sefaz pb máquina pos covid 19
NEWS

SEFAZ da PB libera o uso de máquinas POS por causa do COVID-19

Atualizado há mais de 1 semana

Por causa do isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) da Paraíba flexibilizou o uso de máquinas POS para alguns varejistas. 

A medida visa facilitar a comercialização de produtos nesse momento, ajudando comerciantes e consumidores. Entenda mais detalhes sobre essa mudança provisória neste post. 

O que mudou para o varejo da Paraíba por causa do Coronavírus?

Desde 1º de janeiro de 2019, os contribuintes do estado são obrigados a utilizar o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para emitir NFC-e. A medida foi tomada para garantir transparência nas vendas feitas no varejo e facilitar a integração entre os PDVs e os softwares de gestão (ERP) adotados no estado. 

Como as medidas de isolamento social foram tomadas para evitar a propagação do Coronavírus, alguns estabelecimentos ficaram impossibilitados de receber o pagamento via cartões de crédito ou débito no delivery — já que é necessário levar a máquina de cartão até a residência do consumidor. 

Por isso, a Sefaz publicou no Diário Oficial do dia 24/03/2020 uma autorização de uso de máquinas POS cadastradas no CNPJ da empresa até o dia 3 de abril de 2020 para os seguintes segmentos:

  • supermercados; 
  • farmácias; 
  • restaurantes; 
  • padarias.

É válido lembrar que outras medidas podem ser adotadas, pois ainda não sabemos o que acontecerá nas próximas semanas. Se você quer acompanhar as notícias fiscais de todo o Brasil, é só seguir as nossas redes sociais: estamos no Instagram e LinkedIn.

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.