Todos os visitantes”, fornecendo os dados dos internautas que tiveram contato com a sua página.
No caso de dúvidas sobre como configurar os seus anúncios, o Google disponibiliza informações mais detalhadas sobre os procedimentos e também um portal de ajuda aos usuários da plataforma acessando a Central de Ajuda.
Facebook Ads
O primeiro passo ao criar uma campanha de remarketing no Facebook é definir o público que a sua campanha deve impactar. Para isso, é necessário criar listas personalizadas com condições para exibição.
Então, é só acessar o “Gerenciador de anúncios” do Facebook e clicar em “Públicos”. Ao definir o público, é importante lembrar que o público do remarketing são as pessoas que já tiveram um primeiro contato com a sua marca e podem ou não ter convertido.
Você pode definir condições, como “usuários que…”:
- acessaram X páginas;
- incluíram X produtos no carrinho;
- assinaram a newsletter;
- compraram o produto x.
Depois disso, estabeleça o catálogo de produtos que será exibido e instale o Pixel do Facebook, que é uma ferramenta que permite analisar a performance do seu anúncio e entender como o usuário navega pela sua página.
Agora que todos os passos foram executados, é o momento de criar o anúncio para ser exibido:
- Abra sua conta Facebook Ads;
- Clique em “Criar um Anúncio”;
- Abra a aba “Públicos” e selecione o público definido anteriormente.
- Defina o orçamento e o tempo que deseja manter no ar a sua campanha.
Saiba que o anúncio também pode ser divulgado no Instagram, basta que você selecione a opção também.
Conclusão
Com este conteúdo, você aprendeu que, ao optar por vendas online, é importante tirar proveito de todas as ferramentas disponíveis, gerenciar as campanhas de marketing e também de remarketing.
Não é novidade para ninguém que anúncios chamam a atenção, entretanto, o remarketing, muitas vezes, pode ser visto como uma estratégia pouco eficaz, mas não é bem assim, né? O remarketing é uma ferramenta eficaz na divulgação dos seus produtos e conversão dos seus potenciais clientes.
Agora, coloque em prática o que você aprendeu e analise o desempenho de suas vendas.
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