Lançamento interno: o que é e como fazer

Atualizado há mais de 3 semanas

Quem produz infoprodutos ou qualquer outro tipo de conteúdo na internet deve conhecer o termo lançamento. Mas, o que seria o lançamento interno?

Essa estratégia de marketing é usada por todas as empresas que divulgam seus produtos pelos meios digitais, então pode envolver desde infoprodutores a grandes empreendimentos.

Então, o lançamento interno é um método para engajar e fidelizar leads de uma base de dados que visa, entre outros, aumentar o ROI de uma empresa.

Como e por que é vantajoso esse tipo de método? Confira essas e outras respostas ao longo do texto.

O que é um lançamento interno? 

Trata-se de uma estratégia de marketing que gera um pico de vendas em pouco espaço de tempo, utilizando gatilhos mentais em um engajamento para leads que já estão na base, por isso interno.

Essa metodologia foi conceituada por Jeff Walker em sua Fórmula de Lançamento e popularizada aqui no Brasil por Erico Rocha.

O lançamento interno é o segundo passo nessa fórmula, precedido apenas pelo lançamento semente.

Precisa-se entender que a base interna é aquela que já consome o seu conteúdo de alguma forma: ela está cadastrada em seus canais, seja por que já comprou algum produto ou pediu para baixar algum material e forneceu seus dados.

Essa estratégia então movimenta essa base antes do lançamento externo, para um mercado ainda não cadastrado na base, com o intuito de fidelizar essas pessoas.

O que é lançamento?

Lançamento e o momento de divulgação de um novo infoproduto no mercado. É uma estratégia conceituada por Jeff Walker, no livro “Fórmula de Lançamento”.

Existem diferentes tipos de lançamentos, que podem ser utilizados juntos, escalonados, ou não.

  • Lançamento semente: é uma espécie de termômetro para saber como o mercado aceitará determinado produto. Trata-se de uma estratégia que verifica o quão inovador será o infoproduto.
  • Lançamento relâmpago: já esse tipo é uma maneira da empresa em levantar fundos para um produto em um rápido espaço de tempo.
  • Lançamento externo: é a estratégia que abrange além da base interna, ou seja, o público em geral.
  • Lançamento perpétuo: esse tipo é uma espécie de lançamento contínuo de um produto, feito para leads que entram em sua base.

Quais as vantagens de um lançamento interno?

Dentre tantos tipos de lançamento, o interno se destaca por conta de alguns benefícios. O primeiro deles está no engajamento de uma base de leads.

Pode-se dizer, então, que o lançamento interno ajuda a empresa a ter uma proximidade maior de seu público, mantendo-se ativa junto a ele.

Isso significa dizer que aquele contato que já está em sua base pode constantemente saber de suas novidades.

Esse fato leva a outra vantagem, a de validação do produto. Se o lançamento semente é uma espécie de termômetro de uma ideia inovadora, o interno valida se de fato o produto é útil para o público em questão.

Então, o lançamento interno acaba por ajudar a compreender o mercado melhor, fazendo com que a empresa tenha uma ideia mais sólida de seus gostos e comportamento.

Mais uma vantagem do lançamento interno é o crescimento de audiência: se o produto é inovador e mantém o interesse de um público já consolidado, as chances dessas pessoas em compartilhar ou recomendar a sua marca é maior.

Por fim, o faturamento será maior e a sua empresa poderá crescer de forma saudável e escalonável.

5 passos para fazer um lançamento interno de sucesso

Colocar a mão na massa para realizar um lançamento interno que seja um sucesso exige seguir uma espécie de roteiro.

Confira 5 passos que devem ser seguidos com muita estratégia e inteligência para que o seu lançamento possa dar frutos financeiros para a sua empresa.

Engajamento da base de leads

Esse passo nada mais é do que uma preparação para o lançamento. Esse engajamento sugere oferecer, para a sua base, materiais que preparem o lead para um novo produto.

Esses materiais podem ser ebooks, artigos, vídeos e webinars que façam sentido com o produto que está por vir.

Faça isso de maneira periódica e com uma jornada bem definida. Nunca ofereça um material e só.

Crie uma jornada de emails, por exemplo, para que seu lead esteja melhor preparado para o lançamento.

Pré-pré-Lançamento

O PPL é uma espécie de criação de expectativas para o seu lead. É aqui que você deve criar os gatilhos mentais para gerar essa espécie de mistério sobre o que está para vir.

No pré-pré-lançamento, você pode afunilar ainda mais os conteúdos oferecidos no engajamento, sendo mais específico e criando a sensação de expectativa.

Pré-lançamento

Esse é o passo em que os conteúdos são ainda mais específicos. Os Conteúdos de Pré-Lançamento, os CPLs, normalmente são vídeos elaborados para despertar o interesse do público e atrair as suas atenções.

São 3 CPLs recomendadas para serem produzidas.

A primeira deve ser um vídeo apresentando uma oportunidade. Por isso, fala-se de uma dor e de uma possível solução para ela.

O conteúdo explora essa solução de modo a encantar o espectador, mostrando como é possível aplicar em seu dia a dia. Sempre sem citar o produto a ser lançado explicitamente.

Já o segundo CPL é produzido sabendo que o público encontrou uma dor e carece de uma solução. Então ele atuará em como a solução pode ser usada no dia a dia.

E então será a vez do terceiro CPL que mostrará os benefícios de um produto que traz exatamente as soluções para o problema que ele poderá ter. Por fim, você deve mostrar que o remédio para a dor existe.

É o momento, então, de lançar, de fato.

Lançamento

É a aplicação do método de lançamento de um produto, falando de seus valores, as condições de pagamento, com a opção de compra já em seu site.

O lançamento pode ser realizado conforme cada empresa, mas é importante que o carrinho de compras já esteja disponível e com uma frequência de emails constantes para o lead.

Pós-lançamento

Por fim, essa fase medirá a aceitação do lançamento interno. É a análise de venda, a interpretação das avaliações e testemunho.

É aqui também que deve ser realizado as avaliações do que deu ou não certo na estratégia, para ser aplicado como aprendizado nos próximos lançamentos.

Prepare-se para vender mais com o lançamento interno

Com um bom lançamento interno, a sua empresa começa a ter novas chances de faturamento, aumentando os seus lucros.

Feito uma boa estratégia, você deverá ter recursos e soluções para manter a sua empresa organizada e com eficiência para gerar receitas. E claro, emitir as notas fiscais!

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Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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