Marketing Contábil: o que é e como atrair mais clientes para o seu escritório

Atualizado há mais de 3 semanas

Uma das maiores dificuldades quando se inicia um negócio é fazê-lo decolar. Conquistar o público, atrair potenciais clientes e converter o investimento em lucro são objetivos que demandam tempo e causam ansiedade.

No que diz respeito à contabilidade, não é diferente. Por isso, é preciso estar atento ao mercado e ter sempre em mente dicas que podem te ajudar a impulsionar suas vendas.

E é aí que entra o marketing contábil, um forte aliado que te ajudará a aumentar suas receitas.

Hoje em dia, é impossível falar de marketing para escritórios de contabilidade sem mencionar a internet. Qualquer tipo de empreendimento reserva um tempo para aparecer na rede e não é pra menos.

Usuários de todo mundo têm procurado a web para resolver os seus problemas, seja por aplicativos, seja por sites responsivos. Por isso, o marketing contábil precisa pensar na internet como uma ferramenta de prospecção.

Entenda mais com este conteúdo.

Qual é o papel da internet para o marketing contábil?

A contabilidade ainda é vista como um serviço tradicional, que muita gente usa visitando escritórios para poder usar o serviço. Por isso, ainda é frequente encontrarmos contadores e empresas do ramo que deixam a internet de lado, desconsiderando uma forte aliada.

Ah.. ainda existe aquele velho conceito que o contador só deve ser acionado na hora de declarar o imposto de renda e escapar da malha fina.

Mas, o que impede de aproximar seu cliente de sua empresa por meio da web? O que você pode oferecer para seu público pela internet? Ou ainda: quais são as estratégias que você pode fazer para o bom uso da rede?

Todas essas perguntas são necessárias para que a contabilidade atenda uma boa demanda virtualmente e você vai ver como a seguir.

Como aplicar o marketing para escritórios de contabilidade?

O primeiro passo para escritórios de contabilidade é entender que a internet é uma aliada. Ainda que seu público não tenha muita interação em meios digitais, não há motivo para não se manter no mundo virtual, muito pelo contrário, invista nisso para ter melhores resultados.

Isso ajuda as pessoas a lembrarem da sua marca, que elas possam ter a comodidade de conhecer sua empresa sem precisar visitar sua sede inloco.

Como fazer isso? Você acompanhará algumas dicas que poderão te ajudar muito em como se estabelecer na internet, mesmo com um serviço convencionalmente “físico” como a contabilidade.

Esteja nas redes sociais

Essa é a primeira dica que você deve ter em mente quando for se estabelecer na internet: você precisa ter contas em Instagram, Facebook e principalmente Linkedin e ter uma boa gestão de mídias sociais.

Ainda que encontrem várias resistências da área, as redes sociais solidificam sua marca. Gerindo-as bem, você pode manter um bom contato com seu público e o fidelizará. Automatizar o Instagram, por exemplo, é uma boa opção para quem deseja ter mais tempo com programação de postagens, de stories e de directs.

Crie personas

Antes de criar estratégias para conquistar o público, você precisa estabelecer personas. Resumidamente, elas são aquelas pessoas nas quais seus serviços serão destinados. Você criará uma identidade de comunicação para aproximar a sua fala com seu público.

A persona deve ser “a idealização do seu público perfeito”: abrangendo idade, profissão, hobbies... um perfil como se fosse uma pessoa real.

Aliás, não precisa ser apenas uma. Podem ser duas. O importante é estabelecer para quem você diz, para saber como falar para eles. E principalmente quais são as suas dores para que você possa aliviá-las.

É muito importante que você conheça essas definições antes de criar conteúdo e estabelecer estratégias. Por isso, pesquise sobre e esteja afiado quanto ao assunto.

Mantenha um blog

Blog é hoje uma ferramenta muito eficaz no marketing de conteúdo. E, por isso mesmo, pode ser ótimo para contadores e escritórios de contabilidade.

É nele que você criará conteúdos que tenham relação com os seus serviços. Ou que levará seu público a conhecer sua empresa. Você pode se perguntar: “mas as redes sociais já não atendem essa necessidade?”. A resposta é não.

Hoje, o que faz um conteúdo relevante a ter muito acesso são algoritmos do Google, que pouco “alcança” as redes sociais.

É preciso ter um blog e fazer uma boa gestão de seu conteúdo para que você possa desenvolver melhor determinado assunto e que ele seja “bem-visto” por site de buscas.

Ou seja, é por meio de boas postagens em seu blog e uma ótima estratégia de SEO que você alcançará as primeiras posições no Google!

Entenda a jornada do cliente

Um dos caminhos que levam melhor a conversão é a jornada do cliente, e que você precisa entender para praticar um bom marketing contábil. Para compreender esse termo, você deve pensar em como levar uma pessoa a adquirir seu serviço.

É uma estratégia que levará a pessoa a interagir com sua marca até ela virar seu cliente. E você deve entender como fazer isso. Quais são os interesses de seu público? Quais são os problemas que ele enfrenta? Como você pode ajudá-lo a se livrar desse problema?

Tudo isso deve ser um caminho mesmo, que você pode desenhar e fazer com que seu marketing siga até conquistar o cliente.

É preciso ter um mapeamento que atendam três requisitos:

  1. o aprendizado e a descoberta de seu público com a sua marca,
  2. a consideração que sua empresa pode solucionar um problema;
  3. a decisão de adquirir seu produto.

Explore canais de comunicação

Você já leu neste post que é fundamental ter redes sociais e elas já são, por si só, ótimos canais de comunicação.

Mas vá além: crie outros tipos de fidelizações, como a newsletter. A “News” é uma ótima ferramenta informativa também. E a contabilidade é cheia de novidades que seu público pode precisar saber.

Você pode usá-la ainda para divulgar o conteúdo de seu blog, vantagens que sua empresa oferece, serviços diferenciados e por aí vai.

A partir da interação de seus inscritos com os seus emails, você entenderá quais são os seus interesses, criando estratégias e abordagens cada vez mais eficazes.

Fuja do convencional, mas não o abandone

Até agora, as dicas que você leu neste post são clássicas para qualquer área que deseja se aproveitar do marketing de conteúdo para alavancar um negócio.

No marketing para contadores, é preciso saber como agir, não se esquecendo que seus clientes ainda podem preferir o boca a boca ou outros tipos de divulgação, fora da internet.

Por isso, entenda que é preciso fugir do convencional, sem esquecê-lo por completo.

É necessário ir adaptando aos poucos o seu público com a sua nova abordagem, mas oferecer outras opções para que ele chegue até você.

Mesmo com atuação na internet, você não pode esquecer também de pequenos erros de contabilidade e que podem ser perigosos para a saúde de sua empresa.

Por mais que você escolha atuar com estratégias digitais, tenha uma cultura comercial para a sua marca. Adapte atendimentos por internet como se fosse pessoal.

E se for necessário, saia de trás do computador e visite seu potencial cliente, ok?

Cresça na internet e não desista de conquistá-la

A área contábil é realmente um pouco mais convencional, que muitos acreditam que não é bem demandada na web, mas essa ideia nem sempre está correta.

Tire essa ideia da cabeça e invista no marketing digital para sua empresa. Pode ser em pequenas estratégias, mas que te farão perceber que vale a pena aplicar nessa estratégia.

Com um marketing contábil sólido, que entenda seu público, lhe mostrando que você pode ser a solução para seus problemas, a sua empresa conquistará a internet, com primeiras posições no Google e curtidas nas redes sociais..

Quando você for ver, se perguntará por que não tinha investido nisso antes!

Mas lembre-se: antes de crescer com sua empresa, a tenha em ordem para evitar certos problemas que você pode ter lá na frente. Portanto, conheça 5 boas ferramentas contábeis para utilizar ainda hoje!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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