9 dicas para trabalhar como afiliado digital!

Atualizado há mais de 3 semanas

Atualmente, estratégias de marketing se tornaram pilares das empresas que desejam impulsionar o crescimento. Para isso, uma série de práticas podem ser adotadas para divulgar os produtos ou serviços oferecidos. Uma delas, que se popularizou recentemente, é o programa de afiliados digitais.

Com essa estratégia, a empresa tem uma maneira de ampliar o alcance de sua marca, proporcionar maior reconhecimento para si e alavancar vendas. Enquanto isso, o afiliado digital consegue ter um bom faturamento e aumentar sua renda, trabalhando somente pela internet.

Diante disso, muitas pessoas passaram a ter interesse e querer participar do programa. Para ajudar quem deseja ingressar nesse ramo, separamos neste post 9 dicas para trabalhar como afiliado digital! Confira: 

O que é um afiliado digital?

Antes de tudo, vamos entender o que é um afiliado: trata-se da pessoa que indica produtos e serviços feitos por outras pessoas, e que ao concretizar a venda, ganha comissões por isso.

Para isso, ele se afilia a um programa deste modelo de marketing, já adotado por muitas empresas e conhecido como Programas de afiliados. Assim, o interessado faz uma curadoria de produtos ou serviços que gostaria de divulgar e vender.

Nos programas de afiliados digitais, por exemplo, as  vendas são contabilizadas por um link exclusivo que identifica todas as conversões. As vendas são contadas para que o afiliado possa receber sua comissão.

Os afiliados podem trabalhar com uma variedade interessante de produtos, desde cursos online a produtos físicos dos mais diversos tipos.

Vantagens de trabalhar como afiliado digital

Agora que você já entendeu melhor o que é um afiliado digital, é hora de conhecer as vantagens deste modelo de trabalho. Afinal, essa estratégia é uma grande promessa: de acordo com o Business Insider, o marketing de afiliados é responsável por 15% de toda a receita da indústria de mídia digital.

Ou seja, já começamos com o crescimento notável deste modelo, abrindo ainda mais oportunidades no ramo. Confira algumas vantagens de trabalhar como afiliado digital:

  1. Você é seu próprio chefe

Um dos motivos que levam muitas pessoas a empreender é o desejo de estar no controle de suas tarefas, rotina e atividades. Estar no comando de si mesmo é o sonho de muitos trabalhadores. Uma das principais vantagens de trabalhar como afiliado digital é justamente essa, ser seu próprio chefe.

Você tem total autonomia e liberdade para escolher os horários de trabalho, o lugar em que vai atuar e com quais produtos ou serviços vai trabalhar. Quem faz as regras é o próprio afiliado, que pode se organizar da maneira que achar melhor!

  1. Investimento baixo

Um atrativo muito grande para quem se interessa em trabalhar como afiliado digital é o baixo investimento necessário. Inicialmente, como você vai vender produtos de outras pessoas, o investimento do seu empreendimento tende a ser bem mais baixo. De uma forma geral, você só vai precisar investir em estratégias de marketing digital e anúncios online para promover aquilo que você quer vender.

Em termos de equipamentos, basta um computador com internet, e, se for de sua preferência, um orçamento para investir em anúncios nas redes sociais como Facebook e Instagram,

  1. Você não precisa criar um produto ou serviço

Uma dor comum de quem quer empreender é: o que vender? Afinal, desenvolver seu próprio produto ou oferecer um serviço exige dedicação, criatividade e diferenciação no mercado. 

Trabalhando como afiliado digital, não é preciso se preocupar com isso. O produto já está pronto, você só tem que vender e elaborar estratégias para divulgação deste item.

  1. Trabalhe à distância e onde quiser

Uma grande vantagem do trabalho como afiliado é que não há barreiras geográficas! Não importa se o produtor está em São Paulo e você em Goiânia; seu trabalho é vender. O envio da mercadoria e a logística de transporte ficam por conta do produtor e da plataforma. 

Além disso, você pode trabalhar onde quiser! Seja em casa, em um espaço de coworking, na biblioteca… o importante é ter um bom sinal de internet para poder fazer suas tarefas com tranquilidade. 

Dicas para trabalhar como afiliado digital

Apesar de ser um ramo fácil de entrar e se manter, trabalhar como afiliado digital requer sabedoria em alguns aspectos. Ingressar nesse setor tendo em mente alguns pontos específicos pode fazer toda a diferença. 

Por isso, confira as dicas que separamos para você começar com o pé direito no mundo dos afiliados digitais:

  1. Estude bem os programas de afiliados

Depois de conhecer melhor como essa estratégia funciona, tenho certeza que você está super empolgado para começar. Mas, muita calma nessa hora! Não adianta sair se inscrevendo em vários programas de afiliados. Atualmente, muitas empresas estão investindo nessa técnica e atraindo afiliados

Porém, antes de se inscrever, analise a empresa, o que ela vende e como seu programa de afiliados funciona. Entenda se trabalhar nesse ramo te interessa, se a empresa tem uma boa reputação de uma forma geral. Escolha suas empresas parceiras de forma estratégica. 

  1. Muita atenção a seu público

Grande parte do trabalho do afiliado é a divulgação de produtos e serviços. Isso é feito falando sobre o tema ou setor a que este item pertence, seja por meio de posts nas redes sociais, vídeos ou textos. No entanto, para produzir esses conteúdos e fazer um bom trabalho de divulgação, é importante ter um foco e saber exatamente com quem você está falando.

Por isso, é crucial determinar quem é o seu público-alvo. Você vai ter mais clareza de quem acompanha seus conteúdos e será mais fácil direcionar o conteúdo e ações de marketing digital para eles e até mesmo escolher futuros programas de afiliados. 

Afinal, quando você conhece o seu público, sabe também quais temas, produtos e serviços o interessariam. 

  1. Escolha os produtos com cautela 

O produto, obviamente, é uma escolha muito importante do processo de trabalhar como um afiliado digital. Por isso, é preciso saber escolher os seus produtos digitais. Antes de tudo, como já vimos anteriormente, é essencial participar de programas de afiliados que façam sentido para o seu público e segmento.

Mas, outra dica de ouro, é priorizar os produtos que realmente tenham potencial de venda.

Selecione produtos que tenham uma boa aceitação pelo mercado, um bom desempenho de vendas e se o conteúdo do produto é relevante e atraente. Para isso, pesquise sobre o segmento, tendências de compra, avaliações do produto, críticas… tudo que possa ajudar a definir se o produto é ou não uma boa aposta. 

Assim, você está pronto para elaborar uma estratégia de marketing condizente com os atributos do produto, sabe seus principais benefícios e como ele pode resolver as dores do seu público. 

  1. Explique detalhadamente seu produto

Um ponto crucial para ser um afiliado digital bem sucedido é saber explicar com clareza o que você está vendendo. Parece algo simples, mas muitas vezes quando compramos algo pela internet, surgem dúvidas que poderiam ter sido facilmente esclarecidas na descrição do item. 

Quando fizer postagens ou descrever seus produtos digitais, faça uma descrição completa interessante e atraente. Personalize a linguagem e fuja do padrão. Isso despertará ainda mais interesse no potencial comprador.

  1. Elabore a estratégia de marketing

A estratégia de marketing é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Afinal, como você vai vender se ninguém ficar sabendo do seu trabalho e do que você vende? 

Sabemos que pode parecer difícil construir todo um planejamento de marketing do zero. Mas com algumas dicas, é possível fazer isso sem dificuldades. Como você já conhece seu público, observe atentamente em quais canais ele está. Facebook? Instagram? WhatsApp? Ter isso em mente é essencial para alcançar as pessoas certas. Afinal se você volta todos os seus conteúdos para o YouTube mas seu público está no Facebook, por exemplo, não adiantou nada. 

Sabendo em qual canal seu público alvo está, você pode começar a produzir conteúdos que atraiam leads, por meio de um blog ou uma conta na rede social para criar textos que eduquem e convençam o cliente que a melhor solução para seu problema é o seu produto. 

Separamos neste post algumas estratégias de marketing que podem te ajudar a vender mais. 

  1. Anúncios, anúncios, anúncios!

Tecnicamente, essa dicas poderia até fazer parte da dica sobre estratégia de marketing digital. Mas, ela é tão importante, que resolvemos colocá-la à parte. Brincadeiras à parte, ter um conhecimento básico sobre anúncios nas redes sociais e no Google é uma grande vantagem para quem está começando a trabalhar como afiliado digital. 

Ações de marketing de conteúdo geram um bom tráfego orgânico, ou seja, aquele que vem naturalmente, mas os algoritmos do Google e das redes sociais limitam o alcance das publicações com o intuito de melhorar a experiência de seus usuários.

No entanto, com os anúncios e links patrocinados é possível aumentar seu alcance, e o melhor de tudo - alcançar as pessoas certas. Depois que você pegar experiência com as estratégias de marketing, é uma boa ideia manter uma verba para que seus anúncios estejam em destaque nos resultados de procura do Google ou no feed do público das redes sociais mais compatíveis com sua oferta.

  1. De olho na concorrência

No mercado digital, é muito importante estar a par das novidades. Uma boa forma de definir novas estratégias e impulsionar os negócios é dar aquela espiadinha na concorrência.

Além disso, é interessante saber o que os seus concorrentes estão fazendo para convencer seus clientes de que o seu produto ou oferta são melhores.

E isso significa até mesmo os concorrentes que vendem o mesmo produto que você. Muitas vezes, até o preço pode ser igual, mas seu atendimento e relacionamento oferecem o diferencial que os clientes procuram. 

  1. Mantenha-se atualizado

Tudo muda muito rápido no mercado digital. Por isso, uma dica importante é estar sempre atualizado com as principais novidades do setor em que você atua. Assim, você está preparado para possíveis impactos, mudanças e novidades, e pode se adaptar com antecedência. 

Além disso, acompanhar as notícias do setor em que você trabalha é uma ótima maneira de conseguir insights legais para divulgação. 

  1. Avalie seus resultados

Para saber como está o seu desempenho, você pode usar muito mais do que apenas o seu número de vendas. Essa dica é essencial para que você consiga aprimorar sua estratégia de divulgação e alcançar ainda mais conversões. 

Por isso, não esqueça de analisar seus resultados, usando métricas que as próprias plataformas oferecem. Busque entender com quais conteúdos seus clientes interagiram mais, quais temas geram mais interesse e quais CTA 's foram seguidos. Entendendo esses aspectos, você vai conseguir compreender melhor como a mente do seu público ideal funciona, e adaptar suas próximas estratégias para que gerem ainda mais resultados. 

Trabalhe como afiliado digital

Como você pode ver, trabalhar como afiliado digital apresenta uma série de vantagens para quem deseja alcançar mais autonomia e trabalhar com um mercado que está em plena expansão. Sabemos que ingressar em um novo ramo pode ser extremamente desafiador, mas acreditamos que com essas dicas, este trabalho ficará mais fácil. 

Também é preciso lembrar que a prática ajuda a solucionar dúvidas e gerar mais conhecimento. Com o passar do tempo, você pode construir seu público e alcançar resultados cada vez mais expressivos. 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! Para te ajudar a evitar erros que afiliados não podem cometer, confira este post que preparamos para você.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

  1. Você trabalhando como afiliado digital será seu próprio chefe. Sim, pois você terá a comodidade de escolher seus melhores horários para realizar as tarefas. E isso é muito produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.