O que é natureza da operação? O que muda em relação ao CFOP?

Atualizado há mais de 1 semana

Confira a narração completa do nosso post:

Acompanhe o nosso guia e descubra qual a diferença entre a natureza da operação e o Código Fiscal de Operações e Prestações. Tire suas dúvidas!

Por um lado temos o CFOP, um código usado para identificar a circulação de uma mercadoria. Do outro, temos a natureza de operações, a identificação da descrição fiscal que o produto estará sujeito.

Se você é empreendedor e emite nota fiscal para o seu negócio, você precisa ficar atento à esses dois campos na hora de preencher um documento fiscal, quais sejam: a natureza de operação e o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP).

Essas duas categorias costumam gerar dúvidas no momento do preenchimento e, por isso, decidimos abordar esse tópico na tentativa de esclarecer o tema e expor as diferenças desses dois grupos.

Vale dizer que, apesar de serem bastante confundidos pelas pessoas, trata-se de classes com parâmetros bem diferentes.

Quer ficar livre das dúvidas a respeito do que é a natureza de operação e o que muda em relação ao CFOP? Então você veio ao lugar certo!  Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

O que é natureza da operação?

A natureza da operação (NOP) é o termo que identifica a operação comercial que está sendo efetuada no tempo da emissão dos variados tipos de notas fiscais.

Ou seja, você irá identificar a descrição da operação, como por exemplo:

  • Venda ou compra de mercadoria;
  • Prestação de Serviço;
  • Devolução de mercadoria;
  • Remessa;
  • Importação ou exportação;
  • Retorno.

Recorrendo ao Manual de Integração NFE, temos a seguinte explicação sobre o campo da NOP: 

“Informar a natureza da operação de que decorrer a saída ou a entrada, tais como: venda, compra, transferência, devolução, importação, consignação, remessa (para fins de demonstração, de industrialização ou outra), conforme previsto na alínea ‘i’, inciso I, art. 19 do CONVÊNIO S/Nº, de 15 de dezembro de 1970”.

É importante ressaltar que é permitido apenas uma Natureza da Operação por Nota Fiscal Eletrônica, não sendo possível acrescentar mais que uma na NF-e.

Para ajudar a perceber melhor essa situação em um caso prático, veja a imagem a seguir, a qual o campo “Natureza da Operação” aparece em uma nota fiscal:

natureza-da-operação-2

Tipos de natureza de operação nas notas fiscais

Para entender melhor como funciona, separamos algumas informações sobre os tipos de natureza de operação nas notas fiscais;

  • Nota Fiscal de Venda: registra quando há venda de itens, sendo usada por qualquer tipo de negócio;
  • Nota Fiscal Complementar: registra alterações feitas nos dados do documento original, ou seja, a nota fiscal de venda.
  • Nota Fiscal de Retorno: registra a operação em que a mercadoria é devolvida para reparos;
  • Nota Fiscal de Devolução: documenta a invalidação da compra ou venda;
  • Nota Fiscal de Remessa: registra a saída da mercadoria do fornecedor primário, que vai chegar ao estabelecimento onde será vendida;
  • Nota Fiscal de Entrega Futura: registra o faturamento somente após a entrega do produto;
  • Nota Fiscal de Venda Consignada: esse modelo refere-se à situações em que o vendedor utiliza outra empresa ou pessoa para vender seus produtos, e a venda fica sob responsabilidade de terceiros.

Natureza de operação (NOP) x Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP)

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um registro de circulação de uma mercadoria, dentro ou fora do estado.

Trata-se de uma sequência numérica composta por 4 dígitos, sendo o primeiro referente ao tipo de operação, e os outros três relacionados à finalidade e tipo de produto.


O primeiro dígito tem 7 variáveis, quais são classificadas da seguinte forma: 

  • Dígitos de Entradas:
    • 1. Entrada e/ou Aquisições de Serviços dentro do estado;
    • 2. Entrada e/ou Aquisições de Serviços fora do estado;
    • 3. Entrada e/ou Aquisições de Serviços do exterior.
  • Dígitos de Saídas:
    • 5. Saídas ou Prestações de Serviços dentro do estado;
    • 6. Saídas ou Prestações de Serviços fora do estado;
    • 7. Saídas ou Prestações de Serviços para o exterior.

Veja a representação na imagem a seguir, que consta um CFOP de dígito inicial 6, representando, portanto, um produto de saída ou prestação de serviços para o exterior :

CFOP

Em relação aos demais identificadores, é preciso consultar a Tabela CFOP, entretanto, aconselhamos que você conte com o auxílio de um profissional de contabilidade para evitar possíveis erros e confusões.

Observação: Se quiser ficar livre dessa dor de cabeça e automatizar o processo de emissão de notas fiscais, então você precisa contar com um software emissor

Vale dizer que, ao contrário da natureza da operação, uma mesma nota poderá conter mais de um CFOP dependendo da quantidade de produtos. uma vez que esse código é específico de cada mercadoria

Conclusão

Como você pôde ver, o NOP tem como finalidade incluir, excluir ou até mesmo alterar a natureza de operação fiscal das operações que estiverem cadastradas no sistema da empresa. 

O principal objetivo desse número é classificar de maneira legal os itens que constam na Nota Fiscal, evidenciando a operação que aquele produto será submetido.

Para evitar problemas com o Fisco e continuar escalando seu negócio dentro da legislação brasileira, é que se faz necessário a atenção quanto ao preenchimento desses campos numéricos.

São esses cadastros, realizados da forma correta, que identificam todo o caminho dos produtos que percorrem o mercado brasileiro e que, também, ajudam na fiscalização e no devido recolhimento dos impostos.

Neste post, destacamos e esclarecemos os conceitos e as diferenças entre a natureza da operação e o CFOP, e demos dicas de como ultrapassar essa burocracia — escolhendo um contador e um ERP eficiente.

Por falar nesses códigos e tudo mais.... por acaso você já ouvir falar em NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)? Não?! Então descubra agora mesmo como ele funciona e como usar em suas notas fiscais! 

 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.