Como o pós-venda pode te ajudar a vender mais?

Atualizado há mais de 3 semanas

O processo de vendas possui muitas fases e, cada uma delas exige uma abordagem.  

Uma parte muito importante nesse andamento é a pós-venda. 

Essa etapa, que já foi bastante negligenciada pelo marketing, torna-se cada vez mais uma parte fundamental do famoso sucesso do cliente.  

Ao final da venda, se despedir daquele cliente e nunca mais entrar em contato com ele é um erro tremendo.

Manter uma relação com o seu consumidor é fundamental não só para que os consumidores voltem a comprar na sua loja, mas, também para se tornarem divulgadores da sua marca. 

Entenda mais sobre essa etapa e veja algumas dicas de como aproveitar esse momento!

Afinal, o que é o pós-venda? 

O primeiro ponto importante é entender o que é o momento pós-venda. 

Trata-se do período de tempo após a realização da venda de um produto ou serviço. 

Não existe uma demarcação de tempo exato do pós-venda. Trata-se de um momento que sucede a realização da venda de um produto ou serviço. 

Esse momento, se bem aproveitado, pode resultar na fidelização de clientes e transformá-los em divulgadores da sua marca. 

Para isso, é necessário garantir que o cliente fique satisfeito com o atendimento recebido antes, durante e também depois da compra. 

Algumas análises e estudos apontam que o Marketing, por muito tempo, negligenciou a importância do pós-venda no processo de aquisição e retenção de clientes. 

Contudo, essa ideia foi mudando ao longo do tempo e, hoje, é extremamente importante para as empresas. 

A lógica da satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um sentimento que resulta da comparação entre o desempenho da empresa e as expectativas do consumidor. 

O encantamento acontece quando o desempenho da empresa é superior ao encantamento do cliente. 

Nesse caso, ele sairá mais satisfeito do que esperava. O encantamento acontece quando acontece algo que você não espera. 

É por isso que o pós-venda é tão importante pois, geralmente, após a compra, o cliente não espera que a empresa continue com um excelente atendimento e cuidado. Portanto, a chance de encantar o cliente é maior. 

O pós-venda sempre foi importante? 

Antes, o marketing de conquista e promoção era visto sempre com maior destaque. 

Contudo, algumas empresas, ainda nos anos 90, começaram a perceber que anteceder a satisfação do cliente sobre um produto ou serviço permitia ter um padrão mais eficaz de pós-venda. 

É o que afirma o estudo de 1996 da pesquisadora Cláudia Buhamra Abreu, professora da Universidade do Ceará, divulgado na Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP. 

Na publicação, expõe que “o objetivo [do pós venda] é cumprir as expectativas do cliente para ganhar sua lealdade e, dessa forma, a cliente continuada, preferivelmente com um nível de satisfação que se refletirá em lucro acima da média”  

Ou seja, está aí a ideia de que o bom atendimento é quem que o cliente retornará para a sua empresa.

 

vender curso pelo instagram
Como vender seu curso pelo Instagram?

Neste eBook, separamos um guia explicativo contendo dicas especiais que irão te ajudar neste processo de vendas do seu material pelo Instagram

O lucro no pós-venda

Alguns anos depois, em 2002, Paul F. Inglis, vice-presidente de operações da firma de consultoria A.T. Kearney, do Canadá, escreveu o artigo “O lucro está no pós-venda”, anunciando que, cada vez mais, o serviço era reconhecido como uma parte importante da cadeia de valor.

Em sua análise, afirma que esse serviço frequentemente representa a melhor oportunidade de maior margem de lucro

Na época em que o artigo foi escrito, a inserção da sociedade na internet estava longe de ser o que é hoje, mas já havia dado seus primeiros passos. 

Inglis aponta que, as empresas que entendem o valor que fornecem a seus clientes com um serviço excelente, esforçam-se para oferecer os serviços adequadamente.

É uma ponta para o surgimento da ideia satisfação do cliente que possuímos hoje - mais comumente chamada de sucesso do cliente. 

Hoje, grande parte das empresas reconhece e investe no pós-venda. 

O pós-venda para as empresas hoje 

Para aproveitá-lo melhor, existem algumas técnicas simples que podem ajudar nessa fidelização do consumidor.

Separamos aqui algumas delas:  

1. Tenha uma abordagem de pós-venda preparada 

Tenha uma abordagem preparada para enviar a quem adquiriu o seu produto. Adeque essa comunicação ao método de venda utilizado. 

Se o cliente resolver a maior parte das dúvidas pelo telefone e contou com a ajuda de alguém para realizar aquela venda, tenha como parte do processo de vendas entrar em contato com o cliente novamente e agradecer pela compra. 

Isso demonstra cuidado e personalização no atendimento - e vai tomar pouquíssimo tempo. 

2. Aproveite o marketing de conteúdo 

Se você já possui um blog e produz conteúdo relevante para os seus leitores, uma boa estratégia é aproveitar esse material e enviá-los para quem já comprou com você. 

Lembre-se de segmentar bem quem receberá determinado conteúdo para não inserir clientes em fluxos aleatórios. Isso poderá fazê-lo remover o cadastro da sua base de e-mails. 

Alinhe bem os seus fluxos com o que o comprador realizou no seu site e o tipo de produto que ele adquiriu. 

3. Faça pesquisas de satisfação com seus clientes 

Uma parte importante da compreensão se o seu pós-venda está funcionando é perguntando para quem comprou na sua empresa. 

Essa abordagem também demonstra ao consumidor a sua preocupação com a qualidade do serviço oferecido. 

Existem diversas formas de fazer essa pesquisa, uma das mais usadas é a mensuração por uma escala de números ou rótulos . 

Exemplo: 

  • 0 u 1 = “Muito insatisfeito”; 
  • 2 ou 3 = “Insatisfeito”;
  • 4, 5 ou 6 = “Nem satisfeito, nem insatisfeito”; 
  • 7 ou 8 = "Satisfeito"; 
  • 9 ou 10 “Muito satisfeito”. 

Não existem regras de como essa pesquisa precisa ser feita, mas a escala de 0 a 10 funciona bem e já é conhecida pelo público. Também é possível usar o rótulo com os números juntos. 

Depois de colher essas respostas, é preciso fazer o cálculo da satisfação. 

Uma boa forma é o método “Top box”, que é o mesmo usado em pesquisas de opinião, onde é calculado um percentual das respostas positivas e negativas. 

4. Invista em um serviço de suporte 

Uma das coisas mais desanimadoras ao comprar em uma empresa é não receber o auxílio necessário quando alguma coisa dá errado, não é? 

Ninguém gosta de passar horas ao telefone, ou enviar e-mails e não receber respostas. 

Por isso, invista em um serviço de suporte que seja capaz de atender as demandas dos seus clientes. Veja a média de tickets e atendimentos que são abertos por dia e, a partir disso, calcule quantas pessoas o seu time irá precisar. 

Com tudo bem alinhado, ninguém sairá perdendo e seus clientes ficarão ainda mais satisfeitos. 

Vender mais no pós-venda com a fidelização de clientes

Como já mencionamos, o momento do pós-venda é importante para fidelizar aquele cliente. 

A fidelização torna mais fácil que ele volte a comprar com a sua empresa, o que é ótimo pois reter um cliente já conquistado tem menos custo do que conquistar novos. 

Entenda mais sobre como fidelizar clientes com a publicação: Fidelizar clientes - as melhores estratégias para encantar compradores. 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.